domingo, janeiro 03, 2016

ITAJUÍPE: ALÉM DA FALTA DE ÁGUA, AGORA, QUEIMADAS NAS FAZENDAS



Desde ontem (02/01) a nossa cidade está coberta por nuvens de fumaça, proveniente de uma queimada ocorrida na fazenda de propriedade do Sr. Gentil, ninguém sabe a origem da queimada e/ou responsáveis.


Vimos ontem a presença de uma guarnição dos bombeiros de Itabuna que estiveram na localidade. Apenas avaliação da gravidade do problema. Nenhuma mangueira de água foi acionada, visto a dificuldade de acesso do caminhão dos bombeiros e a distancia do fogo para o local aonde poderia trafegar o caminhão.

Esperamos que o IBAMA, COMAM, e outros órgãos governamentais da área, possam vir o mais depressa possível para avaliar o grande estrago no meio ambiente e o ecossistema da mata que tinha muitas espécies de árvores, cacauais e pássaros silvestres. E em entendimento com o proprietário da fazenda propor um reflorestamento da área, que é muito importante para a nossa cidade.


E para piorar a nossa situação, a queimada ocorreu justamente numa tremenda crise hídrica jamais vivida pelos nossos moradores.
Precisamos de mata, floresta ao redor da nossa cidade, para que não piore a situação das nossas nascentes, riachos e ribeirões.