sexta-feira, julho 19, 2013

DIRETOR DO SAAE - ALEX GONZAGA, JUNTAMENTE COM A PREFEITA GILKA PARTICIPARAM DE AUDIÊNCIA NA FUNASA

Prefeita Gilka Badaró e Alex Gonzaga - Diretor do  SAAE
Informo, atendendo aos pedidos dos interessados, agora com mais calma, sobre os nossos projetos encaminhados para análise na Funasa.
São dois projetos, um de reforma e ampliação do nosso sistema de abastecimento de água (SAA), e outro de implantação de um sistema de esgotamento sanitário (SES), incluindo o tratamento de todo o esgoto gerado na sede do município.
São projetos muito complexos, caros e de concepções bem diferentes. O de implantação do SES é mais caro e que mais necessitamos, o de água também é necessário tendo em vista que o nosso atual sistema, administrado pelo SAAE, já encontra-se com a sua capacidade de produção de água tratada, já ultrapassada.


Por questão de prudência, estamos concentrando os esforços, no projeto do SES e, ao mesmo tempo, alimentando dentro da possibilidade, o projeto do SAA. É uma estratégia de sobrevivência para garantir que pelo menos um deles seja aprovado, até porque, não temos recursos financeiros suficientes para fazermos vários projetos na complexidade que o Governo Federal exige. Os municípios de pequeno porte estão sendo esmagados pela burocracia e pelas exigências impostas pela União quando pleiteiam obras.


A nossa apresentação de ontem, foi satisfatória, tanto que a Funasa, nos concedeu mais um prazo, antes de encaminhar os projetos para Brasília, para apresentarmos mais detalhes dos projetos. Nossa equipe técnica está se desdobrando em esforços para atender às solicitações da Funasa. Garanto a vocês que os projetos conseguirão ir para Brasília, chegando lá, a Funasa analisará quantos e quais projetos serão atendidos, tendo por critério, toda a legislação sobre saneamento, saúde pública, orçamento, etc. É um critério próprio da Funasa e sobre o qual, não temos nenhuma ingerência. É um comparativo que visa atender aos municípios que tem maior necessidade de serem atendidos.


A Prefeita Gilka, cumprindo a sua obrigação, compareceu e acompanhou a nossa extenuante jornada de doze horas de debates técnicos, com o engenheiro analista da Funasa. 
Quero dizer que existem chances reais de sermos contemplados com pelo menos um desses projetos e que muitos profissionais estão envolvidos nesse processo, todos eles imbuídos de um sentimento que vai além da simples competência profissional; o que nos move com mais intensidade, é a vontade e o desafio de proporcionar a nossa gente, mais progresso, mais qualidade de vida e mais cidadania.


Esse é o nosso sonho, essa é a nossa inspiração. Sonhemos juntos porque a vitória será de todos nós, principalmente das próximas gerações.



Prefeita Gilka Badaró participa em Salvador da Adesão dos Municípios as Programa - MAIS MÉDICOS

Gov .Wagner e Gilka Badaró
A Prefeita Gilka Badaró em visita a capital, hoje (19/07), acompanhada do Sec. de Administração Humberto Badaró e a Coordenadora de Gabinete Daniela Barbosa, foram participar do ato de mobilização junto a representantes de prefeituras, na sede da União dos Municípios da Bahia (UPB) sobre a Adesão dos municípios ao programa do Governo Federal MAIS MÉDICOS.
Na oportunidade manteve contato com alguns amigos, ex-colegas de trabalho, Prefeitos, Deputados, Secretários de Governo, com quem mantém um excelente relacionamento político.
É dessa forma que se formaliza o respeito ao povo que necessita de um atendimento médico de melhor qualidade. Enquanto alguns grupos políticos se descabelam para desconstruir a imagem da gestora, a mesma responde com incessante busca de dias melhores para o cidadão itajuipense. Dignidade e Respeito é a palavra de ordem.
AGUARDEM, AINDA VEM MAIS NOVIDADES BOAS POR AÍ!!!

  

Mais Médicos: Número de profissionais na Bahia só será conhecido na próxima semana, diz ministro

Min. da Saúde - Alexandre Padilha
A fatia baiana entre as 10 mil vagas anunciadas pelo governo federal para o Programa Mais Médicos só será delimitada a partir da quinta-feira (25), segundo o ministro da saúde Alexandre Padilha, que esteve em Salvador para participar do ato de mobilização junto a representantes de prefeituras, na sede da União dos Municípios da Bahia (UPB). Em entrevista ao programa Raio X, da Rádio 100, o titular da pasta afirmou  que o número exato de profissionais de saúde que devem atender a periferias e ao interior do estado depende das cidades que quiserem aderir ao programa até o fim do prazo. “Nossa meta é garantir médicos para a Bahia para todos que precisarem de Saúde Básica. Além dos 264 municípios com alta falta de médicos na Bahia, a periferia de Salvador e a Região Metropolitana também sofrem com a escassez”, disse. De acordo com a assessoria do governo do Estado, durante o evento, 100 municípios já manifestaram interesse de participar. Padilha também adiantou que o governo já se prepara para  responder ao pedido feito pelo Supremo Tribunal Federal de esclarecimentos sobre a urgência da implantação do programa a partir de Medida Provisória, após pedido do deputado federal Jair Bolsonaro (PP-RJ). “Já começamos a fazer isso, juntando a Advocacia-Geral da União e a Casa Civil. As solicitações demonstram a urgência do programa. Nós já temos unidades de saúde prontas e equipadas, que precisam apenas de médicos”, afirmou, em conversa com os jornalistas Evilásio Júnior e Ricardo Bial. O ministro também considera que a barreira linguística não é um “obstáculo” para a entrada de médicos estrangeiros no país. “Às vezes é mais rápido treinar um médico a se comunicar do que esperar um médico se formar. Se língua fosse obstáculo, não haveria Médicos Sem Froteiras”, comparou.




TCM convoca prefeituras e Câmaras que ainda não enviaram contas do exercício de 2012

Sede do TCM - Salvador -Bahia

O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) estabeleceu um prazo de 15 dias para que as prestações de contas anuais do exercício financeiro de 2012 sejam entregues pelos ex-prefeitos ou pelos gestores reeleitos. Segundo a Corte de contas baiana, 53 prefeituras e 28 Câmaras de Vereadores no estado não enviaram seus relatórios. “Assim sendo, excepcionalmente concede-se o prazo de 15 dias, contados desta publicação, para encaminhá-las, sob pena de seus responsáveis serem representados, por ato de improbidade administrativa, ao Ministério Público Estadual, ficando ainda os Municípios sujeitos à aplicação do quanto disposto no art. 65, inciso II, da referida Carta Magna Estadual”, informou o órgão.


NOTA DO BLOG: A situação vai se complicar para o ex-gestor Marcos Dantas, como é que o mesmo vai fechar as suas Contas do exercício de 2012, se não houve pagamento do funcionalismo, 13º, consignados, aposentados e pensionistas, avulsos, etc? Embora o município tenha arrecadado naquele mês, segundo fomos informado pelo Pres. do Sindicato dos Funcionários Público Municipais, Antônio Pádua, que a arrecadação do mês de dezembro de 2012 fechou no dia 31 de dezembro em 4 milhões de reais. E o pior, para agravar a situação dos servidores, aposentados, pensionistas, consignados e avulsos, NADA FICOU EMPENHADO. Dessa forma, deixou a gestora atual em situação complicada perante o funcionalismo, a APLB, o TCM, o Legislativo, etc. Como não infringir a Lei de Responsabilidade Fiscal, pagando o que não ficou empenhado e nem saldo suficiente em caixa para custear as despesas? Ainda vem muita coisa por aí....

quinta-feira, julho 18, 2013

Edital de Convocação da Eleição da Diretoria da ACEI

Edital de Convocação para Eleição da Diretoria da ACEI
Associação Comercial e Empresarial de Itajuípe - Biénio 2013/2015


O Presidente da Associação Comercial e Empresarial de Itajuípe vem convocar todos os comerciantes e empresários desta cidade para a eleição da Diretoria Executiva da ACEI, para o biênio 2013/2015, a qual, realizar-se-á no dia 21 de julho de 2013, no
Casarão da AFAI situado na Praça Vereador José Adry, centro, Nesta cidade, a instalar-se em primeira convocação as 10:00 horas e, em segunda convocação, as 10:15 horas.
A inscrição das chapas concorrentes deverá ocorrer até a data da Assembleia, antes do início da sessão.
A direção reforça que a participação de todos é de suma Importância parta fortalecimento da entidade.


                                          Itajuípe, 12/07/2013
                                     Luiz Alberto Teles de Melo

                                                  Presidente

terça-feira, julho 16, 2013

Itajuípe: Começaram as novas instalações do Projeto de iluminação das entradas da Cidade

Prefeita Gilka e Equipe de Governo visitando o início da Obra de Iluminação I

Gilka e Equipe de Governo visitando o inicio da Obra de Iluminação II

Sec. de Obras José Edislson, Humberto Badaró - Sec de Adm. e Preposto da Coelba

Prefeita Gilka se inteirando sobre detalhes do Projeto de Iluminação

Pref. Gilka Badaró e Elisangela - Coord. de Obras da Coelba

Pref. Gilka Badaró, seu Vice - Jorjão e prepostos da Coelba

Pref. Gilka Badaró ao lado dos edís Taffarel e Gean Vasconcelos
A prefeita de Itajuípe, Gilka Badaró (PSB) juntamente com o vice Jorjão, o Secretário de Administração, Humberto Badaró, e o Secretário de Desenvolvimento Urbano, José Edilson,e os edís Gean Vasconcelos e Taffarel, visitaram na última segunda-feira (15) o início das obras de instalação do novo e moderno sistema de iluminação, que vai da entrada da entrada da cidade, trevo rodoviário da BR-101, passando pelo Centro e finalizando na saída da cidade em sentido à cidade de Coaraci, nas proximidades da Faz. Luzerna.
O projeto, que é uma parceria entre a Prefeitura Municipal e o Governador Jaques Wagner (PT), e está sendo executado pela Coelba, prevê a instalação de postes e lâmpadas mais econômicas.
“É uma alegria ver as obras sendo iniciadas. Itajuípe merece isso. A entrada da cidade está mal iluminada e essa é uma das nossas preocupações. Itajuípe ficará mais iluminada, e com isso, mais bonita.”, afirma a prefeita.
Segundo a Coordenadora de Obras, Elisângela, tanto o trecho beneficiado quanto o projeto são extensos. “A previsão de término de todas as instalações é de dois meses, mais precisamente, em setembro.”
A prefeita aguarda também a construção de quebramolas no Centro e na saída da cidade, além de melhorias no sistema de trânsito deste trecho com o projeto de sinalização vertical e horizontal, ambos em parceria com o Governo do Estado.

"É um anseio e um alívio, principalmente dos motoristas que trafegam à noite dia a dia de Itajuípe para Itabuna e sempre tem que as vezes parar no acostamento de um trevo às escuras". pontuou Humberto Badaró(Sec.de Administração).
FONTE: ASCOM\PMI ITAJUÍPE