terça-feira, fevereiro 15, 2011

CONSTRUÇÃO E ADEQUAÇÃO DOS PISOS DOS GINÁSIOS DE ESPORTES

Materiais adequados aplicados em pisos de quadras e pistas esportivas proporcionam
melhor desempenho dos atletas

Praticar esportes requer não só preparo físico, mas também equipamentos e pistas adequados. Um bom piso pode determinar o desempenho do atleta em uma competição e evitar lesões. Por essa razão, cada modalidade pede um tipo específico de material. É fundamental que o piso esportivo atenda a requisitos básicos como o de absorver impactos e gerar impulsão. "Recomenda-se que o material utilizado devolva a energia absorvida no amortecimento em forma de impulso, isso é importante para as atividades de impacto e impulsão", explica Antonio Masseo de Castro, médico-assistente do Cemafe (Centro de Medicina da Atividade Física e do Esporte) e do setor de joelho do departamento de ortopedia e traumatologia da Escola Paulista de Medicina.

Lombalgias e tendinites são queixas freqüentes em atletas que treinam em pisos de cimento áspero utilizados nas chamadas quadras rápidas. "A aderência é tão grande que ao frearmos sentimos impactos (trancos) no corpo e nos tendões", explica Masseo. Segundo o próprio médico, dores no joelho, região lombar e calcanhares são comuns quando se pratica esportes como corridas em pisos de cimento duro.

Tipos de piso
Um piso deve transmitir conforto e segurança para o atleta. Atualmente, o mercado nacional dispõe de variados produtos nessa área, o que contribui, inclusive, para a evolução do esporte brasileiro. "O fato de empresas disponibilizarem novos sistemas e se atualizarem constantemente ajuda muito", diz Eduardo de Castro Mello, arquiteto com vasta experiência em projetos esportivos.

Castro Mello comenta que o piso flutuante, feito com réguas de madeira dispostas sobre uma cama amortecedora, atende a diferentes atividades e modalidades esportivas como basquete, vôlei e futebol de salão sem trazer riscos de prejuízo aos atletas - mas deve ser aplicado apenas em quadras cobertas. As tábuas são encaixadas umas nas outras por sistema macho-e-fêmea e fixadas nos barrotes com pregos. Por ser um piso caro, recomenda-se que a quadra de madeira tenha sua superfície protegida por um piso removível, uma espécie de tapete feito à base de borracha, poliuretano ou PVC.
As quadras oficiais devem atender aos regulamentos internacionais de cada tipo de esporte. É esse regulamento que determina as dimensões (máxima e mínima) das marcações das quadras e de suas faixas de segurança, inclusive das laterais e fundos da área de jogo. É importante, também, seguir as orientações quanto ao tipo de piso, à altura interna de quadras cobertas,e aos acessórios como tabelas de basquete, postes e redes de vôlei, gols e balizas de futebol de salão e handebol.

Todo o espaço esportivo deve ser o mais flexível possível. É cada vez mais recomendado que os equipamentos de uma quadra poliesportiva, por exemplo, sejam móveis. As tabelas de basquete já contam com um sistema hidráulico que facilita o seu deslocamento, deixando a quadra livre para outras atividades. "Para ginásios menores há tabelas rebatíveis, fixadas em paredes, que não atrapalham os movimentos dos demais jogos", ensina o arquiteto Eduardo de Castro Mello.

FONTE: http://www.revistaau.com.br/arquitetura-urbanismo/124/imprime23169.asp

NOTA DO BLOGUEIRO -  

Aqui no nosso município o que vemos é totalmente contrário ao que determina  o Cemafe (Centro de Medicina da Atividade Física e do Esporte) cujo reforma do ginásio de esportes foi feita grosseiramente sem seguir orientação alguma, foi feito um piso de cimento e depois pintado, sem pelo menos um revestimento de uma resina emborrachada ou algo semelhante para amortecer as frequentes quedas dos desportistas que usam frequentemento a quadra do ginásio de esportes. Esperamos que a pessoa responsável pela pasta do esporte na estrutura governamental pelo menos tenha o bom senso de mostrar ao alcaide como deve ser feito o piso da quadra do ginasio de esportes para evitar traumatismos, luxações, lombalgias e outros ferimentos nas constantes práticas de esportas naquele local.

Nenhum comentário: