sexta-feira, agosto 09, 2013

ENCERRA HOJE A NOITE A 5ª PLENARIA DO PPA - PARTICIPATIVO


Numa série de 5 Plenárias, que começou na segunda-feira, hoje chega ao final das Plenárias Temáticas, cujo tema será SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA, cujas Áreas Temáticas são: 01 SAÚDE; 02 SANEAMENTO. Local: Salão Paroquial da Igreja Matriz do Sagrado Coração de Jesus, as 18:30hs.
Os munícipes tem comparecido as Audiências Públicas e nas Plenárias Temáticas. Temos registrado presenças de representantes das Sociedades Civis, Representantes do Poder Público Municipal, Estudantes e Professoras, Associações de Distritos. Registramos aqui as presenças de alguns edis que deram a sua contribuição de participação, a exemplo do edil Edmilson, Raimundo da AABB, Zé do Lactário, Pádua, Ivan Júnior, e Gean Vasconcelos dentre outros.








Temos a certeza de estar fazendo a nossa parte, cumprindo o nosso dever, quanto imprensa, estamos dando visibilidade as Plenárias e eventos do PPA - Participativo, divulgando nas Redes Sociais, Sites e Blogs a importância e relevância de sermos co-autores do planejamento das ações administrativas municipais no período compreendido entre 2014 e 2017. 

quinta-feira, agosto 08, 2013

CÂMARA MUNICIPAL DE ITAJUÍPE REABRE OS TRABALHOS LEGISLATIVOS DO 2º PERÍODO DE 2013



Foi realizada nesta quinta-feira(08), às 09h30, na Câmara Municipal de Itajuípe, a Sessão de Abertura do 2º Período da 15ª Legislatura, a solenidade foi presidida pelo Edil Eduardo Portela. Regimentalmente, configura o retorno dos trabalhos dos nobres edis, após o recesso Legislativo. A Exma. Sra. Prefeita Gilka Badaró se fez presente à sessão solene de abertura, com o vice-Prefeito Jorjão e acompanhada também de alguns Secretários de Governo.
A Sessão contou ainda com a presença de lideranças políticas, representantes da sociedade civil, e alguns munícipes. 

O Presidente Portela, no uso da palavra, saudou a Mesa, a Prefeita Gilka Badaró, aos seus pares presentes, ao vice-prefeito Jorjão, aos membros do governo municipal presente, agradecendo a presença de todos. Disse da certeza de ter cumprido a missão de Presidir aquela Casa no primeiro período, juntamente com os seus pares. E renovou a vontade de continuar trabalhando nesse segundo período que se inicia.


A Exma. Sra. Prefeita Gilka Badaró, cumprimentou a mesa e o público presente, dizendo que para a mesma, era uma honra estar presente à Solenidade de Abertura dos Trabalhos Legislativos, em seguida fez uma retrospectiva das suas ações como gestora e das boas conquistas do município.
Informou a Câmara que em atendimento a um pedido do Ministério da Educação designou a Secretaria de Educação do Município que entrasse em contato com o ex-prefeito Marcos Dantas e\ou a sua vice-Graciela Dantas, para que um ou outro se dignassem a assinar os documentos do MEC para que a Obra da Creche tivesse prosseguimento, documentos esses necessários para a conclusão da Obra da Creche, resultado: ambos se NEGARAM A ASSINAR O DOCUMENTO! “O que leva essas pessoas, que tanto usufruíram do poder, a negar o direito do povo de ter uma creche?” desabafou a Prefeita.

Concluindo, disse da certeza da permanência do diálogo sempre em busca do entendimento, na necessidade de melhor engajamento entre os poderes Executivo e Legislativo na busca de melhores soluções para o nosso município.

O Presidente Portela, quebrou o protocolo de Sessão Solene e franqueou o uso da palavra de 2 minutos para cada edil fazer uso.


Depois do pronunciamento dos nobres edis que usaram da palavra, o Presidente Portela, mais uma vez agradeceu a todos e oportunamente convidou os presentes para a próxima Sessão e deu por encerrada a Sessão Solene.


ITABUNA: PLÍNIO ADRY ASSUME SECRETARIA DA SAÚDE



Ao assumir o cargo de Secretário da Saúde de Itabuna, em cocorrida solenidade, na tarde de hoje, o pneumologista Plínio Ferreira Adry disse que somente aceitou retornar à cidade pelo seu compromisso com a atenção básica de saúde. O médico declarou que nas conversas com o prefeito Claudevane Leite externou o desejo de ver as unidades básicas de Saúde funcionando plenamente, com médicos e profissionais cuidando da saúde da população.

– Tenho certeza de que com as unidades em atividade plena, o trabalho aparece e a população fica satisfeita – disse o novo secretário Plínio Adry, que substitui o seu colega Renan Araújo, a quem fez referências elogiosas por ter conseguido o retorno do comando único da saúde e equipamentos e mobiliário para as unidades de saúde e Hospital de Base pelo bom trânsito no Ministério da Saúde e na Secretaria de Saúde da Bahia – Sesab.

Plínio Adry recordou sua luta como secretário de Saúde, entre 1989 e 1992, para a municipalização dos serviços em Itabuna. “Tivemos muitos problemas no início, já que a cidade não tinha hospital público e a hierarquização do Sistema Único de Saúde exigia. Então, iniciamos o projeto do Hospital de Base, que atualmente está sendo recuperado pelo médico Paulo Bicalho com o apoio decisivo do prefeito Claudevane Leite”, disse, acrescentando que, com a atenção básica funcionando, os postos de Saúde voltarão a ser “portão de entrada do sistema”, a sua principal finalidade.

Fonte: http://www.politicosdosuldabahia.com.br/v1/

quarta-feira, agosto 07, 2013

SAIU NO RADAR




Estudantes denunciam uso de transporte escolar para viagem a Lapa 
Por: Radar Notícias - Data: 06/08/2013 - 08:20:04

Estudantes que moram em Itajuípe e estudam em faculdades de Itabuna e na Universidade Estadual de Santa Cruz, entraram em contato com a equipe do Radar, para denunciar o que eles chamam de descaso, por parte da prefeitura municipal.

De acordo com um estudante, a prefeita Gilka Badaró retirou os três ônibus escolares ofertados aos estudantes da UESC, FTC e UNIME, que serve como transporte também para os estudantes de ensino médio e fundamental das escolas situadas na cidade em Itabuna, para levar um grupo de pessoas para a Lapa, deixando os estudantes sem auxílio algum para se deslocarem para Itabuna e Salobrinho, onde fica a UESC.
Segundo os estudantes, eles não foram avisados sobre a retirada dos ônibus, para que se preparassem financeiramente para a conturbada semana. “Hoje ficamos, nós estudantes, plantados no ponto de ônibus esperando-os sem saber de nada do que estava acontecendo. Essa é só mais uma falta de respeito cometido pela Sra. prefeita à população itajuipense”.
Estudantes da UESC reclamam ainda, que fora o descaso, eles estão sendo obrigados a gastar cerca de R$ 10 reais todos os dias com o transporte. “Se vem recursos para manter o transporte dos estudantes, exigimos os ônibus escolares sempre a serviço de nós estudantes. Para quem diz que a juventude é prioridade, você está devendo prefeita".



Pessoal, eu concordo em parte com vocês, na questão do transporte para os estudantes das universidades e cursos técnicos em Itabuna. Realmente faltou à comunicação, realmente faltou um carro de som na rua, faltou um aviso na rádio, nesse ponto todos estão certíssimos. Porém a título de esclarecimento, o que aconteceu foi o seguinte: Em atendimento aos anseios dos estudantes e reconhecendo que os ônibus que estavam rodando para atender aos nossos estudantes poderiam ser muito melhor, foi trocado o fornecedor dos ônibus, o qual, nos prestou serviços de transportes até o dia 31 de Julho, o novo fornecedor ficou de nos entregar os novos ônibus no dia 1 de Agosto, porém, eles (os fornecedores) ainda não nos entregou os ônibus, por motivos internos deles, os quais, ainda não nos foi informado, a troca dos ônibus está ocorrendo justamente, no intuito de melhorar o atendimento aos nossos alunos, por respeitar e entender as necessidades dos estudantes, os ônibus que possivelmente chegarão até o próximo final de semana, não são “0Km”, são usados, porém em melhores condições de uso, do que os anteriores. Existe a previsão de mais dois ônibus novos (esses sim 0Km), mas servirão apenas ao ensino fundamental da zona rural como determina a legislação específica do FNDE. Quanto a questão de se reorganizar a Associação dos estudantes, sem dúvida, teria muito mais legitimidade para as lutas e reivindicação ou protestos que porventura possam acontecer, muito embora, seja o dialogo das partes interessadas mais frutífero, porém a Associação tem que ser organizada e transparente, no caso particular, na ocasião, eu mesmo pagava, mas não gostava, porque eu não sabia o que era feito com dinheiro arrecadado, não havia prestações de contas.
Por: Luciano Marques Figueiredo Junior

FRASE PROFERIDA PELO EDIL EDMILSON BORGES: "Antigamente as brigas políticas eram com a FOICE e hoje é com o FACE."

NOTA DO BLOG
Vocês estão praticando uma antiga Lei do Velho Oeste: Primeiro atira no sujeito, depois dele caído pergunta-se quem era o cara e o que ele fez. Se quer se fazer uma crítica embasada em fatos reais, há de primeiro procurar saber da parte acusada (no caso em tela a Prefeitura) se realmente a informação repassada por uma aluno (?), realmente procede. Somente para clarear as ideias conturbadas e equivocadas, A Sra. Prefeita e nenhum dos seus auxiliares diretos ou indiretos mandou ou emprestou os ônibus escolares para viagem de romaria a Lapa.
Conforme fomos informados, o novo fornecedor dos novos ônibus contratados pela Prefeitura Municipal de Itajuípe, ele sim, já tinha ofertado (alugado) para particulares os seus ônibus para viagem para a Lapa, motivo pelo qual ele (o fornecedor) não pode cumprir o prazo de entrega dos referidos ônibus no prazo negociado a Prefeitura, para que a mesma disponibilizasse para os estudantes.
Para os estudantes que sinalizaram que “no passado não era assim”, realmente não era assim (Deus nos livre), era tenebroso mesmo! Como por exemplo: Alugar Maquinas e Tratores, na cidade de Sta. Maria da Vitória por 1,5 milhão de reais; Paralisar uma obra como a Creche da Pitangueira, obra inacabada, sem pagar aos trabalhadores, não deixar informação contábil alguma de previsão para o término da obra; Descumprimento total dos TAC´s (Termo de Ajuste de Conduta); Não prestar contas da arrecadação do mês de dezembro de 2012 um total de 4 milhões de reais e dá calote em todo funcionalismo, pensionistas e aposentados e não deixar débito algum empenhado; Ser colecionador de Contas Reprovadas pelo TCM; E o pior se negar a entregar ao TCM as Prestações de Contas de Junho a Dezembro de 2012. NO PASSADO ERA COMO MESMO????