quinta-feira, janeiro 03, 2013

CÂMARA MUNICIPAL EMPOSSA OS VEREADORES ELEITOS E POR VOTAÇÃO DA MAIORIA PORTELA É ELEITO O NOVO PRESIDENTE

PORTELA, NOVO PRESIDENTE ELEITO POR MAIORIA
O edil Portela é eleito por 6x5 Presidente da Câmara Municipal de Itajuípe, para o biênio 2013/2014. Da mesma forma foi eleito pelo mesmo placar o edil Léo da Capoeira para o cargo de 1º Secretário, que concorreu na mesma Chapa do edil Portela.
De nossa parte, desejamos a Portela, a Mesa Diretora e aos nobres Vereadores em geral que cumpram fielmente os seus juramentos de posse, de cumprir com fidelidade as Leis Orgânicas: Federal, Estadual e Municipal, bem como o Regimento Interno do Legislativo.

OS VEREADORES Eleitos para a Legislatura de 2013 a 2016, foram eles:
Portela, Léo da Capoeira, Raimundo da AABB, Ivan Júnior, João Magalhães, Zé do Lactário, Edmilson, Gean de Vasconcelos, Pádua da FM, Tafarel e Antônio Lopes.
IVAN JUNIOR

ANTÔNIO LOPES

TAFFAREL

EDMILSON BORGES

GEAN VASCONCELOS

ZÉ DO LACTÁRIO


JOÃO MAGALHÃES

LÉO DA CAPOEIRA


RAIMUNDO DA AABB

PÁDUA DA FM

Afinal, o que faz o Vereador? Enquanto agente político, ele faz parte do Poder Legislativo, sendo eleito por meio de eleições diretas e, dessa forma, escolhido pela população para ser seu representante. Esta noção de representante da sociedade está entre as noções mais caras dentre suas funções, pois as demandas sociais, os interesses da coletividade e dos grupos devem ser objeto de análise dos vereadores e de seus assessores na elaboração de projetos de leis, os quais devem ser submetidos ao voto da assembleia (Câmara Municipal). Dessa forma, são responsáveis pela elaboração, discussão e votação de leis para a municipalidade, propondo-se benfeitorias, obras e serviços para o bem-estar da vida da população em geral. Os vereadores, dentre outras funções, também são responsáveis pela fiscalização das ações tomadas pelo poder executivo, isto é, pelo prefeito, cabendo-lhes a responsabilidade de acompanhar a administração municipal, principalmente no tocante ao cumprimento da lei e da boa aplicação e gestão do erário, ou seja, do dinheiro público.
           Quanto à dinâmica das discussões e votações nas sessões, os vereadores organizam-se entre partidos que são considerados da base do governo (não apenas aquele do qual o prefeito faz parte, mas também outros que aderem ao modelo de governo da atual gestão) e os que são considerados de oposição. Vale dizer que o fato de um vereador ser da oposição não significa que ele sempre se posicionará contra as medidas propostas pelo prefeito ou pelos partidos de base. O contrário também é verdadeiro, uma vez que a base poderá não aprovar alguma medida do poder executivo. O que se espera, pelo menos em tese, é que o posicionamento dos parlamentares sempre seja pautado pelo interesse da coletividade (isto é, pela racionalidade na análise dos projetos), e não apenas em termos partidários, da disputa política.

BOA SORTE A TODOS

Nenhum comentário: