quarta-feira, dezembro 30, 2015

DEP. ZÉ NETO SE REÚNE COM SUPERINTENDENTE DA DEFESA CIVIL PARA BUSCAR SOLUÇÕES PARA A SECA NO MUNICÍPIO DE ITAJUÍPE




O Deputado Estadual e líder do governo, Zé Neto (PT), se reuniu com o Superintendente da Defesa Civil da Bahia, Rodrigo Hita; a Prefeita de Itajuípe, Gilka Badaró; e o vereador Gean Vasconcelos, na tarde desta terça-feira (29), para tratar da seca que atinge o município.
Também participaram da reunião, o Coordenador de Ações Estratégicas da Defesa Civil, Paulo Menezes; o Secretário de Planejamento e Tecnologia, Luciano Marques, o Coordenador Executivo da Prefeitura de Itajuípe, Erenilson Santos da Silva; o Diretor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Itajuípe (SAAE), Alex Gonzaga; e a Assessora do Dep. Zé Neto, Grasiele Mascarenhas.
Durante a reunião foram apresentadas ao superintendente a situação da cidade que está sofrendo com a falta de chuva, com os incêndios provocados pelas altas temperaturas e com a diminuição do nível do rio Almada, uma das principais fontes de abastecimento.
A fim de atender as necessidades do município, o superintendente se comprometeu a inserir a cidade de Itajuípe no decreto de situação de emergência, que será encaminhado ao governo Federal juntamente com um plano de trabalho para adquirir recursos e combater a seca na região.
Para amenizar a escassez de água no município, de forma emergencial, o Deputado Zé Neto fará a interlocução entre a Prefeitura e a Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (CERB) para a perfuração de poços em alguns pontos do município que tenha lençóis freáticos. “Cidades que nunca sofreram uma seca estão sofrendo e de forma agressiva”.
O caso de Itajuípe é muito crônico, porque além de todas as dificuldades que os moradores estão vivendo, não há uma cultura de convivência com a seca, como há no sertão, que é grave e todos nós conhecemos. As estruturas de convivências são diferentes e a situação de Itajuípe nunca foi vista como um risco iminente, e já se vive em um racionamento profundo.
“Nossa vinda a Defesa Civil é exatamente no intuito de se buscar uma solução que possa criar soluções paliativas de convívio com esse momento dramático”, afirmou Zé Neto, que considera grave a condição de municípios baianos por conta da seca. 


Em tempo, a Prefeita Gilka Badaró e toda a sua comitiva itajuipense, acompanhada da Assessora do deputado Zé Neto, Grasiele, reuniram-se na CERB (Companhia de Engenharia e Recursos Hídricos da Bahia), ainda na tarde de ontem (29), com o Diretor Presidente da CERB, Marcus Bulhões, para tratar sobre a possibilidade de perfuração de poços no nosso município. Na reunião o diretor Marcos Bulhões, garantiu que técnicos irão visitar o município nas próximas semanas, para fazer um levantamento das regiões propícias para as perfurações dos poços.