sábado, junho 25, 2011

“FORRÓ DA LONA” RESGATA TRADIÇÃO DO SÃO JOÃO EM ITAJUÍPE

Já no sexto ano de realização o “Forró da Lona” foi um sucesso na noite de quinta-feira, 23. Promovido pela Associação dos Filhos e Amigos de Itajuípe – AFAI, uma organização não governamental, formada para promover o desenvolvimento de Itajuipe e integrar itajuipenses que moram fora da cidade - especialmente em Salvador – a festa busca resgatar a tradição junina valorizando as músicas autênticas de São João, a gastronomia, o figurino e, principalmente, a alegria e a confraternização sadia entre os munícipes. Tudo começou quando os membros da instituição, queixosos das mudanças ocorridas nos festejos, com a invasão das bandas de axés e pagode, resolveram promover uma festa pequena, mas onde todos pudessem brincar à vontade e levar seus familiares. A ideia era contratar um trio (sanfona, zabumba e triângulo) e sair, na cidade, de casa em casa, bebendo, comendo e dançando, sem maiores compromissos. E assim foi feito. Sanfoneiro contratado, turma animada, mas de repente, cai uma chuva forte, inviabilizando o cortejo.

O grupo não desistiu. Não seria uma simples chuva que impediria a estreia do forró. Arranjaram uma lona emprestada, organizaram os músicos e os foliões debaixo dela e a comitiva, devidamente inspirada pelos licores locais, enfrentou as ruas molhadas sem nenhum constrangimento. Daí surgiu o nome: “Forró da Lona”, que nos anos seguintes, mesmo sem chuva, a lona é carregada, simbolicamente. O itajuipense e cineasta Cícero Bathomarco afirma que “o evento já está consolidado nesses seis anos consecutivos e agora, felizmente, já vemos muitos jovens participando e se integrando na realização de uma verdadeira festa de São João. Isso é muito bom para Itajuipe e região.”

A Afai também realiza, na cidade, outras atividades, a exemplo do atendimento médico gratuito (mastologia e urologia), e o Cine Afai, todas as sextas-feiras, no Casarão da Praça, em dois horários: às 15hs (infantil) e às 20 hs (adulto), priorizando o cinema nacional.

FONTE: Ascom - Abará. (Fone: 73 9929-6150)

Nenhum comentário: