terça-feira, fevereiro 01, 2011

Agricultores denunciam invasão de propriedades na região onde será implantada a Ferrovia Oeste-Leste


DEMÉTRIO BARRA

Os agricultores dos municípios de Ubaitaba, Aurelino Leal, Uruçuca, Itajuípe e Ilhéus estão denunciando a empresa Alta Engenharia contratada pela VALEC, concessionária do governo para construção da Ferrovia Oeste-Leste, que está realizando a medição topográfica de uma área que integrará o percurso onde será construída a Ferrovia Oeste-Leste que transportará minério de ferro de Caetité para o Porto de Ilhéus e que arbitrariamente vem invadindo as fazendas da região cortando cacaueiros e derrubando árvores sem a devida autorização dos proprietários da região.
O agricultor Demétrio Barra, proprietário da Fazenda Aconchego da Felicidade, na Região de Banco Central denuncia os prepostos da Alta Engenharia de invadirem as propriedades, abrindo caminhos, derrubando cacaueiros e arvores nativa da Mata Atlântica sem a autorização dos agricultores e nem do IBAMA uma vez que as áreas atingidas integram a reserva da Mata Atlântica.
Para Demétrio Barra os proprietários não estão contra a construção da ferrovia, mesmo considerando que o referido empreendimento pouco vai ajudar a região, pois existe a convicção de que os alegados empregos que surgirão pouco vai ajudar a população local, pois se trata de um sistema integrado que vai utilizar mais maquinas e equipamentos que mão de obra, e ainda que ofereça alguns empregos são para ocupação de pouca especialização o que significa emprego de salário mínimo.
Outro ponto a ser considerado por entender não serem necessárias grandes agressões ao meio-ambiente com o corte de cacaueiros e madeiras é a existência do traçado da antiga estrada de ferro que ligava Ilhéus a Ubaitaba, que após estudos técnicos poderia ser aproveitada já que pertence ao próprio governo sem necessidade de indenizações, resultando assim na redução de custos de implantação da ferrovia.

FONTE: http://correioitajuipense.blogspot.com/2011/01/agricultoresdenunciam-invasao-de.html

EDMON LUCAS É NOMEADO ASSESSOR DO GOVERNADOR WAGNER

Passou despercebida a nomeação do ex-secretário de Desenvolvimento e Integração Regional (Sedir), Edmon Lucas (PSB), no cargo de Assessor Especial do Governador, publicada no Diário Oficial do dia 27 deste mês. Na mesma edição, tornou-se pública sua exoneração da pasta estadual, vaga ocupada agora pelo secretário Wilson Brito. Lucas estava cotado para assumir a Secretaria de Relações Institucionais (Serin), mas o governador Jaques Wagner (PT) deve mesmo manter César Lisboa na pasta. No novo desenho da articulação política, Edmon Lucas, Lisboa e Fernando Schmidt, chefe de gabinete do governador, comporiam um mini-colegiado para tomar conta das movimentações políticas daqui para frente.


(Rafael Rodrigues)

FONTE: Extraido do Blog http://www.samuelcelestino.com.br/index.html

ENQUETE DOS PREFEITURÁVEIS DE ITAJUÍPE 2012

Amigo Internauta, seguidor do nosso Blog, depois de ouvirmos algumas opiniões de amigos resolvemos encarar essa empreitada de postar uma ENQUETE DOS PREFEITURÁVEIS de itajuípe para o ano de 2012. Desde já, deixamos bem claro a nossa imparcialidade nos resultados da Enquete. A nossa intençao não é de maneira alguma promover quem quer que seja. O internauta tem todo o direito de votar em quem quer que seja e se preferir emitir um comentário. Ao voce acessar o nosso Blog aparecerá um janela (POP UP) com a enquete, se não aparecer é porque o seu navegador deve estar com a opção anti-pop up selecionada, localize no seu navegador e desabilite a função ou então copie e cole o link abaixo e cole no seu navegador, que lhe direcionará diretamente para a enquete. Boa Sorte.
http://www.enquetes.com.br/popenquete.asp?id=952364

domingo, janeiro 30, 2011

QUASE 700 MIL GASTOS COM ALUGUEL DE MAQUINAS E TRATORES

Na entrevista de quinta-feira ao meio-dia na rádio FM 104,9, uma coisa alarmante chamou atenção quando o Presidente da Câmara, O Ver. Edmilson Borges informou no microfone da rádio 104FM que a Prefeitura Municipal de Itajuípe (baseado nos dados fornecidos pelo TCM), gastou no ano de 2009 quase 700 mil reais com terraplanagens nas estradas rurais e na periferia da cidade. Ocorre que segundo informações colhidas com os cacauicultores da região e trabalhadores rurais a situação das estradas vicinais é péssima, nada foi feito para minorar a situação. Nenhuma máquina foi passada e nenhuma caçamba de cascalho foi colocada. Aí perguntamos em que foi gasto mesmo esses quase 700 mil reais que o Prefeito Marcos Dantas alega e jura que gastou com maquinas de terraplanagens no ano de 2009? De uma coisa temos a certeza o “Buraco tá grande mesmo”, cratera de vulcão.

A Câmara tem o dever de inquirir o Prefeito sobre essa informação desencontrada. Esperamos que isso seja esclarecido e o dinheiro devolvido aos cofres públicos.


REUNIÃO DO TOPA AVALIA PROGRAMAÇÃO DAS ATIVIDADES DE 2011 EM ITAJUÍPE-BA.

Associação Brasileira de Apoio aos Recursos Ambientais – Abará realizou, no dia 18 de janeiro de 2011, às 14h, uma reunião com as coordenadoras do Programa Todos pela Alfabetização – Topa, realizado pela instituição no município, em parceria com o Governo do Estado da Bahia, por intermédio da Direc 7, de Itabuna, e a Prefeitura Municipal de Itajuípe (Secretaria de Educação, Cultura, Esportes e Lazer). O encontro de planejamento teve o objetivo de avaliar o trabalho realizado nos últimos três anos e iniciar o planejamento das atividades de 2011. Foi realizado na Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste da Bahia – Amurc e teve a participação do Coordenador Técnico de Projetos da Abará, Marcos Luedy, da Coordenadora Técnica do Topa, Maria Eliene Santos e das coordenadoras de equipe, professoras Gilda da Silva Araújo e Cristiane Santana e a instrutora Conceição Silva. Na ocasião foram discutidos os principais resultados alcançados durante os três anos e as dificuldades encontradas para reduzir o analfabetismo em Itajuípe.

A Coordenadora Técnica Maria Eliene Santos ressaltou a importância do Topa em Itajuípe e a necessidade de promover, cada vez mais, a integração da equipe, formada pelas coordenadoras, instrutoras e alunos. Também lembrou que a parceria entre o governo do Estado, a Prefeitura e a Abará são fundamentais para o sucesso do Programa. Marcos Luedy, Coordenador Técnico da Abará afirmou que todos devem lutar para colocar Itajuípe “com índices cada vez menores de analfabetismo, tornando o município uma referência no Estado. Para isso precisamos consolidar esse trabalho e já elaborar um projeto de continuidade, visando essa meta”

As instrutoras Gilda da Silva Araújo e Cristiane Santana sugeriram, ambas, a melhoria das condições de trabalhos das instrutoras e maior apoio das instituições durante o ano de 2011.

Ascom Abará – Fone: 73 99296150 (acesse www.abara.org.br)