quinta-feira, novembro 21, 2013

FESTA DE CRISTO REI - DOMINGO - 24/11

CONVITE:
Padre Edson Hagge
Eu, Pe. Edson Hagge Leandro, tenho a alegria de convidar vossa senhoria e Ilmª. família e sua comunidade para a SOLENIDADE DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO REI DO UNIVERSO, na qual renderei Graças e Louvores a Deus pelos meus 05 anos de vida presbiteral.

Data: 24 de Novembro de 2013 (Domingo)
PROGRAMAÇÃO:
08:00H. Caminhada de Fé (Com Trio e Banda) – Saindo do Cruzeiro do Bosque
10:00h. Missa Solene na Igreja Matriz de Itajuípe.

LEMBRANDO QUE: APÓS A MISSA (12:00h) TEM UMA PROMOÇÃO DO ECC
UMA FEIJOADA!!! BILHETES A VENDA COM OS CASAIS E PASTORAIS.





ASCOM/PMITAJUIPE
FOTOS: CLAUDIO SANTOS



quarta-feira, novembro 20, 2013

Equipe de Itajuipe foi Vice-Campea no Grand Prix de Futsal Feminino em Jequié



 
A Prefeitura Municipal de Jequié, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer, realizou nos dia 15, 16 e 17 de novembro no Ginásio de Esportes Aníbal Brito a Copa Cidade de Jequié de handball Feminino e Grand Prix de Futsal Feminino 2013.

Sob a coordenação do chefe de Departamento de Esportes, Roque Miranda, o evento contou com a participação de atletas de Jequié e cidades convidadas.

A abertura aconteceu no dia 15/11 (sexta-feira) às 09:00hs no GEAB.

 
O GRAND PRIX DE FUTSAL FEMININO DE JEQUIÉ 2013

Envolveu atletas do adulto feminino contando com a participação de 10 dez equipes: Jequié; FutBahia; Ipiaú; Itagiba; Itajuípe; Jaguaquara; Lomanto Jr.; Penalty Cambuci; Planalto e Ubaíra.

 
Segundo o secretário de Esporte e Lazer, Jairo Rodrigues, os eventos são importantes para o intercâmbio de experiências, a promoção das modalidades esportivas, valorização dos atletas e, principalmente, para resgatar as seleções femininas de handball e futsal da cidade de Jequié.

Com a parceira do diretor Noé Macedo, do Colégio Estadual Jornalista Fernando Barreto, as atletas das equipes visitantes ficaram alojadas na referida unidade escolar.

A equipe da cidade campeã foi Jequié, e a Seleção de Itajuípe ficou com a Vice. Fizemos a mesma pontuação de Jequié, 13 pontos, mais eles tinham o saldo de gols com dois a mais. Foi muito boa a competição.
A nossa equipe de Futsal Feminino de Itajuípe estava muito bem representada, tem como Técnico: Waldson Santos e Aux. Técnico – Debora Sabino


E a nossa equipe e composta pelas jogadoras: Geane, Tainara, Lusiane, Rose, Aldenoura, Rillana, Girlane, Nam, Laine e Ingrid.    
 
Em conversa com este Blog, o Técnico Waldson bastante empolgado com o resultado fora de casa disse que vai inscrever o time das meninas do Futsal, no Campeonato Baiano de Futsal 2014 e quem sabe até do Campeonato Brasileiro de Futsal Feminino, pois garra e determinação não faltam a equipe.

 
“Agradeço, primeiramente a Deus por essa oportunidade de estar aqui longe de casa disputando de igual para igual com boas equipes e graças a Deus estamos levando pra casa um ótimo resultado que e ser Vice-campeão. Agradecer a pessoa da Prefeita Gilka Badaró pelo apoio dado a nossa equipe representante da nossa cidade, ao Diretor de Esportes, o nosso amigo Gilmar Guerreiro, que não mediu esforços em nos ajudar e aos nossos parceiros colaboradores, como Valmir Neres, Ubaitaba Noticias Agora, Padaria Jesus Pão da Vida, Portal Mix, etc. Finalizou Waldson.
 
                                    MURAL DE FOTOS DO EVENTO
 









ESTA FOTO E DEDICADA AOS AMIGOS J. HAGE E LUIZ DE ZUZA
 

 


ASCOM/PMITAJUIPE
Fotos: Waldson Santos
Informações do evento: www.encontrajequie.com.br e Waldson Santos

 

20 de novembro - Dia Nacional da Consciência Negra



Há mais de 30 anos, o poeta gaúcho Oliveira Silveira sugeriu que se comemorasse em 20 de novembro o Dia Nacional da Consciência Negra, pois essa data era mais significativa para a comunidade negra brasileira do que o 13 de maio. "Treze de maio traição, liberdade sem asas e fome sem pão", assim definia Silveira o Dia da Abolição da escravatura em um de seus poemas, referindo-se à lei que libertou os escravos, mas sem lhes dar condições de trabalhar e viver com dignidade.

Em 2003, o Congresso Brasileiro aprovou uma lei federal criando esse dia. A mesma lei tornou obrigatório nas escolas o estudo sobre história e cultura afro-brasileira. A ideia é ensinar aos alunos de todo o país a história dos povos africanos, a luta dos negros no Brasil e a influência do negro na formação da sociedade nacional.

O dia 20 de novembro é aniversário da morte de Zumbi, grande líder guerreiro do quilombo dos Palmares, assassinado em 1695, há mais de 300 anos. Ele é considerado símbolo da resistência contra a escravidão, por isso, as entidades e organizações não governamentais dos movimentos negros no Brasil definiram esse dia para manter viva a memória dessa figura histórica e sua importância na luta pela libertação dos escravos.

Você sabe o que é um quilombo? A palavra é de origem africana e quer dizer acampamento guerreiro na floresta. Quando os escravos conseguiam fugir, iam para os quilombos escondidos no meio das matas. Palmares, na Serra da Barriga (Alagoas), foi o maior deles todos e, na verdade, era formado por muitos quilombos juntos, com mais de 30 mil habitantes. Para você fazer uma ideia do que isso significa, a cidade de São Paulo, 250 anos mais tarde, teria apenas 25 mil habitantes.

Zumbi nasceu em Palmares, filho e neto de guerreiros de Angola, na África, escravizados e vendidos no Brasil. Com poucos dias de vida, foi sequestrado e entregue a um padre que o batizou com o nome de Francisco. Aos 15 anos, Francisco que havia aprendido português e latim, fugiu e voltou para o quilombo, onde mudou seu nome para Zumbi que significa "Senhor da Guerra", "Fantasma Imortal" ou "Morto Vivo", no idioma africano banto. Daí em diante chefiou os negros nos combates contra bandeirantes e capangas dos fazendeiros que queriam escravizá-los novamente. Foi traído e morto numa emboscada aos 40 anos, depois de passar a vida lutando pela liberdade.

A história sempre é escrita pelos vencedores. Assim, no caso de Zumbi e da resistência negra, todos os registros foram apagados pelas pessoas que conservaram o poder ao longo do Império e na República: a elite governante, a quem não convinha a figura de um herói negro nos livros escolares. Nos últimos 30 anos essa atitude vem mudando e procura-se resgatar fatos sobre a influência negra na formação do Brasil.

Hoje em dia, os movimentos sociais escolheram essa data para mostrar o quanto o país está marcado por preconceitos e diferenças sociais. É um dia para todos pensarem na situação do negro, antes escravo e hoje ainda deixado de fora das oportunidades de trabalho e estudo no Brasil.

*Jurema Aprile é jornalista.
Fonte:http://educacao.uol.com.br/datas-comemorativas/1120---dia-da-nacional-da-consciencia-negra.jhtm

 





 

CRIAÇÃO DE NOVO PARTIDO É JUSTA CAUSA PARA DESFILIAÇÃO


Allah Goes - Advogado

Muita confusão casou uma entrevista concedida pelo ex-procurador regional eleitoral da Bahia, Sidney Madruga, na qual o mesmo afirmou, antes de deixar o cargo, que entrara com 59 ações de decretação de perda de cargo por infidelidade partidária, tendo como alvo a prefeita de Apuarema, os vice-prefeitos de Nilo Peçanha, Valença, Caetité e Nova Ibiá, além de 54 vereadores do interior baiano, isto por conta destes terem se desfiliado dos partidos nos quais foram eleitos para os cargos, sem apresentar nenhum dos critérios de justa causa previstos pelas normas eleitorais.
 
No entendimento do ex-procurador, “segundo a Resolução do Tribunal Superior Eleitoral nº22.610/2007, toda desfiliação sem declaração de justa causa pode resultar na perda de cargo eletivo. Os acionados pela PRE-BA pediram desfiliação sem apresentar nenhum dos critérios definidos pela norma. Nenhum deles sequer solicitou ao TRE-BA o julgamento de justa causa para a desfiliação”.
O entendimento do ex-procurador seria respaldado por parecer emitido pela Procuradoria Geral da República, que, ao se manifestar em Ação proposta pelo PPS quando da criação do PSD (ação esta ainda sem julgamento), defendeu a perda de mandato em caso de mudança de partido.
Entretanto, esqueceu-se o ex-procurador de que, por conta do princípio da irretroatividade da Lei, que nos informa ser impossível a validação de ato que prejudique o direito adquirido, o ato jurídico perfeito e a coisa julgada, isto para que haja segurança jurídica, deve ser obrigatoriamente observada a faculdade existente no §1º do Art. 1º da Resolução TSE 22.610/07, que é norma ainda válida.
Assim, apenas em havendo sucesso na ação proposta pelo PPS, o que ainda não houve, somente a partir dali, não se retroagindo os seus efeitos, é que não mais se poderá trocar de partido quando da criação de uma nova agremiação, mas até lá, vale o contido na Resolução TSE 22.610/07, ou seja: que a incorporação ou fusão do partido, a criação de novo partido, a mudança substancial ou desvio reiterado do programa partidário ou grave discriminação pessoal são situações que possibilitam a mudança para outra agremiação sem a perda do mandato.
Ademais, não há necessidade de se solicitar ao TRE-BA o julgamento de “justa causa” para a desfiliação, quando o motivo é a filiação à uma nova agremiação recém-criada, se este ato ocorrer em até 30 dias após o registro no TSE (Consulta 755-35-DF), pois a criação da nova legenda já é motivo suficiente para respaldar a mudança.
Somente haverá a necessidade de se adentrar com “Ação de Justa Causa” quando houver a necessidade de se provar a mudança substancial ou desvio reiterado do programa partidário ou a grave discriminação pessoal, que necessitam ser muito bem comprovados, inexistindo necessidade de se provar à Justiça Eleitoral que houve a criação de uma nova agremiação, pois esta contou com a chancela daquela.
Entretanto, visando evitar que após filiado à nova agremiação, se alegue que houve dupla filiação, deve o cidadão tomar o cuidado de se desfiliar do antigo partido, comunicando este ato ao antigo partido e à Justiça Eleitoral, pois do contrário poderá ter ambos os registros cancelados.
Assim, como se vê da legislação em vigor, a criação de um novo partido político é uma “janela” que possibilita a troca de legendas, não havendo motivo de preocupação para aqueles que mudaram de partido, ante a criação de novas legendas, se estes obedeceram os prazos legais e realizaram as comunicações de praxe, pois respaldados estão na lei e no entendimento do TSE.
Allah Muniz de Góes é advogado municipalista. Especialista em Direito Eleitoral.

Fonte: http://www.politicosdosuldabahia.com.br/v1/2013/11/20/criacao-de-novo-partido-e-justa-causa-para-desfiliacao/
 

 

terça-feira, novembro 19, 2013

ITAJUIPE TERMINA O JOGO EMPATADO EM 0X0 E MANTEM A INVENCIBILIDADE EM CIPO

Entrada principal do Estádio Márcio Britto na cidade de Cipó
Aconteceu domingo (17/11), no primeiro jogo fora de casa pela disputa da semifinal. A Seleção de Itajuípe viajou um pouco mais de 500kms para enfrentar a Seleção de Cipó dentro da sua casa.
Momento de muita emoção, a Seleção de Itajuípe cumprimenta a sua fiel torcida no estádio
Foi um jogo bastante difícil, no primeiro tempo Cipó se saiu melhor, com maior volume de jogo, ataques mais ofensivos, oportunidades de gols perdidos, mas graças a Deus temos uma defesa extraordinária, a zaga chega junto e o goleiro Rose estava num dia bom, tal qual o goleiro deles, o Aranha que justiça se faça, fez excelentes defesas.
 
 
Mas foi isso ai. Jogo bastante concorrido, no segundo tempo a Seleção de Cipó caiu muito de qualidade, ao passo que a nossa Seleção cresceu visivelmente com boas e grandes chances de gol, mas infelizmente os gols não saíram.
 
 
A Seleção nossa esta de parabéns, temos a certeza do dever de casa cumprido, pois empatar fora de casa não e coisa ruim, visto que nos faculta disputar em casa o segundo jogo, jogando com mais segurança e tranquilidade do apoio maciço da torcida que com certeza empurra o time. 
 
Trouxemos a responsabilidade de liquidarmos a fatura aqui no Caldeirão do Humbertao, no próximo domingo (24/11). Esperamos contar como sempre com a nossa torcida Alviverde, lotando todo Estádio Humberto Badaró. Vai ser uma bonita festa do futebol.
Depois desse jogo de domingo (nos vamos vencer, com fé em Deus), só nos resta esperar o resultado do ultimo jogo entre as seleções de Porto Seguro e Itamaraju e quem sabe, receber a Taça de Bi-Campeão na terra de Cabral.





 
 
 
 
 
ASCOM/PMITAJUIPE
FOTOS: CLAUDIO SANTOS

 

segunda-feira, novembro 18, 2013

SEC. DO GOVERNO ESTADUAL EDUARDO SALLES, ESTEVE EM ITAJUIPE

 
O Secretario de Agricultura, Irrigação e Reforma Agraria, Eduardo Salles esteve visitando o nosso município, no ultimo sábado (14/11) a noite, numa reunião que aconteceu na sede da Fundação Lurdes Lucas, com as presenças de representantes do Governo Municipal, a Prefeita da cidade de Almadina, os nobres edis Edmilson Borges e Gean de Vasconcelos, vereadores de municípios circunvizinhos e lideranças politicas da região, também compareceram lideres de associações de pequenos agricultores do município vinculados ao programa do governo PAA (Programa de Aquisição de Alimentos).
A anfitriã do evento, a Diretora do Departamento de Agricultura do município Romy Fonseca, em nome da Prefeita Gilka Badaró, recepcionou toda a comitiva do Secretario Eduardo Salles, bem como os representantes das EBDAs regionais.
Eduardo Salles, fez uma exposição geral do que e a secretaria de agricultura do estado, sob a sua tutela, quais foram os avanços e os projetos já elaborados e funcionando nas diversas regiões da grande Bahia, que tem a extensão territorial do tamanho da Suíça.
O secretario discursou um bom período sobre a Agroindústria e a sustentabilidade econômica na Bahia. Informou ainda que houveram dois seminários nas cidades de Gandu e Ilhéus com os superintendentes dos bancos do Nordeste e Banco do Brasil sobre os novos contratos de créditos para os pequenos produtores rurais, e recebeu a informação de ambos que foram efetivados 2 mil novos contratos sendo mil para cada banco, num total de dois mil novos contratos de créditos rurais, que beneficiara dois mil agricultores.
Informou também, que o Secretario de meio ambiente dentro em breve estará publicando um novo Decreto que vai permitir ao cacauicultor a exploração de manejo ao sistema agroflorestal de espécies de arvores como a jaqueira que inicialmente não era uma espécie da mata atlântica, mas que foi inserida com ótima adaptação e hoje faz parte do sistema cabruca da região cacaueira e que e uma arvore que gera uma boa renda para exploração e venda de sua madeira para a indústria de moveis, madeira esta que chega a ser comparada com o vinhático.
"A agroindústria, ela da sustentabilidade por que ela não vai embora, e fixa e auto produtiva. A Bahia e maior produtor em quase todos os produtos agropecuários e agroflorestais, a nossa secretaria esta de portas abertas para todos o agricultores que queiram obter informações de diversificação de culturas, projetos viáveis para cada região, acompanhamentos dos engenheiros e técnicos, e ate doação de mudas de plantas frutíferas, para pequenos produtores rurais de assentamentos, agricultura familiar, etc. Temos a consciência que precisamos avançar ainda mais, para servir melhor." Finalizou o Secretario de Agricultura Eduardo Salles
Segundo a Diretora do Departamento de Agricultura do Município, Romy Fonseca, "Foi de uma satisfação e honra muito grande receber um Secretario de Governo da envergadura de Eduardo Salles, que e um grande parceiro nosso, exemplo de simplicidade, com uma vasto conhecimento na sua pasta, sempre disposto a nos ajudar e não mede esforços para isso. Gostaria de agradecer também a todos os convidados e aos nosso visitantes que vierem prestigiar o nosso evento. Tenho certeza que depois deste encontro muitos horizontes se abrirão para nos e oportunidades para os nossos parceiros, os pequenos produtores rurais e associações rurais." Concluiu Romy Fonseca
 








 
 
 
 
 
ASCOM/PMITAJUIPE
FOTOS: CLAUDIO SANTOS E MILLE