sábado, dezembro 15, 2012

MAYNART OFERECE ÁREA DA CEPLAC PARA UFESBA

Superintendente da Ceplac, Juvenal Maynart

Embora o deputado federal Geraldo Simões (PT) atribua a delírios ébrios a sugestão de instalar cursos da Ufesba na Ceplac, a ideia é considerada plausível pela comissão responsável pelo projeto da instituição.
Nesta sexta-feira, 14, o superintendente da Ceplac, Juvenal Maynart, apresentou alternativa à sede regional do órgão. Por ele, um bom local para instalar a universidade seria a estação Joaquim Bahiana, que ocupa área de 110 hectares, às margens da BR 101, em território pertencente ao município de Itajuípe.
Maynart tem dito que não se opõe ao campus da Ufesba na sede regional da Ceplac, na rodovia Ilhéus – Itabuna, mas acredita que a estação Joaquim Bahiana seria um local mais apropriado. Entre outros aspectos, ele afirma que o trecho da BR 415 entre as duas cidades já está por demais sobrecarregado, o que se acentuaria com a instalação da universidade.
Fato é que a comissão liderada pelo ex-reitor da Ufba, Naomar Almeida, fez duas visitas nesta manhã de sábado, 15. Uma, à estação Joaquim Bahiana; a outra, à sede da Ceplac. E, antes que alguma língua ferina comece a coçar, Almeida e os outros membros da comissão estavam todos sóbrios.
Quem defende uma das unidades da Ceplac para receber o campus da Ufesba afirma que haveria vantagens como a utilização de uma estrutura já pertencente à União, o que evitaria gastos de tempo e dinheiro com desapropriações e processo licitatório. A proposta é de que a sede administrativa da instituição de ensino fique em Itabuna, enquanto o campus aproveitaria as instalações pertencentes à Ceplac.
Há quem ache que isso beneficiaria Ilhéus (ou Itajuípe, no caso da Joaquim Bahiana). Outros apostam que Itabuna, por ter seu núcleo urbano próximo das duas unidades, colherá bons frutos de qualquer maneira. O debate é positivo, mas alguns o apequenam. É o caso de um deputado federal que age como vereador. Sem demérito aos que legislam nas câmaras municipais.
Fonte: Pimenta
Outra Fonte: http://urucucanoticias.blogspot.com.br/


BOSCO, PREFEITO ELEITO DE TEIXEIRA DE FREITAS, ANUNCIA O ITAJUIPENSE ROGÉRIO PINTO COMO SEC. DE PLANEJAMENTO DO SEU GOVERNO

NOVOS SECRETÁRIOS DO PREFEITO JOÃO BOSCO 

O prefeito eleito de Teixeira de Freitas, João Bosco Bittencourt, reuniu a imprensa local, lideranças políticas e entidades de classes para anunciar oficialmente o seu secretariado. João Bosco apresentou os 15 secretários que comporão o primeiro escalão do seu governo para o pleito 2013-2016.
(1) Chefe de gabinete – Marcilio Gulart; (2) Finanças – Ary Santos; (3) Administração – Eujacio Dantas; (4)Saúde – Dr. Marcus Pinto; (5) Bem Estar Social – Antônio Jorge; (6) Educação – Professora Cristina; (7)Planejamento – Rogério Pinto; (8) Infraestrutura – Valdo Gusmão; (9) Serviços Públicos – Agnaldo Ferreira; (10)Secretaria de Segurança – Coronel Calheiros; (11) Indústria e Comércio – Walter da Art & Vida; (12) Meio Ambiente – Arnaldo Ribeiro; (13) Esporte e Lazer – Fernando Melo; (14) Agricultura – Henrique da CEPLAC;(15) Procuradoria do Município – Dr. José Antônio.
Segundo João Bosco, foram criadas novas secretarias, enquanto outras foram desmembradas e/ou  agregadas. “O objetivo é fazer uma administração transparente, enxuta e eficaz. Quero que meus secretários tirem os pés do freio e avancem, trabalhem e façam o melhor por nossa cidade,” disse o prefeito.
João Bosco finalizou agradecendo aos secretários que deixarão os cargos e desejando boa sorte aos novos titulares. Agradeceu também a participação e apoio de todos, prometendo uma grande transformação na cidade de Teixeira de Freitas.
Secretário de Planejamento - Rogério Augusto Silva Pinto, é professor, natural de Itajuípe e tem 55 anos. É técnico em agropecuária, graduado em Pedagogia, já foi diretor da EMARC e CEPLAC de Teixeira de Freitas, foi assessor da Secretaria de Desenvolvimento e Integração Regional, assessor da diretoria da CAR, foi assessor do presidente da república Luiz Inácio Lula da Silva no programa Fome Zero e deixa o cargo de diretor superintendente da Agricultura Familiar do Governo Jacques Wagner para ocupar a pasta no governo João Bosco.
FONTE: http://www.voceaki.com/v4/prefeito-joao-bosco-reune-a-imprensa-e-anuncia-seu-secretariado-no-metropole-palace-hotel/

DEPOIS DA DIPLOMAÇÃO, A PREFEITA GILKA BADARÓ TEM ENCONTRO COM A SENADORA LÍDICE E O GOVERNADOR WAGNER.

Senadora Lídice, Prefeita Gilka Badaró e o Governador Wagner

A prefeita eleita Gilka Badaró (PSB) está numa grande maratona política. Gilka que foi diplomada anteontem para tomar posse dia primeiro de janeiro, na tarde de ontem foi recebida pelo Governador Jaques Wagner em audiência conjunta realizada, no salão de Atos da Governadoria. O encontro de boas vindas aos eleitos e de despedida aos que estão deixando seus cargos contou com a participação da senadora Lídice da Mata(PSB), dos deputados estaduais Sargento Isidório e Capitão Tadeu(PSB), dos secretários de Relações Institucionais, César Lisboa, e do Turismo, Domingos Leonelli, e de integrantes da Executiva estadual do PSB. Na oportunidade Gilka, falou das suas experiências como gestora, da motivação que está aos 64 anos; trajetória de sua campanha política e citou trecho do discurso que fez ontem durante sua diplomação - “Itajuípe experimentará uma nova fase administrativa. Fui prefeita quando o cacau era o fruto dos sonhos de qualquer brasileiro. Fui prefeita quando este mesmo fruto foi derrotado pela vassoura-de-bruxa e trouxe consequências nefastas para toda a região sul da Bahia. Desta vez, serei prefeita em um cenário de economia estável, de amplos programas de apoio social, mas com desafios gigantescos pela nossa frente, com o combate continuo à pobreza, o enfretamento aos problemas advindos do uso de drogas e a falta de emprego para os mais jovens. Lutarei todos os dias, com a força de mulher, para diminuir as diferenças sociais presentes em nossa cidade. A valorização da educação e o apoio irrestrito à saúde publica, serão metas perseguidas desde o primeiro dia do nosso governo”.  O Governador Wagner e a Senadora Lídice, gostaram do que ouviram, confirmaram apoio irrestrito a sua gestão. Hoje, sábado (15), Gilka tem novo encontro político com a Senadora.

NOTA DO BLOG: Em contato com membros da Comissão de transição de governo ligados a prefeita eleita Gilka Badaró, fui informado que essa reunião com a Senadora do PSB – Lídice da Mata, mencionada na matéria acima contou com a presença dos prefeitos eleitos pelo PSB na Bahia, que em discussão com a nobre Senadora foram elencadas algumas reivindicações que foram encaminhadas pessoalmente ao Governador Wagner, para entrar na pauta de solicitações para a gestão que se inicia a partir de 1º de janeiro de 2013.
Dentre as várias solicitações feitas pela nossa prefeita Gilka Badaró, uma foi marcante: a instalação de um Ponto Cidadão:  

Diante da necessidade de expandir o atendimento do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) para mais de 400 municípios baianos, foi criado o Ponto Cidadão, instrumento que atende cidades ainda não abrangidas pela rede SAC. A unidade tem como objetivo ampliar e facilitar o acesso das comunidades aos serviços públicos, através da emissão de documentos essenciais para o exercício da cidadania, como Carteira de Identidade, Carteira de Trabalho, Antecedentes Criminais e Cadastro de Pessoa Física (CPF). No final de 2010, a cartela de serviços foi ampliada com a inclusão do atendimento do centro previdenciário.
O principal benefício do Ponto Cidadão é a ampliação da oferta de serviços em todo o Estado a custos mais reduzidos, viabilizando a capilaridade do atendimento e o aumento da qualidade, com a utilização de recursos tecnológicos que permitem reduzir o prazo de entrega dos documentos de uma média de 60 para aproximadamente 20 dias úteis.
Com o Ponto Cidadão a população passa a contar com um atendimento mais acessível e eficaz para obtenção de documentos, viabilizando a participação em Programas de Governo, assim como a busca por alternativas no mercado de trabalho e oportunidades na geração de renda.

sexta-feira, dezembro 14, 2012

FAMÍLIA LUCAS COMEMORA O CENTENÁRIO DO SAUDOSO DR. MONTIVAL LUCAS

Missa de Ação de Graças do Centenário de Dr. Montival Lucas (13/12/2012)


Coffeee Break na Fundação Lourdes Lucas

Bolo do Centenário de Dr. Montival Lucas

Noel Ferreira presente as Comemorações do Centenário de Dr. Montival

Parentes e amigos na Fundação Lourdes Lucas

Família Lucas no Coffee Break

Coffee Break na Fundação Lourdes Lucas

Wanderlito Barbosa presente as Comemorações do Centenário de Dr. Montival

Gilka Badaró sendo abraçada pelo Dr. Toninho Vinhaes

Prefeita Gilka Badaró na chegada ao Hospital Dr. Montival Lucas

Busto de Bronze de Dr. Montival Lucas

Prefeita Gilka Badaró, Prefeita de Coaraci - Josefina e Dr. Jonga Lucas
Dr. Montival Lucas – Nascido em Sapeaçu/Ba. No dia 13 de dezembro de 19120. Filho de João Chrisóstomo Lucas e Euphrozina de Souza Lucas.
Em 15 de dezembro de 1937 formou-se em Medicina pela Universidade Federal da Bahia. Um ano depois de formado, com apenas 26 anos, veio para Itajuípe (então Pirangy).
Juntou-se à população na luta pela construção do Hospital Pirangy, que hoje tem o seu nome. O Hospital Pirangy foi inaugurado em 1949.
Dr. Montival Lucas participou ativamente de todas as iniciativas importantes para o crescimento e desenvolvimento de Pirangy e , inclusive, esteve entre os entusiastas defensores da emancipação do município de Itajuípe.
Jamais deixou esta terra que escolhera como seu segundo torrão natal, e aqui faleceu , no dia 25 de novembro de 1986, deixando impressas na cidade as marcas de sua passagem, e no coração do povo, a imensa gratidão pelo bem que praticou.

A solenidade de abertura do centenário começou com a sagrada Missa de Ação de Graças celebrada pelo pároco Edson Hagge na Igreja Matriz do Sagrado Coração de Jesus em Itajuípe, com a presença marcante de uma comitiva de médicos vindos de Itabuna para confraternizar com a família Lucas o centenário do saudoso Dr. Montival. O ponto culminante da solenidade, foi logo após a finalização da cerimônia com a benção final, a entrada do músico e intérprete Alex Bronze cantando com bastante emoção e talento a música de Roberto Carlos; Meu Querido, Meu Velho, Meu Amigo. A emoção tomou conta de todos os presentes.
Em seguida foi oferecido pela FLL (Fundação Lourdes Lucas) e AFAI (Associação dos Filhos e Amigos de Itajuípe) um Coffee Break para os familiares, amigos e convidados  na sede da Fundação Lourdes Lucas, bem como o início dos atos celebrativos na Fundação, com o tributo às entidades municipais nas quais Dr. Montival Lucas foi membro; Mostra do Trabalho Social da Fundação e Inauguração da Sala de Mamografia.
De lá a comitiva seguiu para o Hospital Dr. Montival Lucas para os atos celebrativos da Instalação do Busto de Dr. Montival Lucas e Placa Comemorativa do Centenário, no Hospital Dr. Montival Lucas.
E para finalizar com chave de ouro, foi oferecida aos convidados e amigos uma Noite Festiva com Música ao Vivo no Clube Kamuá de Itajuípe, oferta da família Lucas

MARCOS DANTAS TEM CONTAS DE 2011 REJEITADA PELO TCM E CÂMARA TEM CONTAS APROVADAS

MARCOS DANTAS ACUMULA AGORA 4 CONTAS REJEITADA PELO TCM

O TCMBa rejeitou na sessão realizada ontem (Dia da Cidade) por 7 x 0 as Contas 2011, do Município de Itajuípe, de responsabilidade do prefeito Marcos Barreto Dantas.
Prefeitura de ITAJUIPE
Gestor: Marcos Barreto Dantas
Exercício: 2011
Processo: 07910-12
Publicação:
Ultima Decisão do TCM: Opina pela Rejeição

Na mesma sessão os Conselheiros opinaram pela aprovação das Contas 2011, do Legislativo Itajuipense, de responsabilidade do gestor Edmilson Borges do Nascimento.

Câmara de ITAJUIPE
Gestor: Edmilson Borges do Nascimento
Exercício: 2011
Processo: 07903-12
Publicação:
Ultima Decisão do TCM: Opina pela Aprovação

 Com a rejeição das Contas 2011 o prefeito Marcos Barreto Dantas conseguiu superar o ex-prefeito Paulo Martinho Apolinário.
O TCM rejeitou as Cotas 2002 – 2003 – 2004 de Paulo Martinho e as de 2005  – 2006 – 2009 e 2011 de Marcos Dantas.

quinta-feira, dezembro 13, 2012

GILKA BADARÓ, JORJÃO (VICE-PREFEITO) E VEREADORES SÃO DIPLOMADOS NO FÓRUM

GILKA EXIBINDO O SEU DIPLOMA DE PREFEITA ELEITA

VEREADORES ELEITOS PARA A PRÓXIMA LEGISLATURA

GILKA BADARÓ CUMPRIMENTADA PELO POVO

PÁDUA DA FM EXIBINDO O SEU DIPLOMA DE VEREADOR
Numa clima de euforia e contentamento a prefeita eleita na eleição do dia 7 de outubro próximo passado, Gilka Badaró e seu vice Jorjão foram diplomados juntamente com os vereadores eleitos, hoje habilitados para tomarem posse no dia 01 de janeiro de 2013.
Estiveram presentes ao evento diversas lideranças políticas regionais, advogados e representantes dos principais veículos de comunicação regional, a exemplo de J. Adervan, Diretor do Jornal AGORA, Josefina - Prefeita reeleita da cidade vizinha de Coaraci; Moacir Leite - Prefeito da cidade vizinha de Uruçuca; Dr. Renato Costa; e outras lideranças políticas locais e regionais.
O povão em geral compareceu ao fórum para poder desejar boa sorte e homenagear a Gilka Badaró, por mais um mandato, que sem sombra de dúvida é uma liderança política nata que tem pela frente mais uma oportunidade de colocar Itajuípe de volta aos trilhos do crescimento ordenado, responsabilidade social, e oportunidade de dias melhores com oportunidades de geração de emprego e renda.
O comentário geral entre os presentes foi o teor do discurso proferido pela prefeita Gilka diante das autoridades presentes e público em geral. 

O DISCURSO DE GILKA BADARÓ NA ÍNTEGRA:


Meritíssimo Senhor Juiz Eleitoral Dr. Frederico Augusto de Oliveira.

Senhora representante do Ministério Público do Estado da Bahia, Taiana Rusciolelly.

Senhor presidente da Câmara de Vereadores, Edmilson Borges.

Senhor Vice-Prefeito Eleito Antônio Jorge Rodrigues Neto.

Senhores Vereadores eleitos, e suplentes.

Meus caros amigos e familiares

 Senhoras e senhores,

Venho somar minha esperança a esperança de todos os itajuipenses neste dia que recebo, pela terceira vez em minha vida, o diploma de Prefeita eleita da minha terra natal. Ao firmar-se a vontade dos meus conterrâneos, pelo voto direto e livre, aqui estou, com imensa emoção, para confirmar todos os compromissos que assumir ao longo da caminhada que nos trouxe até aqui. Peço licença para homenagear ao Poder Judiciário e ao Ministério Público. Que através do Dr. Luiz Sergio e da Drª Taiana Rusciolelly e de seus auxiliares, conduziram com extrema competência o processo eleitoral deste ano. Aqui, me comprometo a governar Itajuípe cumprindo o ordenamento jurídico do nosso país e propondo parceria com os poderes constituídos da republica.

Devo dizer-lhes:

De coração aberto, com o espírito voltado para o bem desta terra, lutarei todos os dias, com a força de mulher, para diminuir as diferenças sociais presentes em nossa cidade. E mais que isso. Não me permitirei utilizar a chance de errar. Nos não podemos errar. Trabalharei firme, com uma enorme disposição, para retribuir a confiança de todos que me honraram com o seu voto. E é esta determinação que darei à todos os colaboradores: O respeito irrestrito à lei, a perfeição no serviço público, a lisura, a honestidade, a ética no trato da coisa pública. A união da nossa cidade e determinante para o sucesso do nosso trabalho. Senhora e senhores, Itajuípe experimentará uma nova fase administrativa. Fui prefeita quando o cacau era o fruto dos sonhos de qualquer brasileiro. Fui prefeita quando este mesmo fruto foi derrotado pela vassoura-de-bruxa e trouxe consequências nefastas para toda a região sul da Bahia. Desta vez, serei prefeita em um cenário de economia estável, de amplos programas de apoio social, mas com desafios gigantescos pela nossa frente, com o combate continuo à pobreza, o enfretamento aos problemas advindos do uso de drogas e a falta de emprego para os mais jovens. E não é só: A valorização da educação e o apoio irrestrito à saúde publica, serão metas perseguidas desde o primeiro dia do nosso governo, por amor a Itajuípe e aos itajuipenses. Manifesto o meu reconhecimento aos meus familiares. Agradeço com o amor de mãe, ao meu filho e a minha nora. Com sentimento de avó, beijo-lhes eternamente  grata pelo apoio incondicional á minha vida. Não deixaria jamais de atender ao chamado da cidade em que nasci, cresci e amo. Convoco a todos, especialmente aos vereadores que aqui receberam comigo o diploma da Justiça eleitoral. A campanha política já passou, serei a prefeita de todos os itajuipenses, da mesma forma que vocês serão os representantes do nosso povo na Câmara de Vereadores. Simbolicamente, estendo a mão a cada um de vocês, como um gesto fraterno de conciliação e respeito, para que, lado a lado, nos coloquemos a caminho da construção da cidade que o nosso povo sonha e deseja. Rogo a DEUS, que sempre me sustentou, me amparou em tantos percalços, que não me deixe faltar forças para enfrentar as adversidades e que nos dê sabedoria para corresponder às expectativas dos nossos conterrâneos.
Que DEUS nos abençõe.
Muito Obrigada.
Gilka Badaró


A expectativa de agora em diante é a formação da equipe de governo que deverá ser anunciada dentro em breve. Confiante, temos a certeza da escolha acertada de Gilka para a composição da sua equipe que irá lhe ajudar na administração da cidade pelos próximos 4 anos.
De nossa parte só nos resta parabenizar aos eleitos para governar e legislar o município nos próximos 4 anos. E torcer para que tudo dê certo. A cidade precisa crescer e se desenvolver rumo à prosperidade. O nosso povo precisa voltar a sorrir com expectativas de dias melhores. PARABÉNS PREFEITA GILKA E JORJÃO, QUE DEUS OS PROTEJA E LHES LIVRE DAS INSÍDIAS DOS INIMIGOS DO POVO.