sábado, setembro 11, 2010

FAZER POLÍTICA COM O USO DO DINHEIRO PÚBLICO

Época de eleição, disputa voto-a-voto, show de pirotecnias de fogos, carreatas, massa manipulada tremulando bandeiras, carros de som com seus jingles ensurdecedores e banais, cabos eleitorais ganhando uns trocados para segurarem banners de políticos sorridentes, motocicleta e carros particulares a fazerem filas no posto de gasolina para abastecerem seus carros por conta, na base do vale-gasolina. É o cenário de qualquer cidadezinha do interior em período de eleição como este em que estamos vivendo. E aqui em Itajuípe não podia ser diferente. Mas o pior de toda essa farra com o dinheiro público, é que sabemos que as pessoas envolvidas nesse “jogo político” tem consciência do quanto o município ta sendo lesado. O dinheiro que deveria ta sendo utilizado para reformar postos de saúde, reformar as praças públicas (que estão depredadas), a quadra municipal sem reforma, o passeio do cais que não foi concluído, o calçamento do bairro novo (na pitangueira) que não foi concluído, o saneamento básico do bairro Acácio Almeida que não se iniciou, está sendo usado erroneamente para tentar eleger os deputados do Prefeito Marcos Dantas: Heraldo Rocha e Claudio Cajado, que nada fizeram pela cidade. Entendemos que o Prefeito tem o direito de apoiar quem quer que seja, só que o município não deve ficar com o ônus da “bondade” do Sr. Prefeito para com os seus Deputados.
Hoje, vemos pela cidade, cerca de 8 carros de som, rodando religiosamente todos os dias fazendo propaganda política dos candidatos do prefeito e todos sabemos que são os mesmos carros de som que fazem as propagandas do governo durante todos os anos de sua gestão. Uma evidencia de que quem está realmente bancando a campanha politica dos Deputados, efetivamente é o Sr. Prefeito Marcos Dantas. Contamos com o apoio da Câmara de Vereadores para fiscalizar no TCM e denunciar ao Ministério Público Municipal mês a mês esses gastos excessivo de combustível no governo municipal e com certeza ele tentará dar a saída exagerada de combustível pela Secretaria de Educação.

A SAÚDE EM ITAJUÍPE VAI BEM SR. PREFEITO!?

O Vereador Edmilson Borges, denunciou e fez um desabafo na tribuna da Câmara Municipal de Itajuípe, na quinta-feira (09/09/2010) sobre a situação de calamidade em que se encontra o Posto de Saúde do distrito de Sequeiro Grande. Segundo Edmilson desde o primeiro mandato do prefeito Marcos Dantas, não houve reforma no referido PSF, desabafou: “a situação é precária e se a Vigilância Sanitária passar por lá, acaba fechando o prédio que sofre com problemas em toda a estrutura física”. "Quando chove é preciso colocar vasos para aparar as goteiras, pois o forro está completamente danificado". O parlamentar disse ainda que espera que os moradores devam mostrar suas insatisfações agora na eleição de deputados, votando contra os candidatos do Prefeito, o que seria um gesto de protesto. O mais curioso é que o Prefeito marcos Dantas há poucos dias atrás fez um pronunciamento na FM Cidade Nova, informando a comunidade que a Saúde na cidade vai bem, que o mesmo contratou 23 profissionais médicos, que cada médico ganha em média R$5.000,00 (cinco mil reais), que Itajuípe foi o menor índice de infestação de Dengue na Bahia, que repassa religiosamente para o Hospital Dr. Montival Lucas R$35.000,00 (trinta e cinco mil reais) por mês. Como é que agora o nobre edil Edmilson Borges chega com essa denúncia de descaso e irresponsabilidade do poder público com relação a esse PSF em estado de calamidade. Quem está com a verdade? E quem está falando mentiras? Se é que é verdade a denúncia do nobre vereador o ministério púbico deve ser acionado logo, a 6ª DIRES em Itabuna deve ser acionada rápido, o povo do Distrito de Sequeiro Grande precisa se unir e dar uma basta a essa situação.

terça-feira, setembro 07, 2010

Dilma atinge 56%, tracking desmente "Teoria da Estagnação"

Os números do tracking do Vox Populi para este 7 de setembro mostram que os votos estão migrando de José Serra para Dilma Rousseff, já que o número de indecisos permanece estável.
De acordo com cientistas políticos ouvidos pelo iG, o movimento apresentado pelo tracking evidencia que a violação do sigilo fiscal de pessoas ligadas ao PSDB e de Verônica Allende Serra, filha do presidenciável tucano, não interferiu na escolha do eleitor. “A Dilma ficou uma semana sob fogo cruzado, mas a crise (da quebra do sigilo) não colou na campanha”, afirma Marco Antônio Carvalho Teixeira, cientista político e pesquisador da PUC-SP e da Fundação Getúlio Vargas.
Para Murilo de Aragão, cientista político e presidente da Arko Advice Consultoria, “a maioria esmagadora dos eleitores já optou pela candidata do Lula e o episódio do sigilo, em que pese a gravidade do assunto, não teve repercussão para o eleitorado”. Segundo Aragão, os eleitores tendem a enxergar o mundo político como uma realidade à parte. E, por isso, o escândalo da violação do sigilo está distante do eleitorado.
“A tendência das eleições está dada”, afirmou o presidente da Arko Advice. Ele diz que desde o ano passado já esperava uma vitória da candidata petista no primeiro turno, mas a grande surpresa no processo eleitoral “é a tamanha vantagem da Dilma”. Com relação ao candidato tucano, Aragão vaticina: “Serra está perdido. Hoje ele é um passageiro da campanha”.
Ainda em relação ao escândalo do sigilo, Teixeira diz que “Serra deu um tiro no pé” ao atribuir a Dilma a quebra do sigilo e, logo no início, pedir ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a impugnação da candidatura petista. “Ao negar o pedido, o TSE sinalizou que o problema pode ser do PT, mas não é da campanha da Dilma”, diz o cientista político. Segundo ele, os tucanos também caíram em uma saia justa com as denúncias, no Rio Grande do Sul, de que um sargento que atuava na Casa Militar responsável pela segurança da governadora Yeda Crusius (PSDB) teria acessado dados confidenciais do candidato Tarso Genro (PT).
Murilo de Aragão também busca no passado uma explicação. “A derrota de Serra começou a ser escrita oito anos atrás”. De acordo com ele, o PSDB não traçou uma estratégia para voltar ao poder. “O PSDB se organizou apenas em torno do prestígio dos seus cardeais e não soube explorar as falhas do governo Lula”, afirma. Segundo ele, as únicas ocasiões em que os tucanos tiveram alguma chance de ganhar eleições aconteceram em “episódios fortuitos”, como o mensalão.
O presidente da Arko Advice faz uma analogia para ilustrar em que situação está a disputa eleitoral. “Imagine uma luta de boxe. A Dilma está vencendo por seis a três e falta apenas um último assalto para terminar o embate. O que ela tem que fazer é evitar o choque. E o Serra só pode vencer por nocaute”.
 FONTE: http://www.viomundo.com.br