quinta-feira, novembro 14, 2013

Secretário da Agricultura, Irrigação e Reforma Agraria do Estado, Eduardo Salles vem hoje (14/11) a Itajuípe, para uma reunião com pequenos produtores rurais.


Secretario de Agricultura, Irrigação e Reforma Agraria - Eduardo Salles
Cumprindo a sua agenda de visitas, o Secretário de Governo Eduardo Salles vem a Itajuípe a convite da Diretora do Departamento de Agricultura do município Romy Fonseca, para uma reunião com os pequenos produtores rurais da cidade e região, para tratar de assuntos pertinentes aos problemas da agricultura na região cacaueira.
A reunião está marcada para hoje (14), quinta-feira, as 16:00hs, na sede da Fundação Lurdes Lucas, na oportunidade, a Diretora de Agricultura do município convida a todos que quiserem participar da solenidade.

Eduardo Salles, é Engenheiro Agrônomo formado pela Universidade Federal de Viçosa - MG e mestre em Engenharia Agrícola. Atualmente é Secretário da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária  - Seagri, do Governo do Estado da Bahia.
 

ASCOM/PMITAJUIPE
 

EM ITAJUÍPE, A SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONOMICO PROMOVE EXPANSÃO DA MARCA PIMENTA & CIA ATRAVÉS DO SEBRAE

Secretario Fabio Carvalho, Jorge Bicuíca e Dirigentes do SEBRAE de Itabuna
Dando prosseguimento aos trabalhos de empreendedorismo, o Secretario de Desenvolvimento Econômico Fábio Carvalho participou de uma reunião nesta última quarta-feira (13) na sede do SEBRAE- Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequenas Empresas, em Itabuna, afim de possibilitar ao empresário Jorge Guimarães do ramo de gastronomia, sócio proprietário do Taboas Bar, patentear a marca do seu produto, que inicialmente deve ser Pimenta & Cia.

 
Segundo o representante da empresa responsável pelo registro, a “Vilage Marcas e Patentes”, a empresa tem o objetivo de orientar sobre a importância que a identidade de uma corporação tem no mercado. O registro da marca identifica os produtos ou serviços decorrentes de sua atividade, combate a pirataria e garante a exclusividade em seu ramo de atuação além de assegurar a reparação por eventuais prejuízos causados pelo uso desautorizado da marca registrada.

Segundo a consultora do SEBRAE, Andréa Muniz, o órgão oferece até 80% de subsídio SEBRAE-TEC para incentivar as micro e pequenas empresas, a fim de registrarem sua marca no Instituto Nacional de Propriedade Industrial, com acompanhamento via consultoria empresarial, em todo o período do processo, de dois a três anos.

 
Em conversa com a nossa redação, o empresário Jorge Guimarães (Bicuíca) nos contou como tudo começou. Segundo ele, seu irmão Osvaldo Guimarães na cidade de Salvador iniciou um Curso de Gastronomia oferecido pelo SENAC- Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, ao qual ele aprendeu dentre outras coisas a fazer uma pimenta em conserva, diferente de muitas, conforme familiares e amigos. O raro sabor, sobretudo, os comentários da família o incentivou a continuar produzindo mais.
Com o passar do tempo o mesmo foi aprimorando a fórmula do seu aprendizado que o mesmo mantém as “sete chaves”. Apenas informa aos mais curiosos e apreciadores da sua pimenta que usa bastante ervas e especiarias, óleos de azeite extra virgem, além de mais alguns temperos que o mesmo não confessa a quem quer que seja.

Com a chegada de Osvaldo Guimarães para Itajuípe, na função de “Mestre Cuca” do Taboas  Bar, ele começou a preparar em escala maior, a saborosa pimenta. Participando de todo processo, terminou que Bicuíca foi aprendendo com o seu irmão a fórmula mágica da Pimenta & Cia.
Segundo Osvaldo, para se chegar a fórmula final, se passaram cinco anos, depois de muitos experimentos, opiniões e pesquisas entre os consumidores.

 
Jorge Bicuíca está determinado, após o consenso com o irmão, vai patentear a Pimenta & Cia. “É um produto que entra na culinária baiana como artigo de primeira necessidade e agora pretendo torná-la comercial, sendo um produto genuinamente itajuipense. E isso está sendo possível graças ao empenho do Secretario de Desenvolvimento Econômico, Fabio Carvalho que não mediu esforços para que esse processo burocrático se tornasse possível e viável”, finalizou Bicuíca.


ASCOM/PMITAJUIPE
FOTOS: ASCOM