sábado, dezembro 27, 2014

O SAAE INFORMA À POPULAÇÃO ITAJUÍPENSE




"O abastecimento de água da nossa cidade foi interrompido ontem às 10:20 (manhã). Motivo: Alteração na voltagem de alta tensão fornecida aos motores de bombeamento. Explicando melhor: A energia que nós consumimos é de alta tensão, grupo A, Industrial. Não tem nada a ver com a corrente que utilizamos em casa, de baixa voltagem (110 Volts). Os fios que fornecem esse tipo de tensão, são aqueles três mais grossos que ficam mais altos nos postes. Continuando, a energia é fornecida em 3 fases e cada uma delas tem que estar energizada em 380 volts. O que está acontecendo é que elas estão desbalanceadas, variando entre si e chegando a atingir 430 volts. Se ligarmos o motor ele irá queimar em poucos minutos, além de ser um equipamento caro, em torno de R$ 20.000,00.
Tão logo o problema se manifestou, ligamos para a COELBA, abrimos uma reclamação e ficamos aguardando atendimento e novamente o problema da demora devido 'a sobrecarga de trabalho da própria COELBA em virtude das chuvas na região. A equipe de manutenção chegou ontem por volta das 17:00 e iniciou o trabalho de investigação para saber o porquê da variação de tensão e isso demora. Depois de dezenas de telefonemas nossos aos gestores da COELBA em Itabuna, conseguimos finalmente hoje pela manhã, uma posição da COELBA que até o momento não tinha o diagnóstico do problema e que pode ser também causado pelo transformador do próprio SAAE instalado dentro da nossa Estação de Tratamento.
O Engenheiro da COELBA, o Sr. Marcelo Machado, acabou de ligar informando a vinda de uma equipe reforçada de manutenção para resolver o problema. Estamos de plantão aguardando a equipe e com todos os operadores de tratamento de água em regime de alerta para iniciar o bombeamento imediatamente e sem interrupção pelas próximas 48 horas para compensar o período sem água.
Lamento profundamente os transtornos causados à população e reforço que a investigação sobre o problema é complexa e não descartamos a hipótese de falha em nossos equipamentos, mas somente a COELBA pode fazer esse diagnóstico.
Não descansamos em todo esse período, não deixamos de procurar soluções e nem temos problema financeiro algum, como, infelizmente, algumas almas infelizes querem nos atribuir. Esclareço que temos autonomia e somos independentes da Prefeitura em termos de administração econômica e financeira.
Finalizo informando que assim que tivermos uma previsão de funcionamento, colocaremos avisos nas rádios e no carro de som".

Técnicos trabalhando na Estação de Tratamento do SAAE (3 Paus), substituindo o transformador que alimenta as bombas que abastecem a cidade. Mesmo com a Coelba demorando 3 dias para diagnosticar o problema, enfim a solução.
Atualização - No momento, um novo transformador mais potente já está sendo colocado no local e os itajuipenses podem ficar tranquilos que o problema já está sendo resolvido. Sr. Alex Gonzaga (diretor do SAAE), "lamenta muito a demora excessiva da COELBA no atendimento, pois além de estar com todas as contas em dia, o serviço prestado pelo SAAE é prioritário e essencial para a comunidade. Lamentamos o ocorrido mas, graças a Deus problema já está sendo solucionado", finalizou.

Por Alex Gonzaga - Diretor do SAAE