sexta-feira, janeiro 29, 2016

ITAJUÍPE: 1ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE ASSITÊNCIA TÉCNICA E EXTENSÃO RURAL-ATER



Será realizada hoje (29/01/2016), sexta-feira, a 1ª Conferência Municipal de Assistência Técnica e Extensão Rural (1ª COMATER), no auditório do Escola Municipal Prof. Diógenes Vinhaes.
A Conferência representa a continuidade de um compromisso firmado entre governo municipal e sociedade civil organizada, em prol dos serviços de assistência técnica e extensão rural
(ATER) para a promoção do desenvolvimento rural sustentável com base na agricultura familiar e reforma agrária.
Esse compromisso retrata um processo em construção, no qual a participação social e o diálogo são fundamentais para garantir a ampliação e a consolidação da democracia, além da implementação de políticas públicas. Esse momento, em que governo e sociedade civil compartilham ideias e refletem sobre suas práticas, vem se consolidando como um forte instrumento de negociação para o meio rural do município.
A riqueza da 1ª COMATER será oportunizar a participação da diversidade de grupos que integram a agricultura familiar, como:
camponeses/as, acampados/as, assentados/as da reforma agrária , povos de terreiro, pescadores/as artesanais, ribeirinhos/as, aquicultores/as, jovens e mulheres do campo, de representantes da sociedade civil organizada, que, que historicamente, não tinham espaços para propor políticas e diretrizes para uma ATER qualificada.

Aprofundar a ATER, agroecologia e alimentos saudáveis, é, hoje, uma demanda não só de todos os envolvidos diretamente no atendimento desse público, mas, também, da sociedade como um todo. Debater, construir consensos e propor caminhos concretos para a ATER é condição imprescindível para o êxito desta 2ª COMATER. E esse é o nosso desafio.

08H00 – CREDENCIAMENTO DOS PARTICIPANTES

08H30 – RECEPÇÃO DOS PARTICIPANTES E ENTREGA DO KIT CONFERÊNCIA

09H00 – SOLENIDADE DE ABERTURA

09H30 – Leitura e Aprovação do Regimento Interno da Conferência

10:00h as 10:30\10:30 as 11:00h
Parte III – Palestra Magna:

Palestra Magna sobre o tema “ATER, Agroecologia e Alimentos Saudáveis”, que será proferida por Lanns Alves Almeida

 2ª palestra também será será proferida por Lanns Alves Almeida “Sistema Nacional de ATER, fortalecimento institucional, reestruturação, gestão, financiamento e participação social”.

11:00h as 11:30

a 3ª palestra com o tema, “Formação e Construção de Conhecimentos na ATER e a Relação Água\floresta” que será proferida pelo professor Dan Erick Lobão (CEPLAC).
 
11:30 as 12:00-

4ª palestra com o tema, “Ater e Políticas Públicas para Agricultura Familiar” que será proferida pelo professor Marília Anunciação.

12:00h as 13:30h- Almoço no Assentamento Luanda para os assentados e os demais em suas residências

13:30 as 14:00h- Após o almoço, a quinta palestra será dos Eixos Transversais (Mulheres, Jovens e Povos de Comunidades Tradicionais), que será proferida de forma coletiva por Neide da Luanda e Clarissa Damasceno(debatendo mulheres), Uigue Souza(representando os povos e comunidades Tradicionais) e Rafael Batista(discutindo juventude rural).


14:00h as 15:30 – EIXOS DE DISCUSSÃO

Deverá ser feita a leitura de cada eixo e as salas correspondentes para que as pessoas escolham. Nesse momento será primado as problemáticas existentes em cada eixo e a elaboração das propostas nas três instâncias
* Na entrada de cada Eixo haverá uma lista de presença para assinatura dos participantes.

15H30 – PLENÁRIA FINAL

15:30 as 16:30– VOTAÇÃO DAS PROPOSTAS POR EIXO
Nesse momento serão lidas, discutidas e aprovadas pela plenária as propostas elaboradas nos eixos de discussão

16:30h as 17:00h – ELEIÇÃO DOS DELEGADOS E DO CONSELHO DE DESENVOLVIMENTO RURAL
Nesse momento serão eleitos 03 delegados e 03 suplentes para a etapa territorial da Conferência de ATER, bem como a eleição do Conselho de Desenvolvimento Rural com 06 membros titulares e 06 suplentes. 

PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAJUÍPE
SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE 
SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA