sábado, outubro 26, 2013

Mais de 500 mil inscritos fazem prova do Enem na Bahia neste sábado

Mais de 500 mil inscritos fazem prova do Enem na Bahia neste sábado
 

A primeira prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será aplicada aos inscritos em todo estado às 12h deste sábado (26). Os candidatos devem chegar ao local do exame até as 11h. O horário de início no estado é 1h a menos do que o seguido pelos demais estados que aderiram ao Horário de Verão, onde o começo da prova está marcado para 13h. O estado teve 543.051 inscritos, acréscimo de 29% se comparado ao ano passado. O certame deste sábado terá a duração de quatro horas e meia e os candidatos deverão responder 90 questões de ciências humanas e da natureza. Para fazer a prova, é necessário apresentar documento de identidade com foto e ter em mãos uma caneta preta, revestida com material transparente, para preencher o cartão de respostas. Antes de começar a responder as questões, o candidato deve conferir os dados pessoais na prova, no cartão de resposta e na lista de chamada e, se houver algum erro, comunicar ao fiscal. Ao todo, o Enem será realizado em 1.588 escolas do estado, 261 em Salvador e 1.327 no interior do estado. 
 
 
*********************************************************************
NOTA DO BLOG - Aqui em Itajuípe os exames no ENEM vão ser aplicados nas seguintes Unidades Escolares: Colégio Prof. Diógenes Vinhaes, Escola Profa. Nubia Borges Badaró, Escola Profa. Leolina Andrade, Escola Lourdes Pinillos (2 de Julho), Escola Polivalente de Itajuípe, Escola Alberto Hage e Colégio Dr. Luiz Viana Filho.
A Coordenadora do ENEM no município, Profa. Liliana Moreira solicita dos Srs. proprietários de Carros de Som, que por conta das Provas do ENEM, para não atrapalhar os alunos, pede que pelo menos, os Carros de Som baixem os seus volumes quando porventura passarem em frente ou próximo as escolas mencionadas acima, nos horários das 11:00hs as 16:00hs (horário da Bahia) - Sábado (hoje) e Domingo (amanha). Agradece a compreensão de todos: A Coordenadora.
 

PREFEITURA DE ITAJUIPE INAUGURA NOVA ILUMINAÇAO DA ENTRADA DA CIDADE E SAIDA PARA COARACI




E neste sábado, (26/10) as 17:00hs. a Prefeitura Municipal de Itajuipe, através da Exma. Sra. Prefeita Municipal, Gilka Badaro,  estará inaugurando o Sistema de Iluminação Publica nos Trechos: Trevo da BR101 a Itajuipe e Avenida Amandio Mendes (saída para Coaraci), ao tempo que convida a todos os itajuipenses para participarem da solenidade de Inauguração. O local onde será recepcionado as autoridades, políticos regionais e locais e outros convidados, será na Entrada da Av. Itabuna (Próximo a Penalty).

Desde já agradecem a presença de todos:
Prefeita - Gilka Borges Badaro   -  Vice-Prefeito - Antonio Jorge Rodrigues Neto






ASCOM/PMITAJUIPE
FOTOS: CLAUDIO SANTOS

APLB DE ITAJUIPE COMEMORA A FESTA DO DIA DO PROFESSOR NO CLUBE KAMUA


sexta-feira, outubro 25, 2013

Prefeitos paralisaram as atividades hoje (25/10) em protesto a diminuição das receitas

Prefeitos em Paralizaçao na AMURC
A Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste da Bahia - Amurc, diretoria da União dos Municípios da Bahia (UPB), presidentes de Associações Municipalistas Regionais, presidentes de Consórcios Públicos Intermunicipais e prefeitos reunidos, no último dia 9 de outubro, decidiram aderir ao movimento municipalista do Estado de Sergipe e conclamam a todos os prefeitos e prefeitas para paralisar as atividades das prefeituras nesta sexta-feira (25).

De acordo com o presidente da Amurc e prefeito de Ibicaraí, Lenildo Santana, o foco da paralização é chamar a atenção do Governo Federal para a revisão do Pacto Federativo, tendo em vista a grande diminuição das receitas ao longo dos anos. Entre as principais dificuldades enfrentadas pelos gestores destaca-se o custeio dos programas federais e estaduais, sendo que, em alguns casos, o município é levado a custear 100 % do programa onerando os recursos próprios.

No Território Litoral Sul, mais de 70 % dos municípios sobrevivem do repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e com a atual redução, os municípios tem sofrido dificuldades em atender as demandas locais, já que a cada ano se ampliam os serviços prestados a população e repercute aumento das despesas. “Não dá para garantir saúde e educação de qualidade com o atual repasse dos Programas Federais”, pontuou o gestor.

Análise

Os dados que apresentam as disparidades entre recursos e custeios dos Programas Federais foram apresentados no início do mês, pela CNM, através do Projeto Experiência, e representa uma despesa maior do que a receita destinada aos municípios. No que diz respeito à Educação, por exemplo, a pesquisa revela que o custo médio diário da Merenda Escolar na Creche, que não é de responsabilidade do município, é de R$ 2,88, enquanto o repasse médio diário é de apenas R$ 1,00. Somado aos gastos com o transporte escolar, que também não é de competência municipal, o gestor é levado a arcar 100 % das despesas.

Os dados da pesquisa estão disponíveis nos Boletins Informativos da CNM e podem ser acessados no site da entidade (http://cnm.org.br/).

Fonte: Amurc

                                    
                                     APOIO
                     
 

ASCOM/PMITAJUIPE

quinta-feira, outubro 24, 2013

SARAU EM HOMENAGEM AOS 100 ANOS DO POETA VINICIUS DE MORAES


O Memorial Adonias Filho convida a todos a participarem do sarau em homenagem aos 100 anos do poeta Vinícius de Moraes.

No programa, que tem como tema: "Vinícius de Moraes: Infância, Amor, Religiosidade e

Morte.", teremos leituras de poesias e músicas que fazem parte da obra do "poetinha".

Contamos com a presença de todos.


                                                                                                               
                                                            APOIO
                                               


ASCOM/PMITAJUIPE

Prefeitos mobilizados vão fechar prefeituras e pedem compensação pelas perdas nas receitas


No dia 25 de outubro as prefeituras baianas estarão de portas fechadas. A paralisação foi uma decisão tomada em reunião com a diretoria da União dos Municípios da Bahia (UPB) e presidentes de consórcios intermunicipais promovida pela UPB, no dia 09 de outubro, com a autorização da maioria dos prefeitos. 
Na reunião ficou constatado que os prefeitos baianos vão fechar as portas das prefeituras para mostrar a população a situação de crise dos municípios. em dinheiro em caixa o administrador não consegue garantir que a educação, a saúde ou o saneamento básico, por exemplo, funcionem de forma satisfatória. “Esta crise se arrasta a pelo menos dois anos e envolve, principalmente, a questão do Pacto Federativo. Temos um Governo Federal que concentra toda a receita, 60% dos impostos ficam na União e somente 15% vai para os municípios”, explica a presidente da UPB, prefeita de Cardeal da Silva, Maria Quitéria.

As administrações municipais vêm sofrendo com os impactos negativos da economia nos últimos anos. Essa situação tem se mostrado agravada na região nordeste, vez que a maioria dos municípios nordestinos possui o FPM como sua principal fonte de receita, afora a atual prática da União de municipalizar os deveres sociais sem o devido aporte financeiro para sua efetivação.
  
“Nesse dia, 25/10, mobilize os meios de comunicação do seu município. É de fundamental importância manter a sociedade informada sobre o que está acontecendo, para que a população entenda e também abrace essa luta”, informou o vice-presidente institucional da UPB, prefeito Ruy Barbosa, José Bonifácio.

"Os municípios vão manifestar seu descontentamento com os prejuízos que acumulam com as perdas nas suas receitas. Vamos chamar a atenção dos governos e da sociedade para a grave crise enfrentada pelas prefeituras e cobrar deles compensação pelas perdas que estamos sofrendo", explicou a presidente da UPB e prefeita de Cardeal da Silva, Maria Quitéria.

Com o aumento do salário mínimo, do piso salarial dos professores e a queda nas receitas municipais as prefeituras não têm como pagar a folha de pagamento. Os recursos diminuem e as despesas crescem. Baixou a receita e aumentou as obrigações dos municípios com saúde, educação, assistência social e infraestrutura. O Governo Federal cria programas, mas quem mantém são as prefeituras. A municipalista Maria Quitéria cobra divisão de responsabilidades tanto do governo federal quanto estadual. 

Com 17 mil habitantes, Ibipeba é uma das cidades baianas que sofrem com a redução do FPM. De acordo com o prefeito, Israel Lelis, o dinheiro recebido do Fundo é utilizado, pela prefeitura, para arcar com despesas diversas do município. “É usado para tudo. A gente vai mesclando e pagando o que for necessário”, explicou. “Estamos passando por muitas dificuldades. Quem está dando suporte econômico para o país, na realidade, não é o governo federal e sim os municípios”. Para ele, a redução no repasse liga o sinal de alerta na cidade e obriga os prefeitos a se apertarem com as contas mensais. “Vai cada vez apertando mais e minimiza o nosso poder aquisitivo”, destacou.

Comunicado da UPB: 

Senhor(a) Prefeito(a),

A União dos Municípios da Bahia – UPB, através da Coordenação Jurídica, com o objetivo de auxiliar o seu Município nos procedimentos de decretação de ponto facultativo no dia 25 próximo, em razão do Movimento SOS Municípios, encaminha minuta de Decreto para o estabelecimento de ponto facultativo nos municípios.

É muito importante a adesão de todos para o sucesso do movimento.
   
Maria Quitéria Mendes de Jesus
Presidente da União dos Municípios da Bahia – UPB
Prefeita de Cardeal da Silva
  
COORDENAÇÃO JURÍDICA DA UPB

3ª AVENIDA, 320 - CAB - SALVADOR - BA - CEP: 41745-005
TEL.: 71 3115-5922 / 5923


Fonte: http://urucucanoticias.blogspot.com.br/

*******************************************************************

NOTA DO BLOG - Aqui em Itajuípe a Prefeitura Municipal em apoio ao manifesto da União dos Municípios da Bahia (UPB), adere ao manifesto e informa a quem possa interessar que NÃO FUNCIONARÁ AMANHÃ (25/10 - sexta-feira) os serviços que funcionam no Prédio da Prefeitura, para o público em geral. As Secretarias, Postos de Saúde e os outros setores externos da Prefeitura funcionarão normalmente. 



ASCOM/PMITAJUIPE

PREFEITA GILKA BADARO E SUA COMITIVA, FORAM A CERIMONIA DE TRANSMISSAO DE COMANDOS DO 15º BPM E 1ª COMPANHIA RODOV. DE ITABUNA

Prefeita Gilka Badaro abraçada carinhosamente pelo nosso Comandante Ten Cosme
A Prefeita Gilka Badaro, acompanhada pelos nobres edis que compõem a sua Bancada Governista: Pádua, Zé do Lactario e Antonio Lopes e o Sec de Adm. e Finanças - Humberto Badaro Pólvora, comparecerem ontem (quarta-feira 23/10) a tarde, no 15° BPM Batalhão de Itabuna para a Cerimonia de Passagem de Comando e Direção da 1ª Companhia Rodoviária de Itabuna e do Comando do 15º BPM, conforme conta no Diário Oficial do dia 5 de outubro/2013. 
O comandante geral da PMBA, Coronel Alfredo Braga de Castro, presidiu a cerimônia acompanhado do Coronel Paulo Faustino, comandante das unidades Especializadas. Por se tratar de duas passagens de comando, numa mesma cerimônia, com a entrada do Pavilhão Nacional, O Maj PM Manoilzo Bonfim Cordeiro das Neves assumiu o comando da 1° Companhia Rodoviária Estadual que era comando pelo Ten Coronel Ubiraci Barbosa da Silva. Em seguida, o Coronel Ubiraci, assumiu a direção do 15° Batalhão que era comandando pelo Ten Coronel Antonio Marcos Lemos, que já assumiu o comando do Batalhão de Guardas em Salvador – BA, na manhã de segunda-feira (21). 





Após a passagem de comando, o Tenente Coronel Ubiraci e o Major Manoilzo, passaram em revista a tropa, acompanhados do Ten Cel Lemos.
Prefeita Gilka Badaro e o Cel Alfredo Braga - Com Geral da PM-Ba.
Na oportunidade, foi inaugurado o busto do Patrono da Policia Militar que e Tiradentes, ao qual a Prefeita Gilka Badaro teve a honra de ser convidada para retirar o manto que cobria o busto do patrono Tiradentes.

A solenidade foi marcada por uma mistura de sentimentos, onde ambos os comandantes sucessores e sucedidos, em discurso, se emocionaram ao relembrarem o tempo em que passaram a frente das referidas Unidades de Comando. 


Os novos Comandantes empossados, salientaram o quanto foi importante o trabalho realizado em suas unidades e desejaram aos seus sucessores, sucesso nos novos desafios. 



Ao final da Cerimonia, a tropa homenageou os sucedidos com um vídeo destacando as qualidades de ambos, pautadas pela gestão, poder de relacionamento e principalmente simplicidade.



Na opinião da Prefeita Gilka Badaro o evento foi de grade importância e relevância regional, para segurança nossa, não somente de Itabuna, mas favorece em muito as nossas cidades circunvizinhas. "Os nossos comandantes municipais se originam do 15º Batalhão, e temos a certeza da boa formação e integridade de todos e dizer também, da minha satisfação de estar aqui hoje e poder prestigiar também o nosso Comandante itajuipense Ten Cosme, a quem tenho muito apreço e amizade."  Finalizou a Prefeita



ASCOM/PMITAJUIPE
FOTOS: CLAUDIO SANTOS
                          

Flamengo 4 x 0 Botafogo, Assim foi a Goleada do Flamengo sobre o Botafogo - 4GOLS (3 de Hernani) - Copa do Brasil - 23/10/2013






Em uma noite mais do que inspirada, Hernane fez três vezes na goleada por 4 a 0 no clássico contra o Botafogo, no Maracanã, e classificou o Flamengo para a semifinal da Copa do Brasil. Léo Moura, que completou 35 anos nesta quarta-feira, também marcou e completou o presente para a torcida rubro-negra. O Rubro-Negro precisava de uma vitória simples para seguir na competição. O Alvinegro pouco soube fazer nos 90 minutos da partida e apenas viu a atuação do Fla. Com os três gols no clássico, o camisa 9 chegou à marca de 31 gols na temporada e incríveis 14 tentos no Maracanã, além de ser o artilheiro do ano, ao lado de Magno Alves, do Ceará. O Rubro-Negro encara Vasco ou Goiás, que enfrentam-se nesta quinta-feira. Porém, o primeiro duelo pelas semifinais ainda não tem data para ocorrer. Inicialmente, a CBF marcou os duelos para os dias 30 de outubro e 06 de novembro.

quarta-feira, outubro 23, 2013

FACCENTURY DÁ O SEGUNDO PASSO E COMEÇA A GERAR MAIS EMPREGOS PARA O MUNICÍPIO COM PARTICIPAÇÃO DA SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO


A FacCentury no intuito de dinamizar os seus trabalhos frente a constante demanda de pedidos, abre vagas em caráter de urgência para costureiras com experiências em maquinas industriais: Overloque, Reta, Galoneira, Elastiqueira, outras.
Os interessados deverão comparecer na sede da empresa, que fica localizado na rua Jacob Olímpio de Santana, 47, centro, no antigo SAAE e procurar a Diretora Maria Célia, para fazer a entrevista. Lembrando, que as entrevistas serão até o dia 30 de outubro de 2013, das 08:00hs as 12:00hs e das 14:00hs as 17:00hs.


O Secretario Fabio Carvalho, esta muito feliz, pois a parceria com a Fac Century já começa a gerar emprego e renda para o povo de Itajuípe, “Isso é só o começo de muitos empreendimentos que estão por vir para o nosso município, minha preocupação maior é justamente a qualificação da mão de obra, devido à possibilidade de aumento da demanda de serviços nos diversos segmentos industriais ou comerciais, pois o mesmo já manteve contato com dirigentes regionais do SEBRAE\SENAC\SENAI, para no próximo ano viabilizar cursos profissionalizantes para qualificar os jovens itajuipense”. Finalizou o Secretario

A Fac Century com seu compromisso e dedicação visiona crescer cada vez mais.





                                                     ASCOM/PMITAJUÍPE
                                                  FOTOS: CLAUDIO SANTOS