quinta-feira, junho 30, 2011

MARCOS DANTAS SOFRE DERROTA NA VOTAÇÃO DAS SUAS CONTAS PÚBLICAS NA CÂMARA E VEREADORES DE ITAJUÍPE

Sessão de Votação das Contas Públicas do Executivo - 2009

Ver. Eduardo Portela

Pres. da Câmara - Ver. Edmilson Borges

Ver. Vinicyus - Relator da Comissão de Finanças

Ver. Gean Vasconcelos - Vice-Presidente da Câmara

Ver. Zezinho Mansur - Presidente da Comissão de Finanças

Ver. Wan Baster

Platéia presente a Sessão
A Última Sessão Ordinária do 1º Período Legislativo de 2011 da Câmara Municipal de Itajuípe encerrou seus trabalhos do período com a Votação da Contas Públicas da Prefeitura Municipal de Itajuípe, de responsabilidade do Gestor Marcos Dantas referente ao exercício de 2009. Todo o Rito de Tramitação foi seguido à risca, com Notificação do Gestor Marcos Dantas em período hábil, com o oferecimento da ampla defesa, com a leitura do Parecer do TCM 624/2010 que opina pela REJEIÇÃO das Contas Públicas da PMI, por julgar cheia IRREGULARIDADES que não foram sanadas, reincidencia de vícios de ESFACELAMENTO DA DESPESA para Burlar Licitações, Contratações irregulares de mão de obra temporária atráves de empresa suspeita (Grand Prix), Aluguéis de Máquinas e Tratores no valor de 1.225.420,00(Um milhão duzentos e vinte e cinco mil e quatrocentos e vinte reais), Compras de gêneros alimentícios (mais de 100 mil reais)na mão da empresa do Sr. Edvan Ribeiro, preso no mes de maio/2011, na operação Esfinge por suspeita de receptação de cargas roubadas (e este mesmo cidadão já era fornecedor da Prefeitura de Itajuípe desde o ano de 2009). 
Lamentavemente o edil Fábio Almeida, segundo as colocações do Presidente da Comissão de Finanças, Zezinho Mansur, o edil Fábio Almeida redigiu um oficio, assinou e entregou ao Presidente da Comissão informando a sua não-participação na 1ª Relatoria da Comissão, foi o comentário geral na Sessão a omissão do edil Fábio que além de optar pelo afastamento da comissão também não compareceu a Sessão, criando um constrangimento para os seus pares. A Sessão transcorreu normal com o Presidente Edmilson atento ao tempo concedido a cada edil para uso da palavra.
Alguns Vereadores se destacaram pelos seus discursos emotivos e firmes, como foi o caso do edil Vinicyus Guimarães, Edmilson, Gean Vasconcelos e Wan Baster.
Vale aqui ressaltar a demonstração de firmeza de palavra e coerencia política dos dois edis Portela e Wan Baster, que na votação da Contas de 2008 votaram acompanhando o Parecer do TCM e na ocasião justificaram seus votos dizendo que seguiriam o que determinava o Parecer do TCM e não poderia ser diferente e hoje honraram seus mandatos votando novamente no que opinou o TCM, contrariando muitas expectativas que se formou em torno desta votação. No seu discurso de justificativa do seu voto o edil Portela disse que não poderia se omitir a tal votação, pois o mesmo tem compromisso com a população no geral principalmente com o povo carente de: Saúde, esportes, segurança e lazer. "Sempre falta médicos nos postos de saúde e hospital quando o povo carente mais precisa." Wan Baster disse que é um homem que gosta de honrar sua palavra e que não tem rabo preso com  o prefeito o que lhe dá ampla liberdade e optar o que é de melhor para sua comunidade e sua cidade no geral. "Meu lazer é com minhas crianças da minha escola de futebol, faço meu trabalho social de dar oportunidade através do esporte aos jovens "craques do futuro". Graças a mim já tem um jovem itajuipense que consegui, graças ao meu empenho colocá-lo no time do Vitória, isso prá mim me gratifica muito. Voto novamente consciente pelo cumprimento do meu dever."   
Estiveram presentes a Sessão os Vereadores: Edmilson, Portela, Zé do Lactário, Zezinho Mansur, Gean Vasconcelos, Wan Baster, Conceição e Vinicyus Guimarães.
Primeiro foi votado o Parecer do Relator Vinicyus Guimarães que opinou pela Reprovação das Contas de 2009. A votação foi de 6 votos favoráveis ao Parecer e apenas 2 votos contrários que foram do edil Zé do Lactário e da edil Conceição. Com o Parecer da Relatoria aprovado o Presidente Edmilson informou que seri votado as Contas Públicas de 2009 que teve a mesma votação do Parecer da Relatoria 6 votos contra as Contas e novamente apenas os 2 votos  favor do edil Zé do Lactário e da edil Conceição.
Por ùltimo foi votado o Decreto Legislativo com a votação semelhante as duas votações anteriores e para finalizar foi votada a ATA da Sessão desta vez aprovada por totalidade dos edís presentes a Sessão.
O que mais causou estranheza foi o fato de o Prefeito Marcos Dantas não ter enviado nenhum emissário seu para defendê-lo ou até mesmo acompanhar a Sessão. Sabemos que o que mais tem na prefeitura de Itajuípe é advogado contratado, há quem aposte que o município tem mais advogados contratados do que médicos, as más línguas comentam na cidade que todo final de mes na Prefeitura de Itajuípe tem mais advogado se encontrando do que na sede da OAB. 
A FESTA ACABOU... E AGORA JOSÉ? JOSÉ PARA ONDE...
A Câmara cumpriu seu papel com muita justiça e impessoalidade.
"Já é um bom começo para a queda do muro de berlim. Agora só resta chorar no muro das lamentações" (comentou um munícipe presente a sessão). 
INELEGIBILIDADE é o primeiro passo, o segundo é uma CPI.
MÃOS À OBRA HOMENS! CORAGEM! HONREM SEMPRE COMO HONRARAM HOJE OS SEUS MANDATOS!
NOSSOS AFETUOSOS PARABÉNS AOS EDÍS: PORTELA, WAN BASTER, GEAN, VINICYUS, ZEZINHO MANSUR E EDMILSON.
AOS EDÍS ZÉ DO LACTÁRIO E A CONCEIÇÃO: EMBORA NÃO CONCORDAMOS COM SUAS POSIÇÕES MAS ENTENDEMOS E RESPEITMOS OS SEUS POSICIONAMENTOS. PELO MENOS VOCES COMPARECERAM A SESSÃO E DEFENDERAM SEUS DIREITOS DE VOTAR NO QUE VOCES ACHAM CORRETOS, ASSIM É A DEMOCRACIA.

segunda-feira, junho 27, 2011

O EX-PRESIDENTE DA UNIÃO DOS VEREADORES DO BRASIL, JOABIS RIBEIRO, VEM ASSITIR A VOTAÇÃO DAS CONTAS PÚBLICAS DO PREFEITO MARCOS DANTAS NO PRÓXIMIO DIA 30 DE JUNHO DE 2011 (QUINTA-FEIRA)

Confirmada a presença do Ex-Presidente da UVB - União dos Vereadores do Brasil, Joabis Ribeiro (irmão do ex-prefeito de Ilhéus Jabs Ribeiro), na votação das Contas Públicas do Prefeito Marcos Dantas no próximo dia 30 de junho de 2011. Joabis vem fazendo um execelente trabalho pela UVB visitando as Câmaras do Sul e extremo Sul da Bahia, em busca do fortalecimento do Legislativo Municipal. Em conversa com este blogueiro na Câmara Municipal de Camacan, no dia 21/06/2011, comentou que os Vereadores tem que estar afinado com as mudanças constantes das Leis e Diretrizes, no proximo ano é ano eleitoral e muitas mudanças ocorrerão, desde o aumento de mais vagas nas Casas Legislativas, como também Fidelidade Partidária e mais mudanças.