terça-feira, agosto 06, 2013

ABERTURA DA 1ª PLENÁRIA DO PPA - PARTICIPATIVO 2014/2017 - ITAJUÍE-BA.




Foi bastante concorrida a 1ª Plenária do PPA Participativo, que aconteceu hoje, as 13:30hs no Salão Paroquial da Igreja Matriz do Sagrado Coração de Jesus, com a participação de representantes da Sociedade Civil, Associações de Moradores, Representantes do Poder Público Municipal, Maçonaria e Câmara de Vereadores.
Foram convidados para compor a mesa, a Prefeita Gilka Badaró, o nobre edil Edmilson Borges e Antoniester Matos (Controlador Geral do Município) Na abertura da 1ª Plenária, foi solenemente tocado o Hino Nacional e logo depois, usaram da palavra a Gestora Municipal e o Representante do Legislativo.
A Exma. Sra. Prefeita Municipal Gilka Badaró, saudou os presentes e disse estar bastante satisfeita pela realização do PPA Participativo, com a presença significante do público presente, as entidades representadas, e disse que pretende lutar, para que depois de cumpridas as formalidades regimentais, as inclusões orçamentárias sejam cumpridas as decisões do PPA Participativo 2014/2017. 

Em seguida o nobre edil Edmilson Borges enfatizou que esse é o momento adequado para os munícipes opinarem, darem as suas sugestões, para o engrandecimento do PPA e se colocou a disposição do executivo para na qualidade de legislador e líder de bancada, lutar para que as possibilidades e viabilidades de tais demandas discutidas e aprovadas nas Plenárias, sejam encaminhadas para a Câmara, para apreciação e votação e depois enviada para o Executivo que depois de cumpridas as tramitações legais sejam executadas até o final da atual gestão.
Prefeita Gilka Badaró e o Controlador Geral do Município - Antoniester













Hoje o Eixo Estruturante I, discutido e votado foi: IGUALDADE E DIREITOS HUMANOS, cujas áreas temáticas debatidas foram: 01 – Defesa da Criança, do Adolescente e do Idoso; 2 – Portadores de Deficiência; 3 – Inclusão Sócio Produtiva.
3 grupos foram divididos para opinarem, discutirem e decidirem as 8 sugestões para cada área temática.
Dentre as áreas sugestionadas e votadas, algumas tiveram relevância no momento das votações das propostas, tais como: 
·  Criação de hortas comunitárias, na Sede e Distritos de acordo com suas particularidades.
·        
       
      Criação e/ou reestruturação de espaços de lazer e entretenimento para crianças e adolescentes, fortalecendo os aspectos culturais e esportivos do município, priorizando as zonas de maior índice de vulnerabilidade.
·         
     Ativação do rislativo de ativar o FIAor de recursos na LDO e LOA para FMCA (Fundo Municipal da Criança e do Adolescente), em relação a sua regulamentação para que seja cumprida a Lei Municipal que preconiza o repasse de 1% da arrecadação Geral do Município, seja destinado ao Fundo e que possa ser utilizado para os serviços na rede de proteção de Garantia de Direitos.
·         
     Proporcionar condições de trabalho para os conselheiros: tutelar e de direito, em relação a infraestrutura (maquinário, linha telefônica, internet, carro, computador, impressora....) e recursos humanos (capacitação e atualização).
Por enquanto, foram apenas sugestões discutidas e votadas, mas que podem sofrer alterações até o final do PPA Participativo, ou até mesmo quando forem enviadas ao Legislativo para apreciação e votação.
A finalização dos trabalhos teve o seu desfecho as 17:30hs., com o controlador do Município Antoniester convidando os presentes para a próxima Plenária do PPA Participativo que acontecerá amanhã (06/08) no mesmo local as 18:00hs., cujo Eixo Estruturante II será: Educação, Diversidade e Cidadania, tendo com áreas temáticas: 01 – Educação; Cultura e Esporte.

Nenhum comentário: