sábado, novembro 12, 2011

ITAJUIPENSES DEFENDEM QUE A UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL DA BAHIA DEVE SER INSTALADA PRÓXIMA A ITAJUÍPE

AUDIÊNCIA PÚBLICA NA FTC - INSTALAÇÃO DA UFSBA
LUCIANO MARQUES, DRA. JOANA ANGÉLICA E ERENILSON




LUCIANO MARQUES DEFENDENDO PROPOSTA
GUSTAVO LISBOA, JOSE CARLOS E LUCIANO


LUCIANO MARQUES, DRA. JOANA ANGÉLICA E ZÉ CARLOS N´GÃO

Aconteceu no dia 10 de novembro, na cidade de Itabuna, no auditório da FTC uma audiência pública sobre as exposições de proposituras para a instalação da UFSBA (Universidade Federal do Sul da Bahia). A Comissão Organizadora da audiência teve a frente o Vice-Reitor da UFBA – Luiz Rogério Bastos Leal, o Secretario de Educação de Itabuna, Gustavo Lisboa, e a Dra. Joana Angélica. Na explicitação do Vice-Reitor da UFBA Luiz Rogério a área necessária para implantação do Campus Universitário deve ser no mínimo 100 hectares.
Presente ao evento, o prefeito de Itabuna Capitão Azevedo, nas suas explanações o mesmo defende que a UFSBA deve ir para uma área próxima à cidade de Itabuna às margens da BR101, num local denominado Cerrado, em direção à cidade de Buerarema, uma área com um total de 400 hectares. Foi apresentado pelo Secretário de Educação de Itabuna, Gustavo Lisboa, um mapa geográfico das proximidades de Itabuna, baseado nessas informações técnicas o mesmo defende que a melhor localização mesmo é nas proximidades da BR101.
Estiverem presentes ao evento, representando a cidade de Itajuípe, inclusive apresentando um proposta viável e que vale a pena ser considerada, os jovens: Luciano Marques, Erenilson Santos e José Carlos “Ngão”, a proposta que os mesmos apresentaram e defenderam com bastante clareza e argumento é de que o melhor local para a instalação do campus da UFSBA é na Estação Joaquim Bahiana (quase desativada), próximo a divisa das cidades de Itajuípe e Barro Preto, também às margens da BR101, nos argumentos convincentes apresentados por Luciano Marques, representando a equipe presente de Itajuípe é de que a Estação Joaquim Bahiana já tem quase que toda a infraestrutura pronta: Pertence a União (CEPLAC), tem um laboratório pronto, água potável em abundancia, fica aproximadamente há 3 kms da cidade de Itajuípe e há 15 kms de Itabuna, passa próximo o cabeamento de fibra ótica, ônibus a cada 30 minutos nos dois sentidos Itajuípe – Itabuna, é bem mais próximo para quem vem das cidades: Ubaitaba, Uruçuca, Itapitanga, Alamadina e Coaraci.
Seguindo a linha de raciocínio argumentou o itajuipense José Carlos N´gão: "Com o anunciado da implantação do porto Sul, Estrada de ferro e a Universidade Federal do Sul da Bahia, a perspectiva da valorização de terras no Sul da Bahia cresceu em ritmo acelerado fazendo com essas terras duplicasse ou triplicasse o seu valor. Com isso vemos um corre e  corre para ver onde serão implantados  esses equipamentos. Quanto à Ferrovia Oeste e Leste e o Porto Sul são equipamentos que já estão definidos, quanto a Universidade ainda não foi determinado até então.
Descartando a possibilidade de Porto Seguro e Teixeira de Freitas fica a possibilidade da Região Cacaueira. Itabuna já sinaliza a implantação no seu município em uma área que estava destinada a ser o parque da cidade. Descobrir um Santo para cobrir outro.
Porém existe a possibilidade na região de uma área pertencente ao Governo Federal e que não está tendo utilidade social nenhuma. E que a mesma já foi motivo de ocupação por movimentos sociais de ocupação da terra. Está mesma área, que foi implantada no ano de 1969 com o intuito de ser uma estação experimental e que funcionou por muito tempo, pertence ao Ministério da Agricultura, que é a Estação Joaquim Baiana, localizado no Km 494 da BR 101 sentido Norte / Sul.
Como este espaço foi construído para  ser uma estação experimental e que possui uma área física bastante extensa,  nada melhor para a implantação da Universidade  pois o local já foi preparado para centro de pesquisa e nada melhor  que o referido local.
Seria de grande valia que os órgão responsáveis pela a implantação da Universidade, atentasse para essa possibilidade,  desde quando seria de fácil acesso dos municípios que a circundam,  (Almadina, Aurelino Leal, Barro Preto, Buerarema, Coaraci, Ibirapitanga,Itabuna, Itapitanga, Itajuípe, Ubaitaba, Uruçuca, etc) e com isto o custo para obtenção da área seria o mínimo possível." finalizou.
Há muitos interesses políticos em jogo, afinal a UFSBA tem um orçamento anual de 100 milhões e gerará aproximadamente 1500 empregos diretos.

quarta-feira, novembro 09, 2011

SESSÃO ITINERANTE DA CÂMARA MIRIM NO COLEGIO DR. LUIZ VIANA FILHO


SESSÃO ITINERANTE DA CÂMARA MIRIM
Hoje, quarta-feira, 09 de novembro de 2011, nas dependências da Escola Dr. Luiz Viana Filho, realizou-se mais uma Sessão Itinerante da Câmara Mirim, na presença de dezenas de alunos do colégio e visitantes que acompanham o evento itinerante. Na oportunidade foram explicitados pelos Vereadores Mirins o papel de cada um na formação da Câmara Mirim e o apoio incondicional da Câmara Municipal de Itajuípe, em particular ao edil Gean Silva, autor do Projeto da Criação da Câmara Mirim e que para dar maior apoio e credibilidade a Câmara Mirim, sempre se faz as Sessões Itinerantes.
A ênfase da criação da Câmara Mirim é proporcionar aos jovens estudantes, vereadores mirins, a aprenderem na prática como funciona o relacionamento entre o Legislativo e o Executivo Municipal, vivenciando como se desenvolvem as relações entre o poder público e a comunidade e poderem avaliar o papel do legislador e sua importância para a comunidade.
Os vereadores mirins, estudantes do ensino fundamental, escolhidos e eleitos, mediante voto direto e secreto, por suas escolas, podem defender suas posições, fazer discursos, polemizarem questões, votarem seus projetos com todas as normas e regras de uma sessão ordinária.
Muito embora a Câmara Municipal de Itajuípe tenha aprovado em sessão ordinária o Projeto de Lei de autoria do vereador Gean Silva, que autoriza o Chefe do Executivo Municipal a instituir a Câmara Mirim no Município de Itajuípe e estabelece normas para seu funcionamento, mesmo assim o Chefe do Executivo até a data atual nunca respondeu as reinvindicações dos Vereadores Mirins, mostrando descaso e desrespeito para com os jovens e a comunidade em geral.
Nas proposituras apresentadas pelos Vereadores Mirins hoje na Sessão Itinerante no Colégio Dr. Luiz Viana Filho, destacou-se os Pedidos de Providencias de alguns edís mirins: Thiago Figueiredo – Criticou a qualidade da merenda escolar oferecida pela rede municipal de educação e solicitou melhorias na qualidade bem como rodizio no cardápio.
Gilmar Marques – reiterou mais uma vez a Construção de 1 Quebra-Molas na altura do Bar o Corujão na Pça. Manoel Agostinho de Santana no Bairro Sta. Rita, o mesmo mencionou inclusive, que o Vereador Gean Vasconcelos é o autor do Requerimento na Câmara, que consta um abaixo-assinado com mais de 250 assinaturas e até hoje o Prefeito não tomou as providencias necessárias.
Larissa – Solicitou do Executivo a Construção de um Quebra-Molas na altura do Colégio Dr. Luiz Viana Filho, visto que é saída da cidade, onde movimenta muita gente e é perigoso o transito frequente e desenfreado de carros e motos, que pode ocorrer acidentes por parte de motoristas irresponsáveis.
Luana/Larissa – Em conjunto as duas Vereadoras Mirins solicitaram as melhorias sanitárias, bem como esgotamento e calçamento do bairro Acácio Almeida, próximo ao Centro de Abastecimento, argumentaram que é horrível para os moradores se deslocarem das suas casas principalmente neste período chuvoso, onde por conta disso os alunos residentes do bairro chegam aos colégios com os tênis sujos e às vezes até as pernas das calças enlameadas.