sexta-feira, fevereiro 20, 2009

CÂMARA MUNICIPAL DE ITAJUÍPE APROVA CONTAS DE MARCOS DANTAS AS VÉSPERAS DO CARNAVAL


Em sessão nesta quinta-feira (18) na câmara de vereadores de Itajuípe, foram aprovadas por unanimidade as Contas do prefeito, Marcos Dantas, referente ao ano 2006 - Contas essa REJEITADAS pelo TCM-Tribunal de Contas dos Municipios. Para o Presidente da Comissão de Finanças da Câmara, vereador Edmilson Borges (PTC) "os erros foram técnicos e o prefeito tem respaldo, a cidade está linda e desenvolvida..."- esclareceu. A Comissão de Finanças é composta ainda pelos vereadores: Gilmário Santos (PTC), Relator e Fábio Almeida, que seguiu os passos do Relator sem pronunciar nada. Os demais vereadores confirmaram o que já era esperado: a aprovação do Parecer da Comissão da Câmara, passando por cima do parecer técnico do TCM, que optara por rejeitar as contas do prefeito por suplementação por conta própria de verba, uso indevido do dinheiro público, gastos com despesas não-comprovadas e esfacelamento das despesas com aquisição de bens e serviços para driblar as licitações. E o Sr. Relator da Comissão de Finanças da Câmara Municipal de Itajuípe chama isso de "erros técnicos". Infelizmente, nós seres racionais, politizados, pensantes chegamos a seguinte conclusão fatídica (sem querer aqui defender erros de ninguém e nem ser palmatória da humanidade): Mas, analisamos friamente, e vemos que o Legislativo itajuipense foi injusto, perseguidor e conveniente em relação a votação das Contas do ex-gestor Dr. Paulo Martinho que também cometeu "erros técnicos" apontados na ocasião pelo mesmo TCM (Tribunal de Contas do Municípios), ou então, a Câmara é complacente apenas com os ditos filhos da terra, como o Sr. Dr. Paulo Martinho não é "minhoca" sobrou na reta mesmo. Aos Vereadores apenas o lamento porque também seria muita presunção nossa achar que algum iria votar contra o Rei da Cocada Preta. A Democracia está estremecida e ameaçada, veremos até o fim do mandato desse governo na Casa Legislativa rezarem todas as quintas-feira as mesmas novenas e no final um coro de voz dos Vereadores a dizer peremptoriamente AMÉM! Afinal a essa altura do campeonato todos já se "ajeitaram" com o Sr. Prefeito e ficarão obedientes até quando durar o mandato ou (quem sabe...) o povo tomar vergonha na cara mesmo e dar um basta a isso tudo e não permitir mais que os nobres edís fiquem deitados eternamente em berços esplêndidos. Tem que levantar para trabalhar mesmo, porque afinal a vida não tá fácil pra quem disputa seu pão de cada dia com suor e além do mais o trabalhador levanta as 06:00h. para pegar um transporte e ir para outras paragens (pois aqui não tem geração de emprego e renda) trabalhando o mes inteiro e ganhando apenas R$465,00 enquanto que um salário de vereador é de R$3.750,00 ao mes 8 vezes mais que o salário do trabalhador e o vereador trabalha apenas poucos dias no mês.

segunda-feira, fevereiro 16, 2009

O MUNICÍPIO DE ITAJUÍPE JA DISPÕE DE UM OUVIDOR?


Quem ousaria afirmar isso? Afinal o que é mesmo e pra que serve o ouvidor?

(...) Em linhas básicas, o ouvidor/ombudsman é definido como um representante do cidadão, zeloso de seus legítimos interesses junto às instituições públicas ou privadas nas quais atuam.

Segundo o artigo 9º da lei 10.924, de São Paulo, a primeira tarefa do ouvidor é analisar a procedência de uma manifestação do cidadão. A pessoa reclama, queixa-se, sugere ou denuncia e o primeiro papel do ouvidor é, com o olhar do reclamante, avaliar o atendimento prestado pela organização. A partir daí, abre expedientes administrativos para verificar a ocorrência e corrigi-la.

O conceito de ouvidoria, hoje, é uma ferramenta de consolidação da democracia. É um canal de participação do cidadão em relação às organizações. O ouvidor representa o cidadão junto à organização.

O ouvidor está dentro da organização para buscar racionalidade. Deve entender o olhar de quem usa o serviço, vendo a empresa pelo lado de fora. Tal racionalidade é levada para dentro da empresa. Aí entra a mágica e o grande diferencial da ouvidoria em relação às outras áreas que cuidam do atendimento: o seu papel é estratégico. Parte da racionalidade, leiga por natureza, e elabora internamente para conseguir interagir com a organização.

Internamente, o ouvidor deve obter todas as informações para responder ao cidadão com qualidade e clareza. Informar corretamente, encontrar o ponto de gargalo do problema e, se for necessário, orientar como a pessoa deve proceder caso o ouvidor não possa atender a sua solicitação, é fundamental. Às vezes as informações são reservadas e o ouvidor tem a obrigação de obedecer o sigilo dos dois lados e, assim, com as áreas competentes, deve elaborar a resposta correta para o cidadão e, sobretudo, buscar a solução, dentro da organização, para a sua questão. Por mais non sense ou ingênua que uma reclamação possa ser, ela sempre deve ser levada em consideração. Não raro, uma grande inovação pode estar por trás de uma reclamação, seja nos processos internos da organização, nas diferentes formas de apresentar o produto e/ou na própria qualidade do produto.
A pergunta que não se cala é: Porque um serviço desse tão essencial ao bom andamento no trato com a coisa pública não é amplamente divulgado pelo Exmo. Sr. Prefeito  e nem sequer comentada na Câmara Municipal de Itajuípe? Afinal, o cargo existe, a pessoa da confiança do Sr. Prefeito já foi nomeado para exercer a função (diga-se de passagem bem pago) e o ITA-SOM nem sequer colocou no ar uma propaganda falando aos quatro cantos da cidade de mais uma conquista da administração Marcos Dantas? Ficamos sem entender patavinas... É interesse do governo municipal que os cidadãos itajuipenses tenham acesso ao novo serviço oferecido pela administração pública ou não. Talvez o "homi" não queira ser incomodado com as queixas que deverão paracer e que serão muitas. Em tempo, faltou a administração divulgar também qual é mesmo o 0800 que qualquer cidadão poderá ligar e queixar-se ao ouvidor. ESTAMOS DE OLHOS E OUVIDOS ABERTOS!