sábado, agosto 03, 2013

V - CONFERENCIA MUNICIPAL DE ASSISTENCIA MUNICIPAL DE ITAJUIPE



Aconteceu ontem e hoje a V - Conferencia Municipal de Assistência Social de Itajuípe, na Escola Estadual Dr. Luiz Viana Filho,cujo tema principal foi: A GESTÃO E FINANCIAMENTO NA GESTÃO DO SUAS.

O Sistema Único de Assistência Social (Suas) é um sistema público que organiza, de forma descentralizada, os serviços socioassistenciais no Brasil. Com um modelo de gestão participativa, ele articula os esforços e recursos dos três níveis de governo para a execução e o financiamento da Política Nacional de Assistência Social (PNAS), envolvendo diretamente as estruturas e marcos regulatórios nacionais, estaduais, municipais e do Distrito Federal.

O Suas organiza as ações da assistência social em dois tipos de proteção social. A primeira é a Proteção Social Básica, destinada à prevenção de riscos sociais e pessoais, por meio da oferta de programas, projetos, serviços e benefícios a indivíduos e famílias em situação de vulnerabilidade social. A segunda é a Proteção Social Especial, destinada a famílias e indivíduos que já se encontram em situação de risco e que tiveram seus direitos violados por ocorrência de abandono, maus-tratos, abuso sexual, uso de drogas, entre outros aspectos.
Cadja Soares - Sec. de Assistência Social

Os Eixos temáticos foram: 01 - O Cofinanciamento obrigatório da Assistência Social02 - Getão do SUAS: Vigilância Socioassistencial, Processo de Planejamento, Monitoramento e Avaliação.
03 - Gestão do Trabalho.
04 - Gestão dos Serviços, Programas e Projetos.
05 - Gestão dos Benefícios do SUAS.
06 - Regionalização.

Estiveram presentes ao evento, a Prefeita Gilka Badaró, Secretários de Governo, representantes de cargos de confiança do governo, representantes da sociedade civil, presidentes de associações, vereadores, professoras, etc., 
A Secretaria de Assistência Social do município Cadja Soares no seu pronunciamento enfocou as diversas ações socioassistencias concebidas pela secretaria de sua responsabilidade. Enfatizou também o demonstrativo de atividades desenvolvidas pelo CREAS (Centro de Referencia Especializada na Assistência Social) durante o semestre de janeiro a junho de 2013.
Como palestrante convidada, a Assistente Social Martha Vasconcelos explanou de que forma o município deve enfrentar as necessidades pertinentes as politicas assistenciais e a captação e compatibilidade de recursos suficientes para atender as demandas do munícipes que carecem de tais procedimentos.
Segundo o nobre edil Raimundo da AABB, "...é muito importante que a administração promova sempre essas explanações a respeito da Assistência Social..." e parabenizou a Assistência Social do município pela atenção que vem dando aos mais carentes que procuram auxílio na referida secretaria.
A Prefeita Gilka Badaró se manifestou bastante satisfeita com a realização da V - Conferencia Municipal de Assistência Social de Itajuípe. "É mais uma etapa de aprendizagem que vencemos, absorvemos conhecimentos nas palestra proferidas por profissionais da área da Assistência Social e vemos que é possível promover em comunhão com os poderes constituídos uma política de assistência social que contemple os  desassistidos, os que vivem em situações de riscos e pobreza, mas para isso dar certo temos que lutar muito e eu não sou de recuar diante das dificuldades..." enfatizou Gilka Badaró




Nenhum comentário: