terça-feira, agosto 26, 2014

ENTREVISTA COMO SEC. DE DESENVOLVIMENTO URBANO SOBRE A SITUAÇÃO DO TRANSPORTE ESCOLAR DOS ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS, PRÉ-VESTIBULARES E ENSINO MÉDIO DE ITABUNA


SEC. DESENVOLVIMENTO URBANO - HUMBERTO BADARÓ PÓLVORA

Formador de Opinião: O que o Sr. Tem a falar sobre esta problemática envolvendo o transporte escolar que vai para Itabuna todos os dias, ônibus lotado e insatisfações?

Humberto Badaró Pólvora:  Mais uma vez nos deparamos com a problemática envolvendo a controvertida especulação política em torno do TRANSPORTE ESTUDANTIL que vai para as faculdades e cursos técnicos na cidade de Itabuna.

Somente para se ter uma ideia, a administração municipal gasta hoje com esse transporte de alunos para Itabuna, cerca de 60 mil reais por mês, incluindo combustível, aluguel de ônibus, motoristas e manutenção dos ônibus, o que significa cerca de 720 mil reais por ano. 

É complicado, muito difícil de resolver, pesa muito financeiramente, sendo que já temos um custo de mais de 130 mil por mês com combustível e locação das 40 kombis locadas e os 3 ônibus amarelinhos disponibilizados para o transporte dos alunos da educação municipal.

Formador de Opinião:  Qual seria as estratégias para viabilizar a solução deste problema?

Humberto Badaró Pólvora:  Na verdade o que hoje dificulta a resolução deste problema é o custo variável necessário para a devida manutenção dos veículos que são de propriedade do município.
A Associação dos Estudantes ficou de contribuir com o custo desta manutenção, porém contribuíram apenas um mês, com este recurso, que foi de R$8 mil reais.
Esta contribuição da associação significou cerca de pouco mais de 10% do valor do investimento feito pela administração pública municipal.


Formador de Opinião:  Quais são as despesas da manutenção desses ônibus?


Humberto Badaró Pólvora: A maioria das verbas que recebemos, são verbas carimbadas e especificadas com percentuais que devem ser seguidos com sujeição a reprovação de contas inclusive.
Precisamos também, da devida atenção e prioridade ao qual a lei nos exige em relação ao transporte da educação municipal que já tem um custo mensal estimado em 130 mil reais.




  
Somente para substanciar o que estamos afirmando, tem um ônibus que servia aos estudantes  que estava com o motor batido e o próprio pessoal da associação na época foram a Itabuna com o Sr. Josmar das Neves responsável (na época) pelo setor de  transportes na administração e compraram (na ocasião), as peças necessárias para fazer o reparo do motor do dito ônibus, com os R$8.000,00 mil reais que foram repassados pela Associação da classe, e eles tiveram acesso e ficaram com o toda a prestação de contas em mãos, com total transparência. Hoje este ônibus está rodando, porém precisa de reparos urgentes na chaparia.

A semana passada foi adquirido pelo governo pneus e baterias para este ônibus, com o custo em torno de 6 mil reais, justamente para tentar resolver o problema do transporte escolar dos estudantes que vão para Itabuna todos os dias. Pela lógica, estamos custeando a manutenção deste ônibus, que se tivéssemos recebendo o dinheiro que foi decidido em assembleia que seria repassado para o setor de transportes, as coisas fluiriam com mais agilidade sem prejudicar o transporte escolar.

Formador de Opinião:  Onde fica a responsabilidade da parte da Associação?

Humberto Badaró Pólvora:  Nós cumprimos a nossa parte, a nossa contrapartida, com muita dificuldade, é verdade, mas os estudantes precisam se conscientizar dos fatos reais e esclarecer de forma pacífica e equilibrada para solucionar esse problema em definitivo, não se faz necessário as críticas contundentes e manipulações políticas, apenas bom senso e cada qual honrar com as suas responsabilidades.

Se não houver real sintonia entre os estudantes via Associação e o Governo Municipal cria-se um impasse, que não é bom para ninguém. Preferimos o diálogo em busca de resultados positivos, de forma respeitosa e equilibrada. É a vertente para as soluções dos problemas.

Formador de Opinião:  Suas considerações finais?

Humberto Badaró Pólvora:  Espero ter esclarecido de fato o que está ocorrendo de verdade, que muitos estudantes não tiveram antes, acesso a essas informações aqui explicadas e me coloco a disposição do dialogo saudável e dirimir quaisquer dúvida que possam surgir em torno do Transporte Escolar.

Abraços a todos,

Humberto Badaró Pólvora – Sec. de Desenvolvimento Urbano


ASCOM/PMITAJUÍPE
FOTOS: CLAUDIO SANTOS