sexta-feira, novembro 29, 2013

A PREFEITA GILKA BADARO VISITA OS DESABRIGADOS PELAS CHUVAS E PROMOVE A RETIDA DAS FAMILIAS ATINGIDAS

CHUVAS CASTIGAM FAMÍLIAS QUE MORAM EM ZONAS DE ALAGAMENTOS QUANDO CHOVE E TRANSBORDO DE RIBEIRÕES E DO RIO ALMADA EM ITAJUÍPE.

Na manhã de quinta-feira (28/11), por determinação e empenho da Prefeita Gilka Badaró que juntamente com o Vice - Prefeito Jorjão, foram acionadas de imediato as Secretarias de Desenvolvimento Social e de Desenvolvimento Urbano, Saúde e Administração e Finanças, para que as suas equipes tomassem todas as medidas necessárias e urgentes para retirada das famílias atingidas pelas inundações das suas residencias, devido as fortes chuvas, constantes, que caem na nossa cidade e região, desda a segunda-feira, inundando o rio Almada e ribeirões que desaguam no mesmo.  


Embora o município venha ultimamente enfrentando dificuldades financeiras, devido a queda de arrecadações, descontos altos de precatórios, etc., mas a Prefeita de prontidão, começou a formar frente de pessoal para socorrer as vítimas das chuvas, providenciando locais públicos para acolher os desabrigados, bem como adquirir colchões, cobertores, alimentação. Solicitou da Secretaria de Educação a Suspensão das aulas, deixando os prédio escolares preparados para qualquer necessidade. O que mais emocionou a


Prefeita Gilka Badaró foi a quantidade de voluntários que ao longo do dia foram aparecendo e se prontificando para ajudar na acolhida as famílias, visitando as localidades onde apresentavam zonas de maiores riscos, a exemplo da Vila Isabel, Bairro Santo Antonio, Santa Edwirgens, Bairro Acácio Almeida, Beira Rio e Bairro Novo Descalço (vizinho a Pitangueira). 


Foi um trabalho cuidadoso de visitar as residencias e explicar para as famílias os riscos que corriam estando alí e oferecendo a proposta de retirada e acolhimento, mesmo assim era constante as resistências de algumas famílias em ter que sair e levar sua bagagens para um local seguro.


A cidade vive um clima de OBSERVAÇÃO e ALERTA, se as chuvas persistirem, fatalmente mais famílias serão desabrigadas, por conta disso a Secretaria de Desenvolvimento Social já deixou duas equipes de prontidão, com dois caminhões para fazer mais retiradas de famílias se preciso for e uma equipe com uma Kombi para providenciar os acolhimentos, preparar as salas dos colégios, já reservados para as emergências, e todo o material necessário, a Secretaria de Saúde esta com uma equipe de profissionais percorrendo as áreas atingidas, para atender de imediato possíveis necessidades.


A Prefeita bastante precavida já manteve contato com o Presidente da AMURC, Lenildo Santana, para informar a situação vivida pelo nosso município. Todos as famílias que aceitaram a desocupação de suas casas e estão acolhidos estão tendo alimentação, café matinal, almoço e jantar, Alem de distribuição de sopa para as famílias das áreas atingidas pelas inundações.
Em contato com este blog, a Prefeita Gilka Badaró, nos revelou que coincidentemente quando assumiu o governo passado, viveu o mesmo clima de chuvas constantes, enchente do Rio Almada e alagamentos de alguns bairros.

"É obrigação nossa quanto gestora, encarar situações calamitosas como estas quando surgirem e buscar soluções emergenciais. Fomos eleitos com o compromisso de servir ao povo, indistintamente, principalmente aos que moram em localidades suscetíveis a tais problemas, em zonas de riscos de inundações, até quem sabe, encontrar uma solução definitiva, que seria inserir a nossa cidade no Programa do Governo Federal, Minha Casa, Minha Vida e ser contemplada em centenas de moradias dignas, que serão repassadas para famílias carentes". Finalizou a Prefeita Gilka Badaró.   


                                          MURAL DE FOTOS

                                                                  










ASCOM/PMITAJUÍPE
FOTOS: CLAUDIO SANTOS/MILLE

Nenhum comentário: