domingo, março 17, 2013

COOPTRALSULBA DE ITAJUÍPE PARTICIPA DO 1º ENCONTRO DA FEDERAÇÃO DAS COOPERATIVAS DO TRANSPORTE COMPLEMENTAR DA BAHIA NA CIDADE DE TEIXEIRA DE FREITAS

1º Encontro Estadual da Federação das Cooperativas
de Transportes Complementar da Bahia

Comitiva da Cooperativa de Transporte de Itajuípe
com a Ver. Erlita de Teix. de Freitas

Puba, Kenoel, José Nilson e Luiz Claudio

                                     
                                                        Ver. Erlita, Peugeout, Luiz Claudio

                                                          Puba, Erlita, Peugeout, Ceará e Assis

                                                            Luiz Claudio, Dep. Est. Bira Corôa

                                     
                                                            Bicudo, Assis, Bira Corôa, Ceará e Puba

                                                                Dep. Estadual Fátima Nunes
 
Prefeito de Teixeira de Freitas - João Bosco, Ver. Erlita
e o Prefeito de Guaratinga Kenoel Viana
 
                                           O Sec. de Planejamento Rogério Pinto, recepcionando
                                                    os amigos conterrâneos no Encontro da Federação das Cooperativas

Aconteceu neste sábado (16/03) na cidade de Teixeira de Freitas no extremo sul da Bahia o 1º Encontro Estadual da Federação das Cooperativas do Transporte Alternativo e Complementar da Bahia. O evento reuniu mais de 200 pessoas, com uma carreata pelas principais ruas da cidade a caminho do espaço de eventos próximo a UNEB, onde foram realizadas palestras e discussões sobre o tema: PRINCIPAIS DIFICULDADES ENCONTRADAS PELO TRANSPORTE COMPLEMENTAR e REGULAMENTAÇÃO MUNICIPAL DA LEI 11.378/2009 que reconhece o Transporte Complementar. Compareceram e participaram do evento o Prefeito de Teixeira de Freitas Dr. João Bosco, o Prefeito de Guaratinga Dr. Kenoel Viana, a Vereadora Erlita Freitas, autora do Projeto de Lei que regulamenta no município o Transporte Alternativo e Complementar, o evento contou ainda com as presenças ilustres dos Deputados Estaduais: Fátima Nunes e Bira Corôa, ambos defensores ferrenhos da Regulamentação da Lei 11.378/2009 na Assembleia Legislativa do Estado.  A equipe de Secretários de Governo Municipal estiveram abrilhantando o evento, e ninguém menos do que o nosso querido amigo e conterrâneo Rogerio Pinto – Sec. de Planejamento da Prefeitura de Teixeira de Freitas, adiou uma reunião importante da sua pasta para fazer as honras da casa e recepcionar os representantes da Cooperativa de Transporte Alternativo e Complementar do Sul da Bahia que se fez presente na pessoa do seu Presidente Luiz Claudio e dos membros: Puba, Assis e Ceará que é também Pres. da ATACI (Associação do Transporte Alternativo e Complementar de Itajuípe).
O Presidente da COOPTRANSASTE, Peugeout, foi o mestre de cerimonia e organizador do evento. Presença marcante de José Nilson Presidente da Cooperativa de Guaratinga.

O prefeito de Teixeira de Freitas, João Bosco abriu a Conferencia, agradecendo a presença marcante das cooperativas, fez um descritivo a cerca da sua luta em prol do transporte complementar e reconhece a importância do movimento que muito ajudou o seu projeto politico culminando na sua magnifica vitória arrasadora. Em seguida fizeram uso da palavra, a nobre vereadora Erlita de Freitas, que teve o nascedouro da sua indicação e apoio politico decisivo da sua campanha na COOPTRANSASTE, em retribuição a mesma luta na Câmara Municipal para regulamentar a Lei Estadual 11.378/2009 que cria o Transporte Alternativo. Segundo a sequencia dos discursos a Dep. Fátima Nunes falou da sua luta na assembleia juntamente com Bira Corôa e outros companheiros de partido para a regulamentação definitiva da Lei 11.378/2009. O Dep. Bira Corôa saudou a todos e falou da sua luta incansável em defesa do Transporte Complementar na Bahia.
As 13:00h houve um intervalo para o almoço numa churrascaria estrategicamente funcionando ao lado do espaço de eventos, o almoço foi oferecido de cortesia pela FEDERAÇÃO DAS COOPERATIVAS, um caprichoso e suculento churrasco (perdeu quem não participou do evento).
As 14:00h foi reiniciado os trabalhos com uma palestra do Deputado Bira Coroa e uma rodada de discussões, onde foi franqueada a palavra a todos os “loteiros” (motoristas de lotação) presentes.
As queixas eram muitas e a grande maioria recorrente. Contatou-se que a AGERBA (Agencia de Regulação de Transportes Rodoviários na Bahia) é a recordista de queixas e reclamações. Intransigência, Abuso de Poder e Profissionais Desqualificados. As Intransigências vão desde uma abordagem abusiva a qualquer dono de veículo que transporte no seu veículo uma quantidade de pessoas superior a 2 pessoas e a aplicação de autos de infração a motoristas que nem sequer foram parados e autuados, mas que recebem as multas pelo correio. Os valores abusivos das multas também foram foco dos debates, a qualquer veículo autuado é aplicado de imediato uma multa superior a 2 mil reais.

Outra questão que foi também muito debatido é a questão da participação de policias militares nas perseguições e abordagens aos veículos que conduzem mais de 3 pessoas (incluindo o motorista). Na maioria das vezes, apresentam-se de forma descortês, insinuando que o motorista esta fazendo lotações, em alguns casos são grosseiros e ameaçam levar os veículos presos.
O nobre Deputado Estadual Bira Coroa ouviu todos os reclames pediu que todas as cooperativas presentes fizessem seus relatórios e enviasse para o seu e-mail e mandassem também todas as autuações (escaneadas) da AGERBA que foram recorridas pelos motoristas.

“É uma batalha árdua que vamos travar com os representantes da AGERBA e Comando maior das Policia Militar, no intuito de coibir abusos de poder e intransigências praticadas por prepostos das duas entidades, mas para isso precisamos nos manter unidos e vigilantes. Conseguimos quebrar um palito de fósforo, mas não conseguimos quebrar 50 palitos de fósforo de uma só vez... UNIDOS SOMOS FORTES e formamos um PODER,  o meu gabinete está e estará sempre aberto para iniciativas como esta de vocês, membros das Cooperativas de Transporte Complementar. Apoio sempre as lutas justas e corretas”. finalizou o Dep. Bira Corôa.
Para finalizar o Anfitrião, Peugeout, Diretor da Federação das Cooperativas de Transporte Complementar da Bahia, agradeceu as presenças de todos e anunciou que no próximo ano o 2º Encontro Estadual da Federação será em uma outra cidade cuja Cooperativa seja participante da Federação.

Deputado baiano Claudio Cajado quer censurar a web

 
Dep. Est. Claudio Cajado
Recém-empossado no cargo de procurador da Câmara dos Deputados, o deputado Cláudio Cajado (DEM-BA) flerta com a censura na web, afirma reportagem da Veja.
Ele pretende banir da internet todo conteúdo que, em sua avaliação, represente calúnia, injúria ou difamação a congressistas. Sob o argumento de ser “responsável pela defesa da honra e da imagem da instituição e de seus parlamentares”, o parlamentar quer fechar um acordo com o Google para facilitar a retirada de vídeos do YouTube e textos do Blogger, ambas plataformas da empresa, sem necessidade de notificação judicial. A ideia do deputado é tornar sistemáticas iniciativas ocorridas nas eleições de 2012, quando candidatos a prefeito e vereador pleitearam a retirada do ar de conteúdos que não lhes eram simpático. Segundo relatório do Google, entre janeiro e junho de 2012, órgãos das diferentes esferas do poder público (federal, estadual e municipal) solicitaram a remoção de 2.310 conteúdos publicados em suas plataformas.
 
NOTA DO BLOG - Por que será que este cidadão quer a todo custo aprovar uma Lei Retrógrada e reacionária? Politico que não gosta e não quer ser criticado pelos seus atos, que mude de profissão, e vá exercer uma outra atividade.
Essa atitude é típica aqui na Bahia pelos políticos carlistas, os intocáveis. Ditadura já caiu excelência, o povo precisa saber de todos os atos políticos de todos vocês, indistintamente, e como disse com muita propriedade o meu amigo Deputado Bira Corôa: "Eu não sou Deputado, Estou Deputado..." um exemplo de humildade, respeito e sinceridade para com o povo.

ITAJUÍPE: PREFEITA GILKA BADARÓ ASSINA TERMO DE ADESÃO AO SISTEMA NACIONAL DE CULTURA.

Sec. de Cultura - Jequinha \ Prefeita Gilka Badaró e Sec. de Educação Nádia do Vale
 
 
 
 
 
A prefeita Gilka Badaró (PSB), assinou hoje pela tarde, após discussão na Fundação Lourdes Lucas, termo de adesão ao Sistema Nacional de Cultura; compromisso de criação também do Sistema Municipal de Cultura que prevê a criação da Secretaria Municipal de Cultura; Plano Municipal e o Fundo de Cultura. A Diretora de Cultura do município, Maria Angélica considerou o evento como de estrema importância para o desenvolvimento cultural no município. Vários segmentos sociedade civil participaram das discussões. Onze propostas foram elencadas, pelos agentes culturais como prioridades para este ano, conforme  vigência  do PPA 2010-2013 , Conferencia Municipal de Cultura (2011) e propostas  de campanha do Plano de Governo da Prefeita Gilka Badaró. A partir de agora a cultura itajuipense passa a ser valorizada  pelos poderes Executivo e Legislativo.
Fonte: Blog ATROMBETA

ITAJUÍPE: SECRETÁRIO, FÁBIO CARVALHO BUSCA RECUPERAÇÃO ECONÔMICA DA CIDADE.

Eduardo Fontes - Pres. da ACI de Itabuna \ Empresários Alline Marques e Ivo Teles com o Sec. Fábio Carvalho

 
 
O Secretário de Desenvolvimento Econômico de Itajuípe, Fábio Carvalho, vem desenvolvendo importantes ações visando  a recuperação econômica da cidade, dirigida pela prefeita Gilka Badaró (PSB). Fábio tem conversas bem adiantadas com empresários desta e de outras regiões para implantação de novas empresas em Itajuípe. O resultado desses contatos deverá aparecer já no começo do segundo semestre deste ano. Mas, enquanto isso não acontece, o secretário viabiliza a reativação da Associação Comercial e Empresarial do município, que estava com atividades paralisadas há um bom tempo e deve ressurgir, com toda força, num curto prazo. O projeto tem o apoio do presidente da ACI de Itabuna, Eduardo Fontes, que será o patrono da associação itajuipense.
Fonte: Blog ATROMBETA