quarta-feira, novembro 09, 2011

SESSÃO ITINERANTE DA CÂMARA MIRIM NO COLEGIO DR. LUIZ VIANA FILHO


SESSÃO ITINERANTE DA CÂMARA MIRIM
Hoje, quarta-feira, 09 de novembro de 2011, nas dependências da Escola Dr. Luiz Viana Filho, realizou-se mais uma Sessão Itinerante da Câmara Mirim, na presença de dezenas de alunos do colégio e visitantes que acompanham o evento itinerante. Na oportunidade foram explicitados pelos Vereadores Mirins o papel de cada um na formação da Câmara Mirim e o apoio incondicional da Câmara Municipal de Itajuípe, em particular ao edil Gean Silva, autor do Projeto da Criação da Câmara Mirim e que para dar maior apoio e credibilidade a Câmara Mirim, sempre se faz as Sessões Itinerantes.
A ênfase da criação da Câmara Mirim é proporcionar aos jovens estudantes, vereadores mirins, a aprenderem na prática como funciona o relacionamento entre o Legislativo e o Executivo Municipal, vivenciando como se desenvolvem as relações entre o poder público e a comunidade e poderem avaliar o papel do legislador e sua importância para a comunidade.
Os vereadores mirins, estudantes do ensino fundamental, escolhidos e eleitos, mediante voto direto e secreto, por suas escolas, podem defender suas posições, fazer discursos, polemizarem questões, votarem seus projetos com todas as normas e regras de uma sessão ordinária.
Muito embora a Câmara Municipal de Itajuípe tenha aprovado em sessão ordinária o Projeto de Lei de autoria do vereador Gean Silva, que autoriza o Chefe do Executivo Municipal a instituir a Câmara Mirim no Município de Itajuípe e estabelece normas para seu funcionamento, mesmo assim o Chefe do Executivo até a data atual nunca respondeu as reinvindicações dos Vereadores Mirins, mostrando descaso e desrespeito para com os jovens e a comunidade em geral.
Nas proposituras apresentadas pelos Vereadores Mirins hoje na Sessão Itinerante no Colégio Dr. Luiz Viana Filho, destacou-se os Pedidos de Providencias de alguns edís mirins: Thiago Figueiredo – Criticou a qualidade da merenda escolar oferecida pela rede municipal de educação e solicitou melhorias na qualidade bem como rodizio no cardápio.
Gilmar Marques – reiterou mais uma vez a Construção de 1 Quebra-Molas na altura do Bar o Corujão na Pça. Manoel Agostinho de Santana no Bairro Sta. Rita, o mesmo mencionou inclusive, que o Vereador Gean Vasconcelos é o autor do Requerimento na Câmara, que consta um abaixo-assinado com mais de 250 assinaturas e até hoje o Prefeito não tomou as providencias necessárias.
Larissa – Solicitou do Executivo a Construção de um Quebra-Molas na altura do Colégio Dr. Luiz Viana Filho, visto que é saída da cidade, onde movimenta muita gente e é perigoso o transito frequente e desenfreado de carros e motos, que pode ocorrer acidentes por parte de motoristas irresponsáveis.
Luana/Larissa – Em conjunto as duas Vereadoras Mirins solicitaram as melhorias sanitárias, bem como esgotamento e calçamento do bairro Acácio Almeida, próximo ao Centro de Abastecimento, argumentaram que é horrível para os moradores se deslocarem das suas casas principalmente neste período chuvoso, onde por conta disso os alunos residentes do bairro chegam aos colégios com os tênis sujos e às vezes até as pernas das calças enlameadas.

Nenhum comentário: