sábado, outubro 11, 2014

CHEGA A ITAJUÍPE A ESTRUTURA PARA O CANTEIRO DE OBRAS DA CTP - FIOL LOTE 1


Chegou nesta manhã de sábado (11/10) na cidade de Itajuípe, os contêineres, maquinas, guinchos, carretas e o pessoal do operacional da CTP, empresa do consórcio da Valec para iniciar a montagem da estrutura do canteiro de obras, para dar início as obras da Ferrovia de Integração Leste - Oeste - Porto Sul em Ilhéus. 

A Fiol (Ferrovia de Integração Oeste – Leste) conta com apoio do Governo do Estado e investimentos do Governo Federal, na ordem de R$ 6 bilhões, terá extensão de 1.527 quilômetros, ligando a cidade de Figueirópolis, no estado do Tocantins, ao Porto Sul em Ilhéus. Na Bahia a ferrovia estende-se por 1.100 quilômetros. O primeiro trecho, que vai de Ilhéus a Caetité, já está em andamento, enquanto no restante as atividades estão no início.


Para o município é uma conquista muito grande, ter um canteiro de obras como este, levando-se em conta o valor social e econômico muito grande.
Somente para se ter uma ideia, a CTP deve contratar aproximadamente para mão de obra, cerca de 300 pessoas, em média 600 refeições ao dia. 

Como a obra do trecho (Lote 1)deve durar em média 2 anos para o seu término, possivelmente deverão necessitar de casas para alugar para o corpo técnico e engenharia da empresa. Com certeza o nosso comércio deverá dar uma aquecida muito boa. É dinheiro que circulará na nossa cidade.

A Secretária de Planejamento, o Setor de Engenharia e Projetos da Prefeitura Municipal de Itajuípe comemora essa conquista, a viabilização de trazer esse canteiro para a nossa cidade.

Na opinião da Prefeita Gilka Badaró, "Foi uma luta muito grande nos bastidores para a realização deste pleito, tivemos que mobilizar principalmente o Procurador do Município, Dr. Fernando Hage, para a batalha judicial na reintegração e posse do terreno em questão, mobilizamos o nosso pessoal de Engenharia e Projetos e juntamente com o Secretário de Planejamento, Luciano Marques, fizemos os contatos com o pessoal responsável pela empresa do consórcio da Valec e graças a Deus tudo deu certo. Agora é só agradecer a Deus por mais esta vitória, que não é só do nosso governo, mas de todo o nosso povo, principalmente dos pais de famílias que necessitam de uma renda e comerciantes que com certeza melhorarão as sua receitas".

FOTOS: CLAUDIO SANTOS