domingo, junho 15, 2014

PREFEITA GILKA BADARÓ EM ENTREVISTA EXCLUSIVA A 104,9FM PRESTA CONTAS DA SUA GESTÃO




Em entrevista exclusiva concedida na quarta-feira (11/06) a FM104,9 a Prefeita Gilka Badaró, depois de retornar no dia anterior de uma viagem de sucesso que fez com a sua comitiva para a cidade de Vitória da Conquista para se encontrar com o Deputado Estadual Zé Neto e ouvir o pronunciamento de entrega das 80 ambulância que o Exmo. Governador Jaques Wagner fez no auditório de CEAMEI. Bastante serena e inspirada, confiante nas suas afirmações, a Prefeita explanou de maneira tranquila as conquistas da sua administração, do que foi feito, do que encaminhou, das suas diversas idas e vindas a Salvador para conquistar melhorias para o município. Falou ainda das suas constantes idas a Caixa Econômica Federal (Superintendência - Itabuna) em companhia do seu Secretario de Planejamento - Luciano Marques para tratar de assuntos pertinentes a desbloqueios do FGTS\INSS\PRECATÓRIOS\SICON\SICONV\CONSIGNADOS.
Nos bastidores a conversa era uma só: "A mulher soltou o verbo, falou de tudo que fez, do que ta conseguindo, do que ainda vai realizar..."

ABAIXO, TRECHOS MAIS IMPORTANTES ABORDADOS PELA PREFEITA NA SUA ENTREVISTA:



           Parceria com o Governo Federal e do Estado:

  • Desapropriação do Hospital Dr. Montival Lucas
  • Aquisição do maquinário PAC2/MDA  ( Retroescavadeira, Caminhão Caçamba, Patrol)
  • Aquisição de uma nova Ambulância
  • Emenda Parlamentar de R$2.000.000, através do Deputado Geraldo Simões para a pavimentação do Bairro Acácio Almeida
  • Iluminação do acesso trevo a cidade de Itajuípe e Instalação da rede elétrica do Bairro Coração de Jesus- Sec. Infraestrutura
  • Regularização das pendências – FGTS / INSS / SICON / SICONV
Ações da Gestão Municipal que  serão  implantadas no início do 2º semestre de 2014

  • Iluminação do campo da Pitangueira, dos Lagos e do Bairro Coração de Jesus
  • Academia ao Ar Livre
  • Instalação da Agência do Correio Comunitário e CDC no Distrito Bandeira do Almada;
  • Construção do Posto de Saúde no Distrito Sequeiro Grande e no Bairro Santa Rita de Cássia
  • Pavimentação do Bairro Acácio Almeida – Parceria com a CONDER
  • Sinalização da cidade - DETRAN

           Desenvolvimento Social (em pleno funcionamento)

1.1.Casa da Sopa – Distribuição de sopa para a comunidade carente
1.2.Casa do Lar Núbia Borges Badaró
1.3.Distribuição de Leite para as todas as escolas municipais
1.4.PROJOVEM – Serviço de convivência e Fortalecimento de Vinculo (14 a 17 anos)
1.5.PETI – Serviço de convivência e Fortalecimento de Vinculo (07 a 13 anos)
1.6.CRAS – Grupo de Idosos / Grupo de Crianças acompanhadas por Psicólogos/ Grupo de Gestantes acompanhadas por Gestantes
1.7.CREAS – (Centro de Referência Especializada da Assistência Social ) – vitimas de violência; trabalho junto com a família de usuário de drogas
1.8.Bolsa Família (ampliação)


Desenvolvimento Urbano

 
2.1  -Reforma  e reparos das Escolas Parceria com a Secretaria de Educação: Escola Núbia Borges Badaró, Dr. Pedro Catalão, Drª Lourdes Pinillos, Otávio Portela, Leolina Nazareth Andrade,
2.2  -Troca de lâmpadas e braços de iluminação em todos os distritos
2.3  -Limpeza dos canais de esgoto:
- Beira Rio
-  Santo Antônio /Santa Edwirgens
- Santa Rita
- José de Anchieta
- Distritos ( Bandeira do Almada, União Queimada, sequeiro e Povoado de Ruinha)
2.4  -Terraplanagem provisória do Bairro Acácio Almeida
2.5  -Poda das árvores em toda a sede
2.6  -Manutenção corretiva nas redes de esgoto no centro e nos bairros, devido às chuvas
2.7  -Reforma das estradas vicinais em parceria com a secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e Derba
2.8  -Pintura em todos os postos de saúde da sede e dos Distritos
2.9  -Manutenção dos resíduos sólidos (Arrumação do lixão)
2.10        -Reforma geral do prédio da Secretaria de Desenvolvimento Social (antigo Lactário)


             Agricultura e Meio Ambiente 


3.1  -Melhoria das estradas com parceria com o DERBA
·         Duas Pontes acesso ao Putumujú – concluída
·         Acesso de Itajuípe ao lixão – limpeza em fase de conclusão
·         BA 02 (BA 120  a  02) – iniciou a limpeza
·         Nova Vida – está iniciando
·         Ladeira do Batistão – Uma parte da ladeira concluída
·         Ramal Ilha das Flores – parceria com a Prefeitura de Itabuna

          Secretaria de Saúde


  • Reforma dos Postos de Saúde Através do Programa Mais Médicos que faz parte de um pacto de melhoria do atendimento aos usuários do SUS, ampliando o número de médicos nas diversas regiões do país. o município recebeu duas médicas Cubanas (Dra. Mislaidys e Dra. Keides), e mais uma através do PROVAB ( Dra. Larissa frança), com atuação nas Equipes de saúde da Família do Santo Antônio, Santa Rita e Alto da Liberdade, tendo como meta principal garantir a satisfação dos usuários com um atendimento a um número maior de clientes destas unidades.

  •    Em fase final de implantação do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) municipal, com previsão de inicio das atividades em junho de 2014, com atendimentos por equipe multiprofissional e cuidados intermediários a uma população definida pelo nível local, nas três modalidades de tratamento (intensivo, semi-intensivo, e não intensivo), que variam de acordo com a necessidade do indivíduo. sendo também a porta de entrada da rede de serviços para as ações relativas à saúde mental.

  • Já esta autorizado pela SESAB, aguardando somente a publicação no diario oficial, para  implantação no mude um Núcleo de Apoio à Saúde da Família- NASF tipo I,com equipe composta por profissionais de diferentes áreas de conhecimento, que deverão atuar no apoio ás Equipes de Atenção Básica, compartilhando as práticas e saberes em saúde nos territórios sob responsabilidade destas equipes com o objetivo de ampliar a abrangência das ações da atenção básica, bem como sua resolubilidade, tanto em termos clínicos quanto sanitários e ambientais dentro dos territórios.
  • O Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica PMAQ-AB, entra na sua terceira fase que consiste na avaliação externa, visto que este Programa dá suporte as Equipes de Atenção Básica, para ofertarem serviços que assegurem maior acesso e qualidade, de acordo com as necessidades concretas da população.
  • Foram realizados serviços de adequação na infraestrutura das Unidades de Saúde do município e distritos, com pintura, construção de rampas de acesso, reparo nas instalações elétricas e hidráulicas, aquisição de equipamentos básicos como nebulizadores, focos, macas para os consultórios, aparelhos de autoclave, e sinalização das unidades de saúde.
  • Aconteceu de Nov./2013 a maio/2014 o II módulo do Curso de Formação técnica de Agentes comunitários de saúde em parceria do município com a Escola Técnica de Formação em Saúde Jorge Novis - EFTS, quando ao final do III módulo os agentes comunitários de saúde serão habilitados técnicos, sendo que Itajuípe é um dos poucos municípios da região que esta ofertando este curso, saindo a frente de municípios como Itabuna, onde não ocorreu nem o primeiro modulo ainda.
  • Formação do Projeto para o tratamento e prevenção de álcool e outras drogas envolvendo Saúde, Educação, Desenvolvimento Social e Ministério Público.
  • O Programa Saúde na Escola e Equipe de Saúde Mental, numa parceria das Secretarias de Educação, Saúde e Desenvolvimento Social do município de Itajuípe realizou atividades nas escolas nos sábados letivos de maio, com atividades para os professores da Educação Básica, e fortalecimento de rede.
  • Periodicamente estão sendo realizadas em TODAS as Unidades de saúde do município, palestras ministradas pelos profissionais da secretaria de saúde, com temas ligados a atenção básica, alusivos a datas comemorativas como saúde da mulher, saúde do homem, combate a tuberculose, combate ao câncer de mama, saúde mental, saúde da criança, e alimentação saudável.
  • TODAS as Unidades de saúde do município receberam computadores, com Kit multimídia, conectados a internet para uso das equipes, no Telessaúde e nos programas do E-SUS.
                  Secretaria de Educação:

5.1  - Jornada Pedagógica resgatando a memória local com o incentivo a valorização das obras literárias do escritor Adonias Filho.
5.2  - Regularização da Mudança de Classe dos profissionais do Magistério, que estava defasada desde o ano de 2011, sem que houvesse o processo de avaliação.
5.3  -Licença Prêmio em tempo hábil e organizado sem trazer prejuízos ao quadro dos profissionais da educação, que no governo anterior, só eram concedidas aos profissionais com problemas de saúde.
5.4  -Valorização dos profissionais da educação com a liberação dos processos de mudança de nível l médio para nível superior, pós – graduação e percentual de qualificação profissional onde foram contemplados um n° de 50 professores.
5.5  -Parcerias com a secretaria de saúde para formação de professores.
5.6  -Entrega do fardamento aos alunos da educação infantil.
5.7  -Aquisição de mobiliário para algumas unidades escolares.
5.8  -Avanço na construção da Creche que foi encontrada parada toda a obra.
5.9  -Inicio da Construção da quadra da Escola Municipal Professor Diógenes Vinhaes.
5.10        - Reconstrução do antigo PEA para funcionar o Centro de Apoio Psicopedagógico – CEAPEI (Alunos especiais)
5.11        Previsto a chegada para o mês de julho de mais mobiliários e climatizadores para as escolas e mais dois (02) ônibus do FNDE (Fundação Nacional do Desenvolvimento Escolar).

Ao final da entrevista foi dada a notícia mais esperada pelo ouvintes, que era o resultado da reunião realizada entre o Poder Executivo, os Vereadores, a Direção do HML e Funcionários do HML que ficou acordado entre os presentes o repasse de 40 mil reais mensais para a estabilização nos atendimentos médicos, bem como o retornos de alguns médicos e contratação de novos.  Encerrando de forma satisfatória mais um capítulo da novela do HML. 
Compareceram ao estúdio da rádio 104,9 FM os edís Gean de Vasconcelos, Zé do Lactário, Portal Mix, Ubaitaba Notícias Agora e alguns correligionários políticos para parabenizá-la pela grande entrevista. SUCESSO ABSOLUTO.


                                                                       


ASCOM/PMITAJUÍPE


Nenhum comentário: