sexta-feira, dezembro 13, 2013

A CIDADE DE ITAJUIPE COMEMOROU ONTEM (12/12) 61 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLITICA ADMINISTRATIVA


Ontem, dia 12 de dezembro de 2013, a Prefeitura Municipal de Itajuípe comemorou os 61 anos de Emancipação Política Administrativa do município, as 08:00hs. houve a apresentação da Banda houve o hasteamento das Bandeiras, do Brasil, do Estado da Bahia e do Município.de Fanfarra do Município - FAMUITA, logo em seguida, foi tocado o Hino Nacional Brasileiro e
















A Prefeita Gilka Borges Badaró fez o seu discurso saudando o povo de Itajuípe, nesta data magna, com alegria e satisfação:  "Vemos que Itajuípe continua caminhando com passos firmes para o progresso e conservando o seu papel de destaque na região sul da Bahia. Com satisfação também, por que vejo que o nosso povo está mais participante de todos os processos que permeiam e compõe essa grande obra, chamada Itajuípe.
Relembro aqui mais do que o esforço de uma gestão, neste momento quero enaltecer a memória e a luta de tantos itajuipenses que há 61 anos, souberam deixar as diferenças político-partidárias de lado e se engajaram na luta da emancipação. Uma dura batalha, onde não faltaram as dificuldades e os obstáculos, que só não foram maiores do que a vontade de ser independente.
Sessenta e um anos de história agora estão em nossas mãos. Povo e governo. Desejo que o espírito da união em benefício de importantes destinos esteja presente entre nós. Congratulo-me com os poderes legislativo e judiciário, representantes da sociedade civil organizada, a comunidade em suas mais diferentes nuances e classes, sobretudo com o nosso querido povo. É o povo, o merecedor de toda a nossa atenção e reverência. É ele que anima a vontade dos que por obra do destino, tem nas mãos a oportunidade de provocaras mudanças necessárias para o seu progresso e desenvolvimento. Por isso, ressalto a importância de uma convivência harmônica entre os poderes e a sociedade. O grau dessa união irá determinar com que velocidade nós estaremos preparando e assegurando um futuro melhor para a nossa gente.
Não poderei deixar de dizer, com alegria, esperança e fé num breve futuro, que nesse dia festivo, celebramos o nascimento de uma nova Itajuípe. Relembro ao nosso querido povo, que nesse ano em que celebramos os nossos 61 anos de emancipação, temos muito a comemorar. Falo da melhora na saúde das nossas mulheres que passaram a contar com a instalação de um mamógrafo em convenio com o governo do estado e a Fundação Loudes Lucas. Quero dizer na vinda de um Colégio Universitário Federal, conquista inestimável para a educação dos nossos jovens, sementes do amanhã que saberão continuar a lutar para assegurar a nossa independência a traçar rumos cada vez mais humanos e progressistas para a nossa querida Itajuípe. Na área de desenvolvimento urbano, celebro com todos vocês, especialmente com as pessoas do Bairro Sagrado Coração de Jesus, o início das obras de eletrificação e iluminação daquela localidade, que deverá acontecer ainda esse mês. Uma vitória feita por muitas mãos, como foi também a nossa emancipação.
Conquistas nas áreas de saúde, da educação e de melhoria nas condições de moradia, são as mais importantes, as mais duradouras e as que efetivamente fazem a diferença na qualidade de vida de um povo. A nossa luta não irá parar, estaremos juntos, unidos para resistir aos ataques daqueles que não colocaram Itajuípe acima dos planos individuais. Peço a Deus a energia e a sabedoria necessária para liderar o nosso município por bons caminhos.
Parabéns Itajuípe! Parabéns para o povo de Itajuípe, que não esquece os ideais da luta da independência e que, dia a dia, trabalha com firmeza e perseverança em busca de um futuro cada vez melhor. Uma cidade que já nasceu CAMPEÃ! Muito Obrigada". Finalizou a Prefeita Gilka Borges Badaró





As 12:00hs. Houve a celebração da Missa Solene em Comemoração ao aniversário de Emancipação Política da cidade, na Igreja Matriz do Sagrado Coração de Jesus, com as presenças da Prefeita Gilka Badaró, o Vice-Prefeito Jorjão, alguns Vereadores, Secretários de Governo, representantes de cargos de confiança do governo, servidores municipais.












Foi apresentado no final da celebração o Coral de Flautas e o Coral das Crianças das Escolas Públicas Municipais.
SALVE ITAJUÍPE! SALVE A MEMORIA DOS EMANCIPADORES! SALVE O POVO ITAJUIPENSE!


                                                       REALIZAÇÃO:

                                                                  


ASCOM/PMITAJUIPE
FOTOS: CLAUDIO SANTOS


                                                 

quarta-feira, dezembro 11, 2013

12 DE DEZEMBRO, ANIVERSARIO DA EMANCIPAÇÃO POLITICA DE ITAJUÍPE







DECRETO 024/2013

Dispõe sobre os feriados municipais do ano de 2013 no Município de Itajuípe, e dá outras providências.

CONSIDERANDO ser o dia 12 (doze) de dezembro de 2013, dia da Emancipação Política do Município;

DECRETA:

Art. 1º Fica instituído FERIADO no âmbito do Município de Itajuípe o dia 12 (doze) de dezembro de 2013, dia da Emancipação Política do Município;
Art. 2º Este Decreto entrará em vigor na data de sua expedição, produzindo os efeitos a partir de 02 (dois) de janeiro do ano em curso.

Itajuípe, 02 de janeiro de 2013.


                                                         GILKA BORGES BADARÓ
                                                                  Prefeita Municipal



ascom/pmitajuipe

Itajuípe vence a seleção de Porto Seguro no primeiro Jogo da decisão no Intermunicipal 2013


O título de bicampeão da maior competição amadora do país ficou mais perto de Itajuípe. Jogando fora de casa, no Estádio Municipal de José Araújo Santana, em Eunápolis, a seleção itajuipense derrotou Porto Seguro por 1x0 na tarde deste domingo, 8 de dezembro, e colocou a mão na taça através do gol de Celson (11) aos 6 minutos do segundo tempo.

A partida Porto Seguro 0 X 1 Itajuípe começou com todos fazendo um minuto de silêncio em pesar pela morte do líder mundial na luta contra a discriminação racial, o sul-africano Nelson Mandela, na última quinta-feira, 5. Em seguida foi tocado o Hino Nacional.

Com este resultado, Itajuípe entra em campo com a vantagem de poder empatar por qualquer placar no próximo confronto, que será realizado no Estádio Municipal Humberto Badaró, no próximo domingo, 15 de dezembro. A última vez que a seleção das “terras do sem fim” levantou o caneco foi em 1987.

Todavia, caso Porto Seguro vença a partida de volta pelo mesmo placar, a decisão será nas penalidades máximas. Para o técnico Jair Viveiros, o Ratinho, o sonho de conquistar o bicampeonato ainda não está perdido. “Já somos vencedores, porque este resultado já nos garante o vice-campeonato, mas o sonho de quem disputa qualquer esporte é alcançar o podium e o nosso time é de guerreiros que merecem esta vitória, se for o desejo de Deus, restando apenas a nossa capacidade de superação e isso já mostramos que temos”, desabafou o técnico de Porto Seguro.

PORTO SEGURO 0 x 1 ITAJUÍPE

LOCAL: Estádio Municipal José Araújo Santana (Araujão)
DATA E HORÁRIO: 08/12/2013 - 15 h (Bahia)
ÁRBITRO: Moisés Ferreira Simão (da cidade de Maracás)
ASSISTENTES: Antônio Carlos Conceição Ferreira, de Feira de Santana, e Adenilson Jose Rodrigues, de Itabuna. 4º Árbitro: Antônio Marcelino Belmonte Vieira, de Ilhéus; 5º Árbitro:  Nelson Mendes Lima Filho de Eunápolis; 6º Árbitro, Roberto Rosa de Souza da cidade de Porto Seguro.

PORTO SEGURO: Neilton, Negueba, Maicon, Marquinhos e Zelito (Netinho); Jediel, Rodrigo Vivas e Alex; Índio, Mateus (Juninho) e Alysson (Caboclinho) - Técnico: Jair Viveiros Guerreiro – Ratinho – Cartão Amarelo para Marquinhos (26). 

ITAJUÍPE : Rose, Amaral (Nino), Wescley, João Carijé e André; Rondinelli, Edilton (Moacir) e Pitoco; Gilmar, Kaká e Celson (Adriano) – Técnico: Marcos Paulo Barbosa Borges.




segunda-feira, dezembro 09, 2013

A COORDENADORA REGIONAL DO SEBRAE, CLAUDIANA FIGUEIREDO VISITA A SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONOMICO DE ITAJUÍPE


A Coordenadora Regional do SEBRAE a Sra. Claudiana Figueiredo, esteve visitando a Prefeitura Municipal de Itajuípe, nesta sexta-feira (06/12), a convite do Secretario de Desenvolvimento Econômico Fábio Carvalho, para uma reunião com a Diretora do Departamento de Cultura do Município Angélica Pinto Afonso, para tratar de assuntos pertinentes ao aspecto cultural do município, com a explanação de uma proposta de se fazer um diagnostico na comunidade, com a aplicabilidade de cadastramento de fazedores de artes, de artesãos, de fabricantes de doces, comidas típicas, licores, etc., com abrangência as famílias da cidade que ainda cultivam a culinária árabe, das tradições familiares, povo esse que contribuiu em muito para o progresso e desenvolvimento do município, a exemplo das famílias: Hage, Midlej, Abijaude e Maron.

Diretora de Cultura - Jequinha Pinto, Sec. de Desenv. Economico - Fabio Carvalho,
Coordenadora Regional do SEBRAE -  Claudiana Figueiredo
Na ideia inicial da Coordenadora Claudiana, é de suma importância resgatar os valores culturais da cidade, fomentando a reinserção das tradições, os costumes, a culinária, o artesanato, as festividades, a vida ativa cultural do município.


É possível e viável gerar renda através do processo de expansão da cultura local, através de Feiras de Artesanatos, Exposições Culturais, Mostras de Artes, etc.

Fabio Carvalho - Sec de Desenvolvimento Econômico e
Claudiana Figueiredo - Coordenadora Regional do SEBRAE
Na opinião do Secretario Fabio Carvalho, após serem feitos o diagnóstico das potencialidades gastronômicas e culturais do nosso município, fica mais fácil a identificação desse seguimento, tornando pratico a integração ao calendário municipal de uma Feira Gastronômica com enfoque cultural, gerando dessa forma renda e melhoria na qualidade de vida dos envolvidos.


ASCOM/PMITAJUIPE




domingo, dezembro 08, 2013

PRA FRENTE JOGADORES DE ITAJUIPE, SALVE A NOSSA SELEÇAO - CORRENTE DE FE.


 
Hoje, domingo as 15:00hs, na cidade de Eunápolis, os nossos corações vão estar batendo mais forte. 1º jogo da Final do Campeonato Intermunicipal 2013. E a nossa seleção brigando pelo Bicampeonato, contra a Seleção de Porto Seguro.
Estamos invictos, fizemos a melhor campanha, derrotamos adversários fortíssimos como - Santo Amaro e Cipó.

Creditar toda a nossa confiança nos talentos dos nossos jogadores, quem veem cada vez mais ganhando o nosso carinho e a nossa confiança.
Que o nosso goleiraço Rose, esteja nos seus melhores dias, que nossos zagueiros sejam fies escudeiros, o nosso meio de campo seja o intermediário fiel das nossas jogadas, produzidas com lances precisos. E que o nosso ataque seja mesmo de atiradores de elite, impiedosos, sempre acertando o alvo.

E que finalmente a lei seja cumprida, como vem sendo jogo a jogo, por que lei e lei. Abraços a toda a delegação, a fiel torcida alviverde, aos charangueiros, beijo no coração de Tuica e claro, nos corações dos nossos jogadores.





 
Rosi, Dedeu, Joao Carije, Rondinelli, Wesley, Nino, Minho, Pitoco, Lei, Kaka, Edilton, Celso, Gilmar, Adriano e outros. BOA SORTE!!!!!!!!!!!!


Fotos: Valdinei Santos

MEDICO CUBANO DO “MAIS MEDICOS” CHEGA PARA TRABALHAR EM ITAJUIPE.


 
Foi bastante interessante a apresentação e acolhida do médico cubano Dr. Rovin Ramos Ramirez, que chegou hoje (07/11) a Itajuípe e foi recepcionado pela Secretaria de Saúde Josabete Neves e sua equipe, acompanhada pelo edil Gean de Vasconcelos. Ao meio-dia, foi oferecido um almoço para o Dr. Rovin no Restaurante Parada Obrigatória, uma cortesia da Prefeita Municipal Gilka Badaró.

Numa conversa bastante descontraída com o médico Cubano, o mesmo nos informou numa entrevista exclusiva, que tem 38 anos, veio de Havana, capital de Cuba, se graduou em Medicina em 2001, em Cuba, trabalhava na rede pública de saúde (uma espécie de SUS Cubano), de lá ele foi para a Venezuela onde passou 06 anos, trabalhando num Programa denominado “Bairro Adentro”, do Governo Hugo Chaves. Esteve trabalhando na África, em Gambia, próximo ao Senegal, e no Paquistão em 2005, próximo a região da Caxemira na índia quando ocorreu um grande terremoto na região e o mesmo trabalhou socorrendo as vítimas da catástrofe. Em um breve relato o Dr. Rovin nos contou das suas atuações no exercício da sua profissão, pelos países que passou e exerceu seu oficio de médico.

 
Recém chegado ao Brasil, foi direto para Brasília, onde o mesmo teve a oportunidade de participar do módulo de acolhimento e avaliação do Programa “Mais Médicos”. A aprovação no curso é condição para a emissão do registro profissional provisório pelo Ministério da Saúde, sem a qual os médicos estrangeiros não podem atuar no Brasil.
Assim como os médicos com diploma do exterior que se inscreveram individualmente, os médicos cubanos que vêm pelo acordo com a OPAS - Organização Pan-Americana da Saúde, não precisam passar pelo Revalida (Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituições de Educação Superior) e, por isso, terão registro provisório por três anos para atuar somente na atenção básica de saúde.
 
Informou ainda que, os médicos cubanos, passaram por atividades, no Instituto Anísio Teixeira, durante a semana que chegaram a Bahia, em que conheceram a realidade local da rede pública de saúde do estado e as características epidemiológicas da população.
O curso foi realizado pela Escola de Saúde Pública da SESAB e coordenado, na parte pedagógica, pelo médico, professor da UFBA e supervisor de Recursos Humanos da SESAB, Washington Abreu.
 
Aqui em Itajuípe, o médico cubano acompanhado da Prefeita Gilka Badaró e da Secretaria de Saúde - Josabete Neves, esteve visitando os Postos de Saúde, da sede e dos Distritos.
A partir da segunda-feira a Secretaria de Saúde, se reunira com os demais médicos que atuam na rede de Atenção Básica e com os demais profissionais de saúde para apresentar o médico cubano. Daí será feito um diagnóstico geral do que e ofertado no município, pela rede de atenção básica, as demandas das necessidades diárias nos atendimentos, reuniões com as agentes de saúde (ACS), apresentação dos programas em evidencia nas unidades de saúde, tais como: Hipertensão, Diabetes, DST, Controle da Dengue, etc.
 
Na opinião do Dr. Rovin, o mesmo disse estar muito satisfeito com a acolhida, as pessoas são bastantes receptivas, atenciosas. As comidas, os hábitos, a maneira de se vestir, de se comunicar e bastante parecida com Cuba. “Tenho certeza que logo, logo, vou me inteirar das necessidades da cidade em relação a saúde, será um prazer enorme pra mim, poder contribuir com a melhoria da qualidade de vida deste povo. E mais uma nova experiência em minha vida, portanto um aprendizado a mais para enriquecer os meus conhecimentos. A Prefeita me pareceu uma pessoa bastante simpática e acolhedora, viemos para servir.” Finalizou o médico Cubano.
 
 
Na opinião da Prefeita Gilka Badaró, “Dr. Rovin chegou numa hora muito boa, é a mão de Deus nos ajudando, num período em que os nossos adversários políticos nos acusa injustamente de não darmos atenção devida a saúde do nosso município, o que não é verdade e justamente agora, chega mais um médico na nossa cidade, para integrar a nossa equipe de bons profissionais, com larga experiência em saúde pública, para nos ajudar a manter uma saúde da melhor qualidade, muito embora, todos sabem que não demitimos nenhum médico, desde que assumimos o governo, muito pelo contrário, contratamos médicos especialistas e nos preocupamos em período anterior de inscrever o nosso município no Programa do Governo Federal "Mais Médicos e agora estamos colhendo o resultado da nossa preocupação e responsabilidade. Ganha Itajuípe com a vinda do Dr. Rovin!”.
 
 

ASCOM/PMITAJUIPE
FOTOS: CLAUDIO SANTOS