domingo, dezembro 08, 2013

MEDICO CUBANO DO “MAIS MEDICOS” CHEGA PARA TRABALHAR EM ITAJUIPE.


 
Foi bastante interessante a apresentação e acolhida do médico cubano Dr. Rovin Ramos Ramirez, que chegou hoje (07/11) a Itajuípe e foi recepcionado pela Secretaria de Saúde Josabete Neves e sua equipe, acompanhada pelo edil Gean de Vasconcelos. Ao meio-dia, foi oferecido um almoço para o Dr. Rovin no Restaurante Parada Obrigatória, uma cortesia da Prefeita Municipal Gilka Badaró.

Numa conversa bastante descontraída com o médico Cubano, o mesmo nos informou numa entrevista exclusiva, que tem 38 anos, veio de Havana, capital de Cuba, se graduou em Medicina em 2001, em Cuba, trabalhava na rede pública de saúde (uma espécie de SUS Cubano), de lá ele foi para a Venezuela onde passou 06 anos, trabalhando num Programa denominado “Bairro Adentro”, do Governo Hugo Chaves. Esteve trabalhando na África, em Gambia, próximo ao Senegal, e no Paquistão em 2005, próximo a região da Caxemira na índia quando ocorreu um grande terremoto na região e o mesmo trabalhou socorrendo as vítimas da catástrofe. Em um breve relato o Dr. Rovin nos contou das suas atuações no exercício da sua profissão, pelos países que passou e exerceu seu oficio de médico.

 
Recém chegado ao Brasil, foi direto para Brasília, onde o mesmo teve a oportunidade de participar do módulo de acolhimento e avaliação do Programa “Mais Médicos”. A aprovação no curso é condição para a emissão do registro profissional provisório pelo Ministério da Saúde, sem a qual os médicos estrangeiros não podem atuar no Brasil.
Assim como os médicos com diploma do exterior que se inscreveram individualmente, os médicos cubanos que vêm pelo acordo com a OPAS - Organização Pan-Americana da Saúde, não precisam passar pelo Revalida (Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituições de Educação Superior) e, por isso, terão registro provisório por três anos para atuar somente na atenção básica de saúde.
 
Informou ainda que, os médicos cubanos, passaram por atividades, no Instituto Anísio Teixeira, durante a semana que chegaram a Bahia, em que conheceram a realidade local da rede pública de saúde do estado e as características epidemiológicas da população.
O curso foi realizado pela Escola de Saúde Pública da SESAB e coordenado, na parte pedagógica, pelo médico, professor da UFBA e supervisor de Recursos Humanos da SESAB, Washington Abreu.
 
Aqui em Itajuípe, o médico cubano acompanhado da Prefeita Gilka Badaró e da Secretaria de Saúde - Josabete Neves, esteve visitando os Postos de Saúde, da sede e dos Distritos.
A partir da segunda-feira a Secretaria de Saúde, se reunira com os demais médicos que atuam na rede de Atenção Básica e com os demais profissionais de saúde para apresentar o médico cubano. Daí será feito um diagnóstico geral do que e ofertado no município, pela rede de atenção básica, as demandas das necessidades diárias nos atendimentos, reuniões com as agentes de saúde (ACS), apresentação dos programas em evidencia nas unidades de saúde, tais como: Hipertensão, Diabetes, DST, Controle da Dengue, etc.
 
Na opinião do Dr. Rovin, o mesmo disse estar muito satisfeito com a acolhida, as pessoas são bastantes receptivas, atenciosas. As comidas, os hábitos, a maneira de se vestir, de se comunicar e bastante parecida com Cuba. “Tenho certeza que logo, logo, vou me inteirar das necessidades da cidade em relação a saúde, será um prazer enorme pra mim, poder contribuir com a melhoria da qualidade de vida deste povo. E mais uma nova experiência em minha vida, portanto um aprendizado a mais para enriquecer os meus conhecimentos. A Prefeita me pareceu uma pessoa bastante simpática e acolhedora, viemos para servir.” Finalizou o médico Cubano.
 
 
Na opinião da Prefeita Gilka Badaró, “Dr. Rovin chegou numa hora muito boa, é a mão de Deus nos ajudando, num período em que os nossos adversários políticos nos acusa injustamente de não darmos atenção devida a saúde do nosso município, o que não é verdade e justamente agora, chega mais um médico na nossa cidade, para integrar a nossa equipe de bons profissionais, com larga experiência em saúde pública, para nos ajudar a manter uma saúde da melhor qualidade, muito embora, todos sabem que não demitimos nenhum médico, desde que assumimos o governo, muito pelo contrário, contratamos médicos especialistas e nos preocupamos em período anterior de inscrever o nosso município no Programa do Governo Federal "Mais Médicos e agora estamos colhendo o resultado da nossa preocupação e responsabilidade. Ganha Itajuípe com a vinda do Dr. Rovin!”.
 
 

ASCOM/PMITAJUIPE
FOTOS: CLAUDIO SANTOS    
       


 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário: