domingo, maio 20, 2012

Projeto da Universidade Federal do Sul da Bahia é aprovado; sede será mesmo em Itabuna

A Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados aprovou na quarta-feira (16), por unanimidade, o projeto de criação da UFESBA (Universidade Federal do Sul da Bahia), cuja relatora foi a deputada federal Alice Portugal (PCdoB).
Conforme a proposta, Itabuna deverá mesmo sediar a reitoria da instituição. A Ufesba terá o formato multicampi, com unidades também nas cidades de Porto Seguro e Teixeira de Freitas.
As microrregiões de Ilhéus/Itabuna, Teixeira de Freitas e Porto Seguro possuem uma população de quase quatro milhões de habitantes e abrangem um total de 75 municípios. Atualmente, as universidades públicas instaladas no Sul da Bahia oferecem 4 mil vagas nos 33 cursos de graduação da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) e mais 460 vagas nas unidades da Uneb e do IFBA no Extremo Sul.
O projeto acadêmico da Ufesba prevê a formação de mão de obra nas categorias profissional e tecnológica que possibilitem a capacitação para projetos como o Porto Sul, a Ferrovia Oeste Leste e as unidades industriais atraídas por esses empreendimentos.

FONTE: http://www.diariobahia.com.br/

Nenhum comentário: