sexta-feira, julho 19, 2013

DIRETOR DO SAAE - ALEX GONZAGA, JUNTAMENTE COM A PREFEITA GILKA PARTICIPARAM DE AUDIÊNCIA NA FUNASA

Prefeita Gilka Badaró e Alex Gonzaga - Diretor do  SAAE
Informo, atendendo aos pedidos dos interessados, agora com mais calma, sobre os nossos projetos encaminhados para análise na Funasa.
São dois projetos, um de reforma e ampliação do nosso sistema de abastecimento de água (SAA), e outro de implantação de um sistema de esgotamento sanitário (SES), incluindo o tratamento de todo o esgoto gerado na sede do município.
São projetos muito complexos, caros e de concepções bem diferentes. O de implantação do SES é mais caro e que mais necessitamos, o de água também é necessário tendo em vista que o nosso atual sistema, administrado pelo SAAE, já encontra-se com a sua capacidade de produção de água tratada, já ultrapassada.


Por questão de prudência, estamos concentrando os esforços, no projeto do SES e, ao mesmo tempo, alimentando dentro da possibilidade, o projeto do SAA. É uma estratégia de sobrevivência para garantir que pelo menos um deles seja aprovado, até porque, não temos recursos financeiros suficientes para fazermos vários projetos na complexidade que o Governo Federal exige. Os municípios de pequeno porte estão sendo esmagados pela burocracia e pelas exigências impostas pela União quando pleiteiam obras.


A nossa apresentação de ontem, foi satisfatória, tanto que a Funasa, nos concedeu mais um prazo, antes de encaminhar os projetos para Brasília, para apresentarmos mais detalhes dos projetos. Nossa equipe técnica está se desdobrando em esforços para atender às solicitações da Funasa. Garanto a vocês que os projetos conseguirão ir para Brasília, chegando lá, a Funasa analisará quantos e quais projetos serão atendidos, tendo por critério, toda a legislação sobre saneamento, saúde pública, orçamento, etc. É um critério próprio da Funasa e sobre o qual, não temos nenhuma ingerência. É um comparativo que visa atender aos municípios que tem maior necessidade de serem atendidos.


A Prefeita Gilka, cumprindo a sua obrigação, compareceu e acompanhou a nossa extenuante jornada de doze horas de debates técnicos, com o engenheiro analista da Funasa. 
Quero dizer que existem chances reais de sermos contemplados com pelo menos um desses projetos e que muitos profissionais estão envolvidos nesse processo, todos eles imbuídos de um sentimento que vai além da simples competência profissional; o que nos move com mais intensidade, é a vontade e o desafio de proporcionar a nossa gente, mais progresso, mais qualidade de vida e mais cidadania.


Esse é o nosso sonho, essa é a nossa inspiração. Sonhemos juntos porque a vitória será de todos nós, principalmente das próximas gerações.



Nenhum comentário: