sábado, agosto 06, 2011

MPF DENUNCIA ESQUEMA DE ORLANDO FILHO NO TRANSPORTE ESCOLAR

Orlando Filho, Ex-Prefeito de Buerarema, dono da Macuco Transportes
O Ministério Público Federal (MPF) em Ilhéus acionou na terça (2) o ex-prefeito de Buerarema, Orlando Filho (PSDB), devido a diversas irregularidades em licitações do transporte escolar em 2007 e 2008. Além de Orlando, foram acionadas as empresas Nunes Locadora de Veículos, Mota Locadora e Matos Locadora e dois sócios de cada uma delas.
De acordo com o procurador da República, Eduardo El Hage, foram detectadas irregularidades como “montagem de processos e simulação de competição com verbas federais” do Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar (Pnate), “além de subcontratação irregular de empresa”.
O procurador fundamentou a ação contra Orlando Filho em cima da auditoria da
 Controladoria Geral da União (CGU). As licitações irregulares movimentaram R$ 416.900,00, com recursos do Fundeb e do Pnate.
A licitação teve valores “deliberadamente estimados com o propósito de se enquadrarem no limite estabelecido legalmente para a modalidade carta convite”, para facilitar a trambicagem com as empresas amigas.
E a trambicagem de Orlando Filho, segundo o procurador da República, deixou rastros: “as firmas foram constituídas em um período idêntico e registradas com as mesmas testemunhas no mesmo cartório. Também são iguais as testemunhas que assinaram os contratos sociais das três empresas”.
Por trás da Nunes Locadora estava a Macuco Transportes Ltda, apontada pelo procurador como sendo do esposo da então secretária de Educação de Buerarema. O MPF está requerendo a suspensão dos direitos políticos de Orlando Filho e ressarcimento dos mais de R$ 400 mil na licitação viciada, além de vetar que tanto Orlando como os sócios das empresas envolvidas não possam vender produtos ou serviços para a administração pública.

FONTE:  http://www.pimenta.blog.br/    (4/ago/2011 . 18:40 | Autor: Seu Pimenta)

NOTA DO BLOG: Caros amigos internautas, somente para "clarear as idéias" de voces, trouxe à tona esta matéria que extraí do blog pimenta.blog.br, porque no discorrer da nota, a mesma traz denúncias do Ministério Público Federal contra o Sr. Orlando Filho, ex-Prefeito de Buerarema, amigo do Prefeito Marcos Dantas, que desta amizade surgiu a contratação da empresa MACUCO TRANSPORTES do supra-mencionado ex-prefeito que é contratada pela Prefeitura Municipal de Itajuípe, confome relata o Parecer do TCM que REJEITOU as Contas Públicas de Marcos Dantas referente a gestão de 2009. Perguntamos aos nosso queridos amigos internautas que acessam frequentemente o nosso Blog, Por que essa inclinação repetitiva do Prefeito Marcos Dantas em ter fascínio de contratar sempre o que é "ecologicamente incorreto"? Foi assim também com a aquisição de gêneros alimentícios da empresa do Sr. Edvan Ribeiro de Camacan, preso por suspeita de receptação de cargas roubadas, Contratação de uma empresa laranja que funciona numa bomboniere na Pitangueira, etc., etc. Pelo andar da carruagem só restará uma alternativa a Câmara de Vereadores, iniciar e concluir a mesma "empreitada" que fizeram com Dr. Paulo Martinho. CPI IMEDIATA!  

quinta-feira, agosto 04, 2011

MEMORIAL ADONIAS FILHO FOI INAUGURADO COM SUCESSO EM ITAJUÍPE


“Uma data histórica para o município”. Com esta frase, o prefeito Marcos Dantas definiu a importância da inauguração do Memorial Adonias Filho, ocorrida na noite de ontem, três de agosto de 2011, em Itajuípe, com a presença de aproximadamente 300 pessoas. Estiveram presentes no evento diversas autoridades, dentre elas a representante da Diretoria de Museus – Dimus, do Governo do Estado da Bahia, Gilka Sant’anna, o presidente da Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste da Bahia – Amurc, Claudio Dourado, o presidente da Câmara de Vereadores de Itajuípe, Edmilson Borges, a Assessora do Território Litoral Sul da Bahia, Marcela Indira e os representantes das duas Academias de Letras de Itabuna, Washington Cerqueira e Ciro de Matos. Vários secretários municipais também compareceram, destacando-se a Secretária de Educação e Cultura, Márcia Lima e o Gerente de Cultura Leandro Junquilho.
A abertura do evento aconteceu na Praça Adonias Filho, às 18h, local onde o escritor tem um busto em bronze, numa homenagem em vida, feita em 1985. Com a condução do mestre de cerimônia Ramiro Aquino foram executados os hinos do Brasil e da Bahia e, em seguida, ofertado um buquê de flores – pelas mãos de Delza Farias, prima de Adonias – que foi colocado na base do monumento. A fanfarra municipal, coordenada pelo professor Adilson, executou duas músicas e, posteriormente, conduziu o cortejo até a rua Firmino Elói, para a cerimônia de inauguração.
O escritor Ciro de Matos que também veio representando a Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania – FICC fez a palestra de abertura exaltando, além das qualidades literárias de Adonias Filho, o seu perfil como ser humano: “ele era atencioso, de gestos mansos, fala serena e cordial. Certa vez me disse que a criatura humana era o seu pedaço de chão, de raízes que cada um carrega para onde for, gente, linguagem, imagens, sensações, lembranças, bichos, saudade”.
A Supervisora do Memorial, Silmara Santos Oliveira agradeceu a participação de todas as instituições e pessoas que ajudaram a construir o Memorial ressaltando o porquê da importância da sua literatura. “Sem dúvida, foi sua formação como homem, introspectivo e atento à condição humana, pois a leitura de seus livros não permite que o leitor saia o mesmo do envolvimento pela trama e pelo misto de tragédia, fatalidade, da voragem do homem pelos seus sentimentos mais profundos. É como ler uma tragédia grega, não se pode sair o mesmo indivíduo. É na base do sofrimento e angústia que o leitor passa a reconhecer a si e a seus pares, sendo estimulado a sentir a compaixão pela criatura humana. E é exatamente isso que faz Adonias Filho ser por excelência, um autor universal, sua característica mais intrínseca”, finalizou.
Segundo Gilka Sant’Anna, “a Dimus assumirá compromisso de ajudar na ampliação do atual espaço, incentivando a recuperação do complexo da Antiga Estação Ferroviária, cujo projeto encaminhará ao Ministério da Cultura com o objetivo de ser a sede definitiva do Memorial Adonias Filho. A meta será ampliar, desse modo, a sua função de fomentar a cultura em toda esta região tornando-se uma Casa de Cultura das mais importantes da Bahia”.
Realizado pela Associação Brasileira de Apoio aos Recursos Ambientais – Abará em parceria com a Prefeitura Municipal de Itajuípe o Memorial Adonias Filho é produto de um convênio entre a Abará e o Governo do Estado da Bahia, por intermédio das Secretarias de Cultura e da Fazenda – Fundo de Cultura da Bahia e Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia – IPAC, atendendo ao Edital 01/2009 – Preservação, Dinamização e Difusão dos Acervos pertencentes a instituições museais privadas e comunitárias no Estado da Bahia.
O Memorial Adonias Filho é um espaço de difusão e revitalização da obra do escritor itajuipense, de seus bens patrimoniais materiais e imateriais e da memória local e regional veiculada em seus textos. Ali também serão desenvolvidas ações culturais que promovam o conhecimento e o lazer para os munícipes, visitantes e pesquisadores. Mantido pela Prefeitura Municipal de Itajuípe, disporá de três funcionários atendendo nos dois turnos, de segunda a sexta-feira. Regionalmente atenderá à demanda de visitantes e pesquisadores das cidades circunvizinhas, além de disponibilizar informações de eventos no site www.adoniasfilho.com.br
O espaço do Memorial também será utilizado para pequenas palestras e cursos ligados às políticas públicas culturais do município, integradas às diretrizes do Território de Cidadania Litoral Sul da Bahia, onde está inserido.

Ascom-Abará. Fone: 73 99296150

terça-feira, agosto 02, 2011

O VER. GEAN VASCONCELOS LANÇA UM PROJETO SOCIAL E CULTURAL

PROJETO - “Juventude em Foco”
Apresentação:

O projeto “juventude em Foco”, é um projeto destinado à explanação e discussão de temas polêmicos, necessários e que em grande parte são vistos e ainda tratados como tabus por toda a sociedade em especial pela família.Temas com drogas,gravidez na adolescência, homossexualidade, relação entre pais e filhos,violência na escola, dentre outros, serão explanados através de um programa de auditório no formato do Altas Horas da Rede Globo, com entrevistados proporcionando aos adolescentes, jovens e adulto um espaço de dialogo aberto onde poderão tirar dúvidas,sugerir e mostrar seus talentos.
O Juventude em Foco é um programa onde não há preconceito, um espaço de manifestações de opinião independente de raça, religião, opção sexual ou quaisquer outras diferenças.

Justificativa:

Observando crescente número de jovens inseridos no cruel mundo das drogas, os assassinatos provenientes desse mesmo caminho, as inúmeras adolescentes grávidas e até mesmo as que vendem seu próprio corpo em busca de sustento é que concluímos que a falta de oportunidade e informação pode gerar caminhos que trazem grandes conseqüências para as famílias e sentimos a necessidade de fazer algo em prol do resgate desses adolescentes e jovens e evitar que outros possam ingressar em caminhos iguais ou semelhantes aos supracitados.
Pensamos num programa que fale a linguagem dos nossos jovens, onde eles se sintam à vontade para falar e encontre espaço para ser ouvido.

Objetivos:

Geral:
*Promover cidadania, arte, cultura e integração, entre o jovem e a comunidade.
Específicos:
*Discutir temas ainda considerados tabus, a fim de esclarecer, tirar dúvidas e possibilitar a liberdade de expressão;
*Combater o preconceito e promover o respeito às diferenças;
*Promover a participação, consciência e atitude, bem como a transformação da vida. Integrar a comunidade, facilitando a comunicação ao tempo que promove educação.

Execução:

O Programa “Juventude em Foco” acontecerá no formato do Altas Horas apresentado na Rede Globo pelo apresentador Serginho Groisman. Possui vários quadros como, “Papo Cabeça”, em que, convidados serão entrevistados pelo apresentador e pela platéia; “Expressão Jovem”, onde são feitas apresentações musicais, teatrais, manifestações folclóricas e/ou quaisquer tipos de expressões artísticas existentes na comunidade. Haverá sorteios de prêmios, momento eletrônico com DJ, momento mega fone, onde a platéia tem a oportunidade de fazer protestos com toma livre. Finaliza-se o programa com música.


segunda-feira, agosto 01, 2011

O QUE O POVO COMENTA NA CIDADE

A FÁBRICA DE CHOCOLATE VAI INAUGURAR?

Se arrasta por mais de 5 anos o caso da Rodoviária que virou fábrica de chocolate.
Quem passa nas proximidades da fábrica da Penalty na saída da cidade, se depara com a Adaptação de uma Estação Rodoviária para uma fábrica de derivados de Chocolate, se não me falha a memória, a adaptação já tem mais de 5 anos. Todos os dias você passa nas proximidades e ver equipes de homens trabalhando na reforma, todos os dias se ergue paredes, caldeiras, trituradores e chaminés já colocados. Equipe de recursos humanos já contratados, vigilantes se revezando nas guaritas. Só falta mesmo INAUGURAR.
Esperamos que seja uma boa fonte de renda de ICMS para a cidade. Aos poucos o progresso vai chegando, mesmo que lentamente na nossa cidade. Que seja bem vinda!

ITAJUÍPE MAIS UMA VEZ FORA DO INTERMUNICIPAL

Começou no domingo passado (24/07) a 1ª Fase e a 1ª Rodada do CAMPEONATO INTERMUNICIPAL DE FUTEBOL, a cidade vizinha de Coaraci participa do GRUPO 13, hoje 31/07 teve jogo entre as equipe COARACI X ITAPITANGA, às 15:00h na cidade de Itapitanga com o placar de 0x0. Fomos informados que nas duas equipes mencionadas acima, tem jovens jogadores filhos e moradores daqui da nossa cidade. É lamentável que mais uma vez, por falta de sensibilidade e descompromisso com a nossa juventude e comunidade como um todo, o prefeito Marcos Dantas não tenha feito nenhum esforço, para, em parceria com a Liga de Futebol de Itajuípe ter reformado o nosso Estádio Humberto Badaró, tenha preparado uma boa equipe, contratado um bom técnico e inscrito a nossa cidade para participar do maior evento esportivo, futebolístico, do interior baiano. Mesmo assim, os apaixonados pelo esporte, amigos dos jogadores daqui, lotaram seus carros particulares, alugaram veículos e foram a cidade de Itapitanga prestigiar os nossos jogadores, que hoje defendem as duas seleções por falta de amparo ao esporte na nossa querida Itajuípe. LAMENTÁVEL!

DESTRUIR O CAMPO OU CONSTRUIR A CRECHE?

Pitangueira mais uma vez provou que é forte e unida. Pela primeira vez vimos as duas forças políticas da Pitangueira unidas em torno de um só único objetivo: NÃO PERMITIR QUE DESTRUAM O CAMPO DE FUTEBOL. Mexeu com os brios do Ver. Wan Baster, ver o espaço onde treinou e treina sua escolinha de futebol , onde o mesmo já disputou muitos torneios de futebol, ser destruído intempestivamente. O nobre edil tem posições definidas, e desabafou: "Pitangueira é a minha casa, mexeu com Pitanguueira, mexeu comigo." Por outro lado, o Pres. da Associação dos Moradores da Pitangueira – Nau, em conversa com esse Blog desabafou: “é chegada a hora da deixarmos de lado as querelas pessoais e nos unirmos em torno de um objetivo maior que é salvar o nosso único espaço para a prática de futebol na cidade, Pitangueira tem que permanecer unida”.
O Engº Manoel Ramos (Raminho) em sua entrevista recente na rádio 104FM à convite de Wan Baster, Nau e Pádua, aceitou e foi ao local conferir “in loco” as medidas disponíveis para a construção da Creche e do campo de Futebol no mesmo espaço, após as medições e cálculos que o mesmo realizou com bastante cuidado, foi feito um Laudo Técnico, o qual foi lido e discutido na entrevista na 104FM, resultado: NÃO DÁ PARA CONCILIAR AS DUAS OBRAS NO MESMO ESPAÇO!!!

LOCAÇÃO INDEVIDA

Relendo o Parecer de Finanças nº 1, de autoria do Relator Ver. Vinícyus Guimarães deparei-me com uma informação curiosa, desrespeitosa e intrigante, diz o texto: “ A 4ª Inspetoria Regional de Controle Externo exerceu fiscalização contábil, financeira , orçamentária e patrimonial do Município, notificando mensalmente o Gestor sobre as falhas e irregularidades detectadas no exame de documentação mensal. As ocorrências não sanadas ou não satisfatoriamente esclarecidas , devidamente consolidadas no incluso Relatório Anual das fls. 497 a 561, são: Descumprimento da Lei 8.666/93 no processamento de Licitação; ausência do procedimento em casos legalmente exigíveis com Locação de Veículos – Dispensa Nº 033/07 – Locação de Veículos /Vários Credores – Valor R$390,000,00 (Trezentos e Noventa Mil Reais)...”
Traduzindo em miúdos, se esta grana toda, gasta de forma intrigante e duvidosa, fosse investida na aquisição de veículos novos (com Notas Fiscais) daria para adquirir tranquilamente 10 veículos populares e pagos à vista e com os seguros já inclusos.
Porque locar tantos carros se a frota da Prefeitura é suficiente?