quinta-feira, janeiro 31, 2013

LÍNGUA FERINA


Soubemos pelos bastidores da politica local, que determinado empresario do ramo de postos e combustíveis se manisfestou favorável em adquirir um terreno nas proximidades da saída da cidade, para a construção de um posto de combustíveis  o que na pratica é inteiramente "seja bem vindo", pois é mais gente que se emprega, é mais impostos para a prefeitura e é também uma opção de livre concorrência comercial, que é amplamente normal em todas as cidades do pais. A cidade vizinha de Coaraci por exemplo tem dois postos de combustível, Uruçuca tem 2 postos de combustível e por ai vai.
Corre a boca miúda que na bancada de oposição a prefeita já tem alguns edis que já sinalizaram contrário ao projeto que prevê a concessão para a construção de um posto de combustível na cidade, que por sinal obedece as normas de segurança e código de postura do município.
Vamos esperar a coisa tomar corpo, para não sermos precipitados. Mas na oportunidade questionaremos aos edís que se opõem a construção de um novo posto de combustível, que gerará emprego e renda para o município, o que há por trás da oposição birrenta, intransigente e pessoal?. Lembro-me que na posse dos mesmos, todos eles em seus discursos fervorosos anunciaram que: "o que for de bom para o município apoiaremos..." QUEREMOS VER ISSO NA PRÁTICA!
Pelo amor de Deus, não transformem o Poder Legislativo numa casa de barganhas. Os salários que são bem pagos aos nobres edís são para criação de projetos, fiscalização das ações do executivo, representação popular e encaminhamento de reivindicações dos munícipes.
VAMOS AGUARDAR A ABERTURA DOS TRABALHOS LEGISLATIVOS.


GOVERNADOR VEM A URUÇUCA E ITAJUÍPE

URUÇUCA/SERRA GRANDE: PREFEITA RECEBE 
GOVERNADOR JAQUES WAGNER NESTE SÁBADO



O governador da Bahia, Jaques Wagner desembarca neste sábado, dia 02 de fevereiro, às 09h00min, em Serra Grande, distrito de Uruçuca. Ele fará a entrega da Sistema de Esgotamento Sanitário do distrito.
Wagner será recebido pela prefeita de Uruçuca, Fernanda Silva e logo após a inauguração segue para a cidade de Itajuípe.
FONTE: http://urucucanoticias.blogspot.com.br/

NOTA DO BLOG: O Governador chega a nossa cidade para fazer a cerimonia de entrega oficial de um aparelho de tomografia para a Fundação Lourdes Lucas. Para a nossa cidade é uma benção, visto que esses exames são caros e difícil para se conseguir um exame na rede SUS. O ex-Prefeito Marcos Dantas nunca visitou e nem participou de nada que acontecia na Fundação Lourdes Lucas, que tem o seu trabalho social permanente, com cursos ministrados, consultas e atendimentos médicos. PARABÉNS EDMON LUCAS! Parabéns Fundação Lourdes Lucas. 

Veja as vantagens que serão oferecidas pelas Cidades Digitais


O projeto-piloto Cidades Digitais proporcionará eficiência na gestão pública, melhor atendimento ao cidadão e desenvolvimento local às cidades brasileiras.

O projeto possibilita a modernização da gestão das cidades com a implantação de infraestrutura de conexão de rede entre os órgãos públicos além da implantação de aplicativos, com o objetivo de melhorar a gestão e o acesso da comunidade aos serviços de governo. Podem participar da seleção prefeituras e regiões administrativas do Distrito Federal (DF).

As cidades recebem softwares para os setores financeiro, tributário, de saúde e educação, e os servidores públicos serão capacitados no uso específico dos aplicativos e da rede, assim como nas Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs). Também está prevista a instalação de pontos de acesso à internet para uso livre e gratuito em espaços de grande circulação em locais definidos a critério das prefeituras.
Resultado de ação transversal de articulação entre órgãos do Governo Federal, o projeto tem a parceria do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, por meio de licitação na modalidade de registro de preço nacional para a aquisição dos aplicativos de softwares públicos básicos. O BNDES oferecerá linhas de financiamento de kits de sistemas de gestão e softwares, bem como para ampliação das redes digitais das prefeituras.
O orçamento destinado ao projeto de implantação das cidades digitais é de R$ 40 milhões de reais, divididos para 80 municípios.

Modelo básico do projeto-piloto

  • Conexão entre os órgãos públicos
  • Implantação de aplicativos de gestão para os setores financeiro, tributário, de saúde e educação
  • Capacitação de servidores públicos no uso específico dos softwares e nas TICs
  • Acesso da população aos serviços de governo eletrônico
  • Pontos de acesso público à internet em praças, rodoviárias ou outros espaços

terça-feira, janeiro 29, 2013

Movimento dos Sem Terra se reúne com Gilka Badaró em Itajuípe

 


DSCF3761
Reunião no Gabinete da Prefeita


Representantes do Movimento dos Sem Terra (MST) estiveram reunidos na manhã desta terça (29), na Prefeitura de Itajuípe, com a prefeita Gilka Badaró e boa parte de seu secretariado a exemplo da professora Nádia do Vale, Secretária de Educação, Humberto Badaró, Secretário de Administração, Cadja Nunes, Secretária de Desenvolvimento Social, José Edilson, Secretário de Obras, professora Jequinha, Diretora de Cultura, representantes da Secretaria de Educação e os vereadores Pádua, Jean, Edmilson e Tafarel.
Na pauta do MST estavam inscritas reivindicações para os assentamentos Rosa Luxemburgo (Região do Taimbé), Cruzeiro do Norte, Luanda e para o acampamento Pátria Livre (Arco Íris).

DSCF3888
Wilson representante do MST
As principais demandas giram em torno da educação, onde o líder do movimento na região, Wilson Pianissola expôs à prefeita a necessidade de rever a localização de escolas na Zona Rural de forma a atender as crianças com mais comodidade e também a implantação de turmas do EJA (Educação de Jovens e Adultos). Em relação à Merenda Escolar também houve um debate sobre uma solução para atender às escolas localizadas nos assentamentos, onde foi citado que o acesso é complicado, tornando-se mais prático o preparo da merenda nas próprias escolas. Na saúde os membros da comissão do MST solicitaram atendimento médico, ao menos uma vez por mês nos assentamentos Cruzeiro do Norte e Rosa Luxemburgo. Em relação ao assentamento Luanda o atendimento já é feito pela Unidade de Saúde do distrito de Sequeiro Grande.
Outras reivindicações foram no segmento de infra-estrutura como abastecimento de água potável e melhorias nas estradas vicinais. A Cultura, o Esporte e o Lazer finalizaram a pauta das discussões.
Gilka Badaró - Prefeita de Itajuípe
A prefeita Gilka Badaró disse que a reunião foi produtiva e proveitosa, já que o mais importante nesse primeiro momento é o diálogo com os representantes do movimento. Ela fez ver a todos que estavam na reunião que as dificuldades deste início de mandato são grandes, mas que não viu na pauta de reivindicações nenhuma solicitação impossível de ser atendida. “Alguns casos serão resolvidos de imediato, outros nós precisamos de um tempo para nos organizar, mas o importante é que estamos atentos às reinvindicações de vocês e estamos a disposição para tentar atende-los” disse a prefeita.
O representante do MST, Wilson Pianissola falou à reportagem do PortalMix que a reunião atendeu as expectativas do movimento e disse que o MST não quer criar problemas para a administração municipal, mas sim ser um parceiro em busca de benefícios para os assentados.
Militantes do Movimento fizeram uma caminhada pelas ruas de Itajuípe

FONTE: http://www.portalmix.com.br/movimento-dos-sem-terra-se-reune-com-gilka-badaro-em-itajuipe/

REATIVAÇÃO DA ASSOCIAÇÃO COMERCIAL DE ITAJUÍPE

Allyne Almeida Barros e o Sec. de Desenvolvimento Econômico, Fábio Carvalho
O Sec. de Desenvolvimento Econômico, Fábio Carvalho está numa caminhada diária “correndo a freguesia”, visitando os comerciantes locais com o objetivo de conscientizar todos da grande necessidade da REATIVAÇÃO da Associação Comercial de Itajuípe e ficou bastante animado com o eco que suas palavras encontraram. A peregrinação tem sido constante, mas a causa é interessante para a melhoria e organização do comercio de Itajuípe.
Conforme contatos estabelecidos com os comerciantes locais, foi ventilado o nome da comerciante Allyne Almeida Barros, sócia-proprietária da Loja do Real para ser a nova Presidente da Associação Comercial de Itajuípe, que por sinal foi um nome de consenso entre os comerciantes locais contatados. Os próximos passos serão definitivos para em comum acordo com os comerciantes se formar a chapa da nova diretoria tendo como cabeça da chapa Allyne Almeida Barros.

Já foram contatados os comerciantes: Marcio Vinhas, Dunda, Teles, Damares, Chico da farmácia, Sinho, Mara, Alessandra, Alan do Frigorífico, Vinicyus Guimarães e Renato Junior.
A nova diretoria eleita e empossada terá pela frente grandes desafios, um deles é a próxima campanha natalina 2013. O planejamento tem que começar logo.

“Precisamos tornar os comerciantes locais, nossos parceiros. Com a proximidade do comercio de Itabuna, maior oferta de produtos, termina os nossos munícipes se dirigindo para comprar no comercio de Itabuna. Temos que urgentemente mudar essa consciência do povo itajuipense. COMPRAR NO COMERCIO LOCAL preferencialmente, esta deve ser a tônica das nossas conversas, para isso deve ser necessário se organizar e se unir em torno de um objetivo, é por isso que estamos aqui representando a chefe do executivo, a prefeita Gilka Badaró, para apoiarmos todas as iniciativas de melhoria de qualidade de vida do nosso povo”. Assinalou o Sec. de Desenvolvimento Econômico.

O GOV. JAQUES WAGNER IRÁ VISITAR ITAJUIPE NO PROXIMO SABADO (02/02)


O Governador Jaques Wagner visitará Itajuipe no proximo sabado dia 2, o horario ainda esta para ser confirmado, mas será pela parte da manhã. Na ocasião estará presente o Chefe de Gabinete do Governador Edmon Lucas representando a Fundação Lurdes Lucas entidade que ele mantem a mais de 5 anos e juntos estarão inaugurando o Centro de Mamografia da Fundação. A Fundação Lurdes Lucas desenvolve em Itajuipe importante trabalho com pessoas da comunidade na aprendizagem de diversos cursos. Na area de atendimento medico e numa parceria com a AFAI - Associação de Filhos e Amigos de Itajuipe a Fundação Lurdes Lucas promove exames gratuitos de mamografia com um especialista no assunto Dr. Jonga Lucas.