sábado, fevereiro 18, 2012

COISA PÚBLICA OU NEGÓCIO DE FAMÍLIA?


        Nós eleitores temos que analisarmos o candidato ou a candidata antes das eleições para detectarmos quais os reais interesses pessoais de cada candidato em querer ser um pré-candidato somente para se dar bem na política. Como sabemos, ser Prefeito não é um emprego que deve durar de 4 a 8 anos como muitos fazem. Ser Prefeito não é oportunidade de melhoria de vida. Ser Prefeito não é oportunidade de empregar toda a família e melhorar os negócios da família.
    O trato com a coisa pública tem que ser bem definido. A comunidade não deve ser penalizada pela falta de recursos para funcionar os serviços essenciais, tais como: Saúde, educação, segurança, moradia, lazer, cultura, assistência social, etc., por conta de desvio de verba por parte do governante para injetar nos projetos pessoais do seu interesse.
    Numa retrospectiva das últimas gestões administrativas da nossa cidade vimos os absurdos que foram feitos por conta das irresponsabilidades políticas que foram engenhosamente instaladas, com esquemas cada vez mais aperfeiçoados, através de bons advogados, bons contadores, bons consultores e assessoria, toda essa estrutura técnica somente para desviar verbas públicas de forma a burlar a o TCM e se livrar das garras do Ministério Público e no final dar um caráter de legalidade absoluta.
    Cabe a nós, eleitores politizados a tentar através das mídias disponíveis demonstrar na prática e denunciar, sempre que for detectado as armações políticas dos grupos que se arvoram, os que começam a espalhar boataria, para se ganhar uma eleição “na tora”.
    O Prefeito eleito tem que respeitar o povo e entender que ele é apenas um empregado que o povo resolveu lhe dar uma oportunidade de demonstrar que o mesmo é honesto e competente e dar conta das arrecadações que a Prefeitura recebe mês a mês e receber por conta do seu trabalho o seu salário digno previsto em Lei. Do contrário é má fé no trato com a coisa pública e futuro que conferirá um título de mau gestor, com contas reprovadas e um réles FICHA SUJA.


ITAJUÍPE NEWS - 18/02/2012


                                              DEVILSON – GRAVEM BEM ESSE NOME

Devilson e a distribuição do Sopão Solidário

Segundo fontes de informações colhidas em manifestações populares, por onde quer que o mesmo transite é clamor popular: O povo quer DEVILSON para vestir o paletó e ir ocupar 1 vaga das 11 que estarão disponíveis na Câmara de Vereadores de Itajuípe, já para essa eleição em outubro deste ano. Pessoa bastante carismático, servidor incondicional, sempre prestativo. O mesmo embora fique alegre com os vários apoios declarados, que são constantes no dia-a-dia, mas entende que tem que trabalhar e muito, tão logo seja homologada a sua candidatura oficial pelo PMDB.
*********************************************************************************

       BRIGAS DE GALO, CRIME PREVISTO EM LEI



Itajuípe não voltará a ter rinhas de brigas de galos. Isso é um atraso de vida.
Graças a Deus a justiça não vai permitir a volta desta prática violenta.

******************************************************************************
Dez pontos sobre a aplicação da Lei da Ficha Limpa


Por 7 votos a 4, o STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu nesta quinta-feira (16) que a Lei da Ficha Limpa é constitucional e valerá a partir das eleições municipais deste ano. Com isso, não disputarão eleições, por pelo menos oito anos, vários políticos brasileiros que renunciaram ao cargo ou foram condenados por órgãos colegiados da Justiça.

Veja dez pontos sobre a aplicação da Lei da Ficha Limpa:

1 - Candidatos condenados em segunda instância da Justiça por crimes eleitorais, hediondos, contra o meio ambiente, corrupção, abuso de poder econômico, tráfico de drogas e racismo não poderão concorrer a cargos públicos por oito anos, ainda que possam apelar da decisão. Anteriormente, o tempo de inelegibilidade para pessoas nessa situação variava de três a oito anos.

2 - Para ser aplicada a inelegibilidade, é necessário que a infração cause cassação do registro ou do diploma, em julgamento na Justiça Eleitoral.

3 - Condenados em órgão colegiado da Justiça por ato doloso de improbidade administrativa, com lesão ao patrimônio público e enriquecimento ilícito, também ficam inelegíveis.

4 - Também ficam barrados magistrados e integrantes do Ministério Público que deixem os cargos durante processo administrativos por infrações éticas.

5 - Essa inelegibilidade também vale para os demitidos do serviço público por conta de processo administrativo e para os condenados por órgão profissional, como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) ou o Conselho Federal de Medicina (CFM), com perda do direito de trabalhar na área por conta de infração ética ou profissional.

6 - Políticos que renunciarem ao mandato antes de processos de cassação ficam inelegíveis.

7 - Rejeição de contas por irregularidades também serão consideradas ato doloso de improbidade administrativa. Por isso, a candidatura só será permitida se a decisão do Tribunal de Contas for suspensa ou anulada pela Justiça.

8 - Pessoas físicas ou os dirigentes de pessoas jurídicas condenadas na Justiça Eleitoral por doações ilegais também ficam inelegíveis.

9 - Fingir vínculo conjugal ou rompimento para driblar a inelegibilidade de parentes causa inelegibilidade. Antes, já eram proibidas as candidaturas de cônjuges a prefeito, governador e presidente.

10 - O candidato pode pedir efeito suspensivo se tiver uma decisão colegiada da Justiça contra si. Se o recurso for negado, a candidatura será cancelada. Se isso acontecer após as eleições, o diploma será cassado.


*********************************************************************************
                     Por 7 votos a 4, os ministros do STF
                            aprovaram o FICHA LIMPA

SESSÃO DE VOTAÇÃO DO FICHA LIMPA NO STF
Nesta quinta-feira (16) a análise conjunta das Ações Declaratórias de Constitucionalidade (ADCs 29 e 30) e da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI 4578) que tratam da Lei Complementar 135/2010, a Lei da Ficha Limpa. Por maioria de votos, prevaleceu o entendimento em favor da constitucionalidade da lei, que poderá ser aplicada nas eleições deste ano, alcançando atos e fatos ocorridos antes de sua vigência.

A Lei Complementar 135/10, que deu nova redação à Lei Complementar 64/90, instituiu outras hipóteses de inelegibilidade voltadas à proteção da probidade e moralidade administrativas no exercício do mandato, nos termos do parágrafo 9º do artigo 14 da Constituição Federal.
Em seu voto, o ministro relator, Luiz Fux, declarou a parcial constitucionalidade da norma, fazendo uma ressalva na qual apontou a desproporcionalidade na fixação do prazo de oito anos de inelegibilidade após o cumprimento da pena (prevista na alínea “e” da lei). Para ele, esse tempo deveria ser descontado do prazo entre a condenação e o trânsito em julgado da sentença (mecanismo da detração). A princípio, foi seguido pela ministra Cármen Lúcia Antunes Rocha, mas, posteriormente, ela reformulou sua posição.
A lei prevê que serão considerados inelegíveis os candidatos que forem condenados, em decisão transitada em julgado ou proferida por órgão judicial colegiado, em razão da prática de crimes contra a economia popular, a fé pública, a administração pública e o patrimônio público; contra o patrimônio privado, o sistema financeiro, o mercado de capitais e os previstos na lei que regula a falência; e contra o meio ambiente e a saúde pública.
O ministro Peluso disse concordar com o argumento de que o momento de aferir a elegibilidade de um candidato é o momento do pedido de registro de candidatura. Ele frisou que o juiz eleitoral tem que estabelecer qual norma vai aplicar para fazer essa avaliação. Para o ministro, deve ser uma lei vigente ao tempo do fato ocorrido, e não uma lei editada posteriormente.
Para a ministra Rosa Weber, “o homem público, ou que pretende ser público, não se encontra no mesmo patamar de obrigações do cidadão comum”. Ela afirmou que, “no trato da coisa pública, o representante do povo, detentor de mandato eletivo, subordina-se à moralidade, probidade, honestidade e boa-fé, exigências do ordenamento jurídico que compõem um mínimo ético, condensado pela Lei da Ficha Limpa, através de hipóteses concretas e objetivas de inelegibilidade”.
A ministra acrescentou ainda que não há inconstitucionalidade na alínea “k” da lei, que torna inelegível político que renunciar a mandato desde o oferecimento de representação. Ainda segundo ela, a regra que impõe a inelegibilidade até oito anos após o cumprimento da pena constitui, sim, um prazo dilatado, mas que se encontra dentro do âmbito da liberdade de conformação do legislador para concretizar a norma do parágrafo 9º do artigo 14 da Constituição. O dispositivo prevê que lei complementar estabelecerá casos de inelegibilidade para proteger a probidade administrativa e a moralidade para o exercício do mandato considerada a vida pregressa do candidato.

FONTE: http://noticias.uol.com.br/politica/

************************************************************************
          INCRA DESAPROPRIA FAZENDA EM ITAJUÍPE

MST - OCUPAÇÃO DE NOVAS ÁREAS

Três cartas precatórias dão ao Incra, na Bahia, o direito de imissão na posse em três imóveis rurais que totalizam 2.688 hectares, com capacidade para assentar 72 famílias. As imissões acontecem em março. A carta precatória é o documento que a Justiça Federal encaminha para a comarca cível em que cada imóvel rural está vinculado, informando a posse do Incra sobre a área.
A expectativa é de que o ano de 2012 seja marcado pelo avanço da criação de assentamentos no estado. De acordo com o chefe da Divisão de Obtenção de Terras, Ernesto Reis, há 30 imóveis rurais ajuizados aguardando cartas precatórias para que o Incra possa ser imitido na posse. "Depende da Justiça para que esses imóveis tenham imissão na posse e o Incra possa criar novos assentamentos", ressalta.
Novas áreas - A Fazenda Alto da Boa Esperança, em Tapiramutá, no Território de Identidade de Piemonte do Paraguaçu, é um dos imóveis rurais dos quais o Incra já detém a carta precatória. A área possui 674 hectares e capacidade para receber 25 famílias.
A outra propriedade rural é a Fazenda Reunidas Salvação que fica no município de Morpará, no oeste da Bahia, e poderá assentar 36 famílias de trabalhadores rurais. O terceiro imóvel rural é a Fazenda Cruzeiro do Norte, situada em Itajuípe, no Litoral Sul, que tem 86 hectares e capacidade para 11 famílias.
Reis conta que já foram cadastradas potenciais famílias que possam assentadas ser nessas três áreas. "Aguardamos a imissão na posse para que possamos fazer a seleção dos trabalhadores rurais, a legitimação da área e a criação dos projetos de assentamento", afirma.

quarta-feira, fevereiro 15, 2012

HÁ MUITA ÀGUA PARA PASSAR DEBAIXO DA PONTE


                                LUIZ PEDRO CRESCE NA PREFERENCIA POPULAR
                        E JÁ COMEÇAM A CRIAR TI-TI-TI NOS GRUPOS POLÍTICOS

Em contato com o empresário Luiz Pedro hoje via MSN o mesmo informou que ficou muito satisfeito com a oportunidade de Tahan reproduzir no itajuipeonline a matéria sobre o apoio irrestrito de Geddel a sua candidatura e concordou e discordou com alguns comentários a respeito da matéria postada.  Direto de Salvador, informou ainda da expectativa da assinatura do Contrato por parte do empresário de Bel do Chiclete que lhe pediu um tempo para checar com segurança as datas já confirmadas dos diversos shows, para então confirmar e selar de vez a data finalizada do Mega Show do Chiclete em Itajuípe, provavelmente em julho mesmo. Adiantou que tem uma pequena dívida para pagar aos itajuipenses que foi a expectativa do anúncio de uma festa na época do seu aniversário 13 de dezembro, que por questões circunstancias não foi possível cumprir na ocasião, porém já tem data prevista para saldar a dívida, vai ser no dia 17 de março/2012, uma excelente surpresa que o mesmo vai anunciar logo após o carnaval, na 104.9FM e a outra boa novidade é a confirmação da 2ª Edição do Forró dos Lagos que está previsto para acontecer no dia 28 de abril/2012.
Quanto a questão dos boatos politiqueiros de que o mesmo já desistiu da sua candidatura e já aderiu ao grupo de “fulana” ou de “cicrana”, o mesmo entende de que é uma forma de expressão dos dois grupos externarem que Luiz Pedro está em crescimento e desponta como o fiel da balança ou quem sabe a chamada 3ª via com condições de virar o jogo e cair na graça do povo.
*********************************************************************************************

                                    A DECISÃO POLÍTICA NAS MÃOS DOS JOVENS

O que percebemos sem sobra de dúvidas de que a juventude itajuipense espera muito mais dos políticos que se apresentam com os primeiros colocados, que fazem promessas de retornar futebol e micaretas. Podem apostar a política não está decidida, em acesso a recentes pesquisas de opinião, 52% dos entrevistados não se definiram por candidato algum e 70% desses 52% dos entrevistados, são jovens de 16 a 21 anos. Resumindo, a decisão da definição política vai estar mesmo nas mãos dos jovens.
Portanto jovens, sondem bastante sobre o passado dos candidatos que se apresentam como salvadores da pátria, não basta ser um FICHA LIMPA, é necessário ser: Honesto, transparente, competente, que não tenha no seu currículo IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA, ou que já tenha sido infectado pelo vírus da corrupção. Coloquem nas suas cabecinhas eleição de Prefeito não é emprego e nem subterfúgio para ajeitar a vida de ninguém que esteja em dificuldades financeira. Ser Prefeito é a responsabilidade de ser o administrador de quase 3 milhões de reais mensais para manter em dia com seriedade e respeito os serviços essenciais, tais como: saúde, educação, moradia, administração, segurança, social, cultural, lazer, manutenção dos serviços urbanos – água, luz, saneamento, coleta de lixo, etc.,  


 *******************************************************************************************

                                             COORDENADOR POLÍTICO EXPERIENTE

Ontem(14/02), num almoço em Teixeira de Freitas onde falávamos sobre os rumos de política por lá, tive a oportunidade de conversar um bom tempo com o meu amigo e irmão camarada, Rogério Pinto que informou a este blogueiro que recebeu o convite para ser um dos coordenadores político de um grande amigo seu, que é médico cardiologista e cirurgião renomado do extremo sul, onde ocupa o cargo de Diretor do maior Hospital de Teixeira de Freitas – Hospital São Paulo, trata-se do Dr. João Bosco, filiado de carteirinha do PT – Partido dos Trabalhados, com reais chances de vencer a eleição. Rogério Pinto, muitos não sabem, mas tem história naquela cidade onde morou por 10 anos, metade destes anos foi Diretor da Emarc de Teixeira de Freitas e a outra metade foi professor, pessoa bastante querida e nas suas caminhadas é sempre saudado por pessoas que o cumprimentam com carinho chamando-o de “Professor”.  Parabéns Rogério, Deus abençoe a sua caminhada.
 ********************************************************************************************

                                    A CPI DE MARCOS DANTAS TERMINOU EM PIZZA?

Foi o que me informou o Denunciante, o Sr. Deivid Sena, se dizendo bastante decepcionado com os rumos que tomaram uma denúncia formalizada com seriedade, que versava sobre o suposto esquema de desvio de verba pública do Prefeito Marcos Dantas, na contratação de máquinas e tratores no valor exorbitante de mais de 1,5 milhão. E apesar da Câmara municipal de Itajuípe, ter acatado a denúncia, ter notificado o Denunciante e o Denunciado, ter oferecido a defesa ampla ao Prefeito Marcos Dantas, mas a coisa não progrediu, estagnou. Não houve resposta convincente por parte da Comissão Técnica responsável em apurar o caso. Resumindo: Terminou em pizza!!!! A quem competia apurar, fiscalizar e condenar, nada foi feito, infelizmente. Abriu-se um precedente para mais falcatruas, corrupções generalizadas, malversação do dinheiro público.
 ********************************************************************************************

                                        SUMIÇO DO DEPUTADO SALVADOR DA PÁTRIA

O que aconteceu com o namoro político entre o Deputado Estadual Rosemberg e o Prefeito Marcos Dantas, a mídia paga do Prefeito MD todo dia colocava manchetes sobre os vários encontros dos dois e agora emudecimento total. O que será que aconteceu? Melou? Os futriqueiros maledicentes apostam que depois que o Deputado teve acesso a pesquisa que viu o baixo desempenho da candidata do Prefeito, tirou o time de campo. Que maldade!!!
*********************************************************************************************
                                                            
                                                  CRIADOR VERSUS CRIATURA

É o comentário geral nos bastidores da política local, o que realmente está acontecendo com o Prefeito Marcos Dantas, que visivelmente não tá nem aí para fazer a sua sucessora. Raramente os dois são vistos em locais públicos, a vice-prefeita tá numa maratona danada correndo atrás do prejuízo (ou do lucro quem sabe...), visitando antigos desafetos do seu “Titio” e tentando a todo custo angariar apoio. É uma tarefa difícil, pois as feridas abertas foram tantas que ainda não cicatrizaram. Mas ela tá no caminho certo. Como diz o provérbio popular: “Do perdido a metade.” Também começa a procurar possíveis candidatos a sua VICE, da mesma maneira como faz sua adversária, faz o convite a muitos e os coloca em STAND BY.
A boca miúda me informaram que a preocupação maior do alcaide é mesmo tentar eleger o irmão Marcelo a prefeito na vizinha cidade de Uruçuca, onde o retorno do investimento é mais promissor. Serjão, abandonado por Marcos é o fiel articulador da pré-campanha de Sí, colado com a mesma noite e dia. Marcos ainda insiste em tentar eleger pela 3ª vez Juninho a Vereador, melhor seria investir em Léo da Capoeira, pois o mesmo é leve e tem um excelente trabalho na cultura e no social, este sim trabalha e faz jus ao salário recebido.
Há fortes rumores de que uma das grandes cartadas do grupo de Sí foi convidar o ex-prefeito Dr. Paulo a se aliar a mesma, já que sua esposa não emplacou a contento para pleitear uma candidatura futura a Prefeita.

domingo, fevereiro 12, 2012

GEDDEL REAFIRMA O COMPROMISSO COM LUIZ PEDRO

Luiz Pedro e Geddel em evento do PMDB em Barreiras
O empresário Luiz Pedro em recente evento do PMDB no Oeste da Bahia, onde estiveram presentes Geddel Vieira Lima e o seu irmão, Dep. Federal Lúcio Viera Lima e outros Deputados estaduais da legenda, depois de um jantar de recepção, a sobremesa foi a homologação do apoio irrestrito a Pré-Candidatura do empresário Luiz Pedro na cidade de Itajuípe. Assim sendo, dá um ponto final nos falsos boatos jogados de próposito na rua, por futriqueiros de plantão, que Geddel estaria propenso a negociar com Luiz Pedro a retirada da sua Pré-Candidatura para as eleições deste ano. Alarme falso!!!
Na oportunidade o empresário Luiz Pedro fez o convite pessoal para Geddel vir a cidade prestigiar a sua grandiosa festa do Chichelete com Banana que deve acontecer depois dos festejos de São João.
Em contato que este blogueiro Luiz Pedro informou da sua preocupação em cumprir fielmente a Lei Eleitoral, para não infringir com propagandas antecipadas, mas que quando chegar o período permitido pelo TRE/TSE, vai entrar em cena com a estrutura e estratégias que estiverem ao seu alcance em conformidade com o grupo que o apóia. "Não tenho ambições pessoais de vencer a eleição somente para me locupletar com as benesses do cargo e tornar a prefeitura um cabide de empregos. Tenho um projeto de desenvolvimento administrativo para a cidade e pretendo oportunamente discutir com os vários seguimentos da comunidade, vamos demonstrar para a população que é possivel governar um município como Itajuípe com seriedade, respeito e competência, quando se tem vontade, coragem e relacionamento com os vários seguimentos administrativos nas esferas federais e estaduais". Finalizou o empresário.