domingo, maio 29, 2011

JOSÉ MENDONÇA, UM BOM EXEMPLO DE POLÍTICO


JOSÉ MENDONÇA - VEREADOR E EX-PREFEITO DE IPIAÚ


                                                             

JOSÉ MENDONÇA E O EX-PRESIDENTE LULA

                                                                UMA VERDADE



      Nada é fácil. Quando assumi a Prefeitura de Ipiaú criamos os conselhos de bairro abertos para participação do trabalhador, empresários e profissionais liberais, não deu certo. Maria das Graças Mendonça sugeriu mandar projeto para a Câmara para remunerar os conselheiros, o orçamento do município não permitia, razão de não termos contratado Ernest Young para auditar nosso governo.
     
      Os conselhos de controle social eram independentes, tinham acesso às contas na prefeitura. Criamos a Comissão de Direito à Cidade para não permitir construções em lugares inseguros, veículos tomando os passeios, a CGM - Controladoria Geral do Município, formada por estudantes universitários, o Conselho Operacional de Saúde formado pelas enfermeiras e o Conselho Municipal de Educação.

      O Tribunal de Contas dos Municípios e a CGU - Controladoria Geral da União fiscalizaram in loco nosso governo, mas apenas uma vez. Sandra Lemos, ao finalizar o governo em 2008, entregou pessoalmente pedido de auditoria à CGU em Brasília e ao TCM em Salvador, não puderam atender, falta pessoal.
     
      Quando assumi o governo de Ipíaú em 2001 a prefeitura devia o equivalente ao orçamento de dois anos, receita anual global de treze milhões de reais, São Francisco do Conde cento e noventa e dois milhões de reais. Encontrei uma liminar para não recolher o INSS, determinei desconsiderar e passar a recolher.
      Entendo que o município tem que dar exemplo, não pode ser sonegador de impostos. Esse exemplo eu dei também em Mendonça Supermercados em Feira de Santana e hoje na pecuária e na lavoura cacaueira.

      Negociamos acordo com todos os credores e cumprimos rigorosamente. Hoje a receita anual do município de Ipiaú é de aproximadamente quarenta e cinco milhões de reais, a saúde e a educação estão abandonadas, como a cidade e a zona rural, e o município que deixamos na trilha do desenvolvimento está no retrocesso. É triste, a corrupção é a prioridade, as contas de 2009 foram rejeitadas pelo TCM e enviadas ao Ministério Público. Vou acompanhar o comportamento dos vereadores, muitos não têm conhecimento técnico e moral para aprovar contas rejeitadas.

      Pagamos duas folhas do antecessor, corrigimos salários, bloqueávamos mensalmente recursos para folha de pessoal, décimo terceiro salário, encargos sociais, fornecedores, contrapartida para projetos, previdência social e credores do governo passado. Tivemos a felicidade a partir de 2003 de governar nosso país o presidente Luiz Inácio Lula da Silva que levou ao desenvolvimento, aumentando o valor do FPM e o governo do Estado o ICMS. A arrecadação municipal mensal passou a ser através de boleto bancário para evitar malandragem, saiu de vinte mil reais para trezentos mil reais.

     Como tornei o difícil possível, fazíamos o orçamento mensal com entradas e saídas, ao fechar o mês apresentávamos em praça pública e colocávamos a documentação à disposição da comunidade. Fico triste quando ouço prefeitos, a UPB e a Confederação Nacional de Municípios dizerem que estão de pires na mão, mas não apresentam orçamento aos Poderes Legislativos e Ministério da Fazenda, sinalizando onde está faltando o dinheiro.
    
     Substituí vinte e quatro secretários e vinte e seis diretores nos primeiros anos de governo, nenhum por desonestidade, quando perdia a confiança ou não se afinavam com o sistema de governo, substituía de imediato, por isso que a corrupção foi zero nos quatro anos do meu primeiro governo e no segundo com a reeleição, administrado no sistema parlamentarista, Sandra Lemos chefe de governo. Há prefeitos que fazem o contrário, buscam pessoas experientes na corrupção para montar sua equipe.

     O grande contraste que encontrei na administraçao pública; digo com conhecimento de causa, prefeito serio não tem apoio de vereadores e vereador sério não tem apoio de prefeito corrupto. O presidente Lula deu apoio à Polícia Federal que fez um trabalho extraordinário contra a corrupção e reestruturou a CGU para fiscalizar in toco por sorteio. Estive presente em Brasília no Congresso Internacional de Combate à Corrupção, no pronunciamento do presidente Lula pediu apoio dos prefeitos contra a corrupção e a participação do povo na administração.
 
Autor: José Mendonça, vereador da cidade de Ipiaú, ex-prefeito por duas gestões.
 
Publicado no Jornal NoiteDia (06/05/2011)
 



Nenhum comentário: