sábado, junho 25, 2011

“FORRÓ DA LONA” RESGATA TRADIÇÃO DO SÃO JOÃO EM ITAJUÍPE

Já no sexto ano de realização o “Forró da Lona” foi um sucesso na noite de quinta-feira, 23. Promovido pela Associação dos Filhos e Amigos de Itajuípe – AFAI, uma organização não governamental, formada para promover o desenvolvimento de Itajuipe e integrar itajuipenses que moram fora da cidade - especialmente em Salvador – a festa busca resgatar a tradição junina valorizando as músicas autênticas de São João, a gastronomia, o figurino e, principalmente, a alegria e a confraternização sadia entre os munícipes. Tudo começou quando os membros da instituição, queixosos das mudanças ocorridas nos festejos, com a invasão das bandas de axés e pagode, resolveram promover uma festa pequena, mas onde todos pudessem brincar à vontade e levar seus familiares. A ideia era contratar um trio (sanfona, zabumba e triângulo) e sair, na cidade, de casa em casa, bebendo, comendo e dançando, sem maiores compromissos. E assim foi feito. Sanfoneiro contratado, turma animada, mas de repente, cai uma chuva forte, inviabilizando o cortejo.

O grupo não desistiu. Não seria uma simples chuva que impediria a estreia do forró. Arranjaram uma lona emprestada, organizaram os músicos e os foliões debaixo dela e a comitiva, devidamente inspirada pelos licores locais, enfrentou as ruas molhadas sem nenhum constrangimento. Daí surgiu o nome: “Forró da Lona”, que nos anos seguintes, mesmo sem chuva, a lona é carregada, simbolicamente. O itajuipense e cineasta Cícero Bathomarco afirma que “o evento já está consolidado nesses seis anos consecutivos e agora, felizmente, já vemos muitos jovens participando e se integrando na realização de uma verdadeira festa de São João. Isso é muito bom para Itajuipe e região.”

A Afai também realiza, na cidade, outras atividades, a exemplo do atendimento médico gratuito (mastologia e urologia), e o Cine Afai, todas as sextas-feiras, no Casarão da Praça, em dois horários: às 15hs (infantil) e às 20 hs (adulto), priorizando o cinema nacional.

FONTE: Ascom - Abará. (Fone: 73 9929-6150)

sexta-feira, junho 24, 2011

DEVILSON É ELEITO POR MAIORIA 292 VOTOS, NA ELEIÇÃO DA ASSOCIAÇÃO DO BAIRRO SANTA RITA

DEVILSON, ELEITO PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO DOS
MORADORES DO BAIRRO SANTA RITA
Domingo, dia 19/06/2011, na Creche do Bairro Santa Rita de Cássia, aconteceu a Eleição da Associação dos Moradores do Bairro Santa Rirta de Cássia. Apenas duas chapas concorreram, a Chapa 1 representada por Dedé e a Chapa 2 representada por Devilson, filho de Grimaldo. A votação transcorreu num clima de tranquilidade das 08:00h até as 17:00h quando foi encerrada a votação e feito o escrutínio pelo funcionário público federal, o Sr. Antonio Santana (Tonho Miriqui) e mais mesários representando as duas chapas concorrentes. Após a apuração foi anunciada a chapa vitoriosa 2, Devilson o novo Presidente, com a vantagem de 178 votos de frente.
Em conversa com este blogueiro o novo Presidente eleito por maioria, Devilson externou o seu contentamento e satisfação pela confiança obtida pelos moradores do bairro que viram na sua candidatura uma nova proposta de melhoria do bairro. Informou ainda que goza de credibilidade de alguns comerciantes locais e moradores que se comprometeram a lhe ajudar no projeto de colocar a associação em atividade.
Informou ainda que a ex-presidente Dedé se negou peremptoriamente em lhe entregar o livro de ata para que seja feita a ata da eleição e posse conforme determina o estauto da entidade. Desabafou: "Não entendo porque Dedé se nega a entregar-me o livro de ata, fui eleito democraticamente com quase o dobro de sua votação. Os moradores estão insatisfeitos com a forma que a Dedé vinha tocando a associação. Nunca houve prestação de contas, nenhum projeto social em andamento, usava a associação erroneamente para fazer politica e mesmo assim nunca obteve sucesso, o povo cansou de ver o bairro sem nenhuma perspectiva de melhora, nem sequer a festa da padroeira do bairro (Santa Rita de Cássia) ela correu atrás para fazer. Ela é tão amiga e defensora do Prefeito e não conseguiu fazer a festa. Na noite anterior da eleição houve um evento de São João dos Bairros, na pça. Manoel Agostinho de Santana (conhecida como Jardim Badaró) onde a prefeitura armou um palco, pedimos antecipadamente a um vereador e a prepostos da prefeitura que deixasse o palanque armado para a comemoração da eleição (independente de quem ganhasse) e eles sinalizaram que sim, porém no outro dia quando eles perceberam da minha provável vitoria dado a minha mobilização e manifestação independente dos moradores, a Sra. Rosana que é Gerente de Tributos ordenou que desarmassem o palanque para que eu não comemorasse a minha vitória, porém a vitória não foi minha foi dos moradores do bairro. A Sra. Rosana precisa entender que o palanque é um bem do patrimônio do município e não objeto pessoal dela ou do prefeito, isso tem que acabar." Finalizou.

quarta-feira, junho 22, 2011

A BRUXA TÁ SOLTA! (TOMARA QUE VENHA NOS VISITAR)

DIRETO DO BAHIA NOTÍCIAS (O MAIOR PORTAL DE NOTÍCIAS DA BAHIA)


PREFEITO MAIS VELHO DO BRASIL É CASSADO POR IMPROBIDADE
(quarta-feira, 22 junho, 2011 - 09:24)

Susumo Itimura - Prefeito de Uraí - PR
O prefeito Susumo Itimura (PSDB), de 93 anos, que administra o município de Uraí, no norte do Paraná, teve o mandato revogado pela Câmara de Vereadores na madrugada desta quarta-feira (22). Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Itimura foi o prefeito mais velho a ser eleito para o cargo no país. O gestor é acusado de improbidade administrativa por realizar pagamentos para uma empresa de informática que nunca prestou serviços para o município. O processo, de 765 páginas, foi lido pelos vereadores em um julgamento que durou mais de 20 horas. Seis dos oito vereadores votaram pela cassação de Itimura. O advogado de defesa afirmou que o gestor não compareceu ao julgamento porque está com a saúde debilitada, mas que irá recorrer da decisão. O vice-prefeito Almir Fernandes (PTB) tomará posse nesta quarta-feira (22). Informações do G1.

FONTE: http://novo.bahianoticias.com.br/

NOTA DO MEU BLOG - O Vovô Susumo foi pego por tentar convencer o TCM que ele havia contratado uma empresa de informática para prestar serviços que nunca foram feitos. É uma improbidade adminstrativa? É!!! É um crime contra o erário público? É!!! Merece ser punido com a perda de mandato? MERECE!!! E porque aqui na nossa belíssima Itajuípe os Vereadores da base aliada do governo Marcos Dantas não enxergam isso! Porque o Ministério Público não age com mais severidade? Porque o funcionalismo público continua com a venda nos olhos achando o Prefeito como o "Supra-Sumo" porque paga os seus salários em dia? O que o Prefeito Marcos Dantas faz de Improbidade Adminstrativa em relação ao Vovô Susumo é fichinha. Marcos Dantas só de aluguel de máquinas e tratores para beneficiamento das estradas rurais que nunca aconteceu, foram mais de 1 milhão de reais. Compras de generos alimenticios em Arataca, na mão do empresário Edvan Ribeiro (aquele que foi preso em Camacan por suspeita de receptação de carga roubada), foi mais de 100 mil reais. Por muito menos disso Cassaram o vovô Susumo. Parabéns Vereadores da cidade de Uraí, no norte do Paraná, voces honram os seus salários respeitam o povo da cidade de voces e dignificam a nação. Este exemplo tem que ser seguido pelo Brasil afora. NÃO ADIANTA FALAR DE CORRUPÇÃO, TEM QUE EXTERMINAR OS CORRUPTOS, MESMO QUE A PASSOS DE CÁGADO. A JUSTIÇA TEM QUE SER FEITA!

********************************************************************************

UBATÃ: CÂMARA AFASTA PREFEITO E VICE À ESPERA DO TRE
(quarta-feira, 22 junho, 2011 - 07:56)


Edson Neves - Prefeito de Ubatã
A Câmara Municipal de Ubatã decidiu afastar o prefeito Edson Neves (DEM) e o vice-prefeito Roberto Pazzy pelo período de 90 dias, período em que o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA) deverá julgar o pedido de cassação do gestor. Neves é acusado de improbidade administrativa. O vice, Pazzy, não foi autorizado a assumir o cargo porque não residiria no município. Seis dos nove vereadores votaram pelo afastamento – os outros três não compareceram à sessão. A presidenta da Câmara, Cássia Mascarenhas, será empossada na manhã desta quarta-feira (22) como prefeita da cidade. Enquanto isso, Neves assegura que irá recorrer da decisão na Justiça. Informações do Ubatã Notícias.

FONTE: http://novo.bahianoticias.com.br/

NOTA DO MEU BLOG - O Prefeito de Ubatã Edson Neves, também acusado  e cassado por Improbidade Adminsitrativa. É uma improbidade adminstrativa? É!!! É um crime contra o erário público? É!!! Merece ser punido com a perda de mandato? MERECE!!! E porque aqui na nossa belíssima Itajuípe os Vereadores da base aliada do governo Marcos Dantas não enxergam isso! Porque o Ministério Público não age com mais severidade? Porque o funcionalismo público continua com a venda nos olhos achando o Prefeito como o "Supra-Sumo" porque paga os seus salários em dia? O Prefeito Marcos Dantas também faz Improbidade Adminstrativa. Marcos Dantas só de aluguel de máquinas e tratores para beneficiamento das estradas rurais que nunca aconteceu, foram mais de 1 milhão de reais. Compras de generos alimenticios em Arataca, na mão do empresário Edvan Ribeiro (aquele que foi preso em Camacan por suspeita de receptação de carga roubada), foi mais de 100 mil reais. Por muito menos disso Cassaram o vovô Susumo. Parabéns Vereadores da cidade de Ubatã, voces honram os seus salários respeitam o povo da cidade de voces e dignificam a nação. Este exemplo tem que ser seguido pelo Brasil afora. NÃO ADIANTA FALAR DE CORRUPÇÃO, TEM QUE EXTERMINAR OS CORRUPTOS, MESMO QUE A PASSOS DE CÁGADO. A JUSTIÇA TEM QUE SER FEITA!

**********************************************************************************


DIAS D´ÀVILA: CEI PARA APURAR DENÚNCIAS CONTRA PREFEITA É INSTALADA
(quarta-feira, 22 junho, 2011 - 00:00)


Andréia Cajado - Esposa de Claudio Cajado
Por Evilásio Jr.

A Câmara Municipal de Dias D’Ávila, na Região Metropolitana de Salvador, aprovou, nesta terça-feira (21), por 6 votos a 4, a instalação da Comissão Especial de Inquérito (CEI), após acatar denúncias contra a prefeita Andréia Cajado (DEM) – mulher do deputado federal Cláudio Cajado (DEM). A gestora é acusada de consentir com a prática de tráfico de influência, corrupção ativa e passiva e nepotismo cruzado na administração municipal, que envolveria o vice-prefeito Amarildo Bispo (DEM), a secretária de Ação Social, Ivone Mucugê, e quatro vereadores da base governista: Juçara Santana (DEM) – cônjuge de Bispo –, Jacimar Rodrigues (DEM), Arleide Freire (DEM) e Jair Felisbino (PP), suplente e irmão de Mucugê, licenciada por ter assumido a pasta municipal (entenda a história aqui, aqui, aqui e aqui). “A comissão é para averiguar as denúncias, que não se resumem a nepotismo. Não queremos cassar ninguém. Fala-se em tráfico de influência e corrupção ativa e passiva. Temos que solicitar documentos, convocar o autor das denúncias e pedir a folha de pagamento, para ver quem tem parente lotado na prefeitura”, detalhou o vereador oposicionista André Rosas (PTB). A primeira reunião do colegiado acontece na próxima segunda-feira (27), às 14h. Os trabalhos serão realizados em 90 dias e, caso as irregularidades sejam comprovadas, será aberto um processo de cassação do mandato dos envolvidos.

FONTE: http://novo.bahianoticias.com.br/

NOTA DO MEU BLOG - Se voces não conhecem, a Prefeita da cidade de Dias D`Ávila, próximo a Salvador, é esposa do Deputado Federal Claudio Cajado, aquele que o Prefeito Marcos Dantas apresentou a cidade como o "Bom Moço" ao qual o povão deveria dar créditos e votar maciçamente, e conseguir muitos votos e nada fez pela cidade. E misteriosamente o Prefeito Marcos Dantas o abandonou como um cão sarnento, e nem sequer toca no nome.  E porque aqui na nossa belíssima Itajuípe os Vereadores da base aliada do governo Marcos Dantas não enxergam isso! Porque o Ministério Público não age com mais severidade? Porque o funcionalismo público continua com a venda nos olhos achando o Prefeito como o "Supra-Sumo" porque paga os seus salários em dia? O Prefeito Marcos Dantas também faz Improbidade Adminstrativa. Marcos Dantas só de aluguel de máquinas e tratores para beneficiamento das estradas rurais que nunca aconteceu, foram mais de 1 milhão de reais. Compras de generos alimenticios em Arataca, na mão do empresário Edvan Ribeiro (aquele que foi preso em Camacan por suspeita de receptação de carga roubada), foi mais de 100 mil reais. Por muito menos disso cassaram o vovô Susumo. Parabéns Vereadores da cidade de Ubatã, voces honram os seus salários respeitam o povo da cidade de voces e dignificam a nação. Este exemplo tem que ser seguido pelo Brasil afora. NÃO ADIANTA FALAR DE CORRUPÇÃO, TEM QUE EXTERMINAR OS CORRUPTOS, MESMO QUE A PASSOS DE CÁGADO. A JUSTIÇA TEM QUE SER FEITA!


terça-feira, junho 21, 2011

FALTAM APENAS 9 DIAS PARA A VOTAÇÃO DAS CONTAS REJEITADAS DE 2009 DE MARCOS DANTAS


A comunidade itajuipense aguarda com inquietação a votação das Contas Públicas do gestor Marcos Dantas (que já é vezeiro em Contas Sujas) que está marcada para o dia 30 de junho de 2011. Só para lembrar ao povão em geral: Ele (O Prefeito Marcos Dantas) necessita desesperadamente de 06 votos para tirar a corda do seu pescoço. Nas contas dos seus dedos ele não consegue somar este percentual... Há quem diga que ele pode ter surpresas. De uma coisa temos certeza, as cadeiras do plenário da Câmara serão insufucientes para quem vai marcar presença, sentadinho, olhando bem fundo nos olhos do Vereadores. É a chamada: HORA DA ONÇA BEBER ÁGUA! O Vereador que votar contra o PARECER do TCM com certeza estará assinando a sua sentença ao ostracismo, a descredibilidade pública. O TCM opina por REJEIÇÃO! Motivos tem de sobra! Basta os Vereadores quererem enxergar o óbvio

Projeto de Construção de uma Rotatória no Trevo que liga a BR 101 a Itajuípe é apresentado em SSA pelo Diretor da DNIT e do DERBA ao edil autor do Projeto Gean Vasconcelos e ao Pres. da Câmara Edmilson



O Projeto de adequação do Trevo que liga a BR-101 a Itajuípe é apresentado aos vereadores itajuipenses Edmilson Borges, Gean Silva e o diretor parlamentar Augusto Tércio, estiveram na última sexta-feira (17), na sede do Dnit em Salvador, quando na oportunidade foram recepcionados pelo superintendente regional do Dnit na Bahia, José Lúcio Lima Machado, pelo deputado federal, Geraldo Simões e por Saulo Pontes, diretor do Derba. Durante o encontro foi apresentado aos visitantes o projeto de construção de uma rotatória no Trevo que liga a BR 101 a Itajuípe. A rotatória é uma antiga reivindicação da comunidade itajuipense e regional para facilitar a manobra dos motoristas que circulam pela rodovia, oferecendo uma melhor segurança visual ao sair da BR e entrar no acesso para Itajuípe.

Durante a audiência José Lúcio Machado, informou que o projeto da obra já foi concluído e encontra-se em fase de licitação para escolha da construtora que irá executar a obra com inicio previsto para o próximo mês de outubro. Gean Silva, autor da reivindicação da obra junto ao Dnit, falou na oportunidade, da importância da construção da rotatória que adequará o trevo BR 101 a Itajuipe e atenderá uma antiga reivindicação da comunidade regional e itajuipense em particular, que no decorrer dos anos assistiram diversos acidentes com vitimas fatais que enlutaram dezenas de famílias.

Edmilson Borges, no encontro, também externou a preocupação do legislativo em reivindicar benefícios para a comunidade e que sempre que for necessário envidará esforços junto aos demais vereadores em buscar benefícios em pró da comunidade itajuipense. Esteve também presente na audiência o ex-deputado estadual Fábio Santana.

Fonte: Correio Itajuipense