DILMA LIDERA PESQUISA DATAFOLHA QUE É UM MAR DE INCOERÊNCIA - JULHO 2014
COMO ENTENDER ?
A METODOLOGIA
QUE ESTE INSTITUTO UTILIZA E O FORMATO DO QUESTIONÁRIO QUE APRESENTA AOS
ENTREVISTADOS, DEVEM SER UM GRANDE DESAFIO PARA QUEM MILITA NO CAMPO DA
ESTATÍSTICA E DAS CIÊNCIAS POLÍTICAS.
Imagina para um LEIGO como esse
blogueiro, a dificuldade que é entender certos "NÚMEROS" e percentuais
que o DATAFOLHA apresenta.
Como um governo que tem 70% de
REGULAR E BOM, pode ao mesmo tempo ter a presidente e candidata a
reeleição com uma taxa de rejeição tão alta ?
Como é que Aécio tem 20% das
intenções de voto agora para o primeiro turno, não cresceu nem um ponto
em relação a eleição anterior, mas, num eventual segundo turno, DOBRA
esse percentual e passa para 40 % ? E Dilma que tem 36% agora, só
consegue crescer 8%. Então, depreende-se que, num eventual segundo
turno, TODO MUNDO, até a maioria dos partidos de esquerda vão apoiar
Aécio ?
E o Eduardo Campos, caiu de 9% para
8% na intenção de voto do primeiro turno, mas, também num eventual
segundo turno contra DILMA, dá um salto e QUADRUPLICA suas INTENÇÕES de
VOTO.
Mais difícil de entender, ou melhor,
entender até entendo, só me revolto e constato, como PESQUISA +
MANCHETES DO PIG se unem, e são direcionadas para criar um AMBIENTE de
QUEDA para DILMA e de CRESCIMENTO para AÉCIO.
Num segundo turno eles estão tecnicamente empatados ??
44% DILMA X 40% AÉCIO
Aí a manchete diz que a margem de
erro é de 2% (PARA + ou -), NESSE CASO, é muito mais provável que o
PLACAR que se aproxima do REAL seria não o de 42% x 42%, E SIM 45% X 41%
ou 43% x 39%, sempre com DILMA em vantagem.
Uma coisa, porém, já é possível
dizer sem medo de ERRAR. Essa é a eleição MAIS SUJA, a de campanha MAIS
FERRENHA e ODIOSA, que as forças CONSERVADORAS e seus PREPOSTOS
ENCRUSTADOS NA IMPRENSA PARTIDARIZADA, já fizeram. Nem no tempo de
eleger COLLOR, foram TÃO LONGE na sua capacidade de MANIPULAR e TENTAR
aplicar um GOLPE por indução como agora.
Fonte: http://007bondeblog.blogspot.com.br/2014/07/dilma-lidera-pesquisa-datafolha-que-e.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário