terça-feira, maio 04, 2010

VETE COMEMORA O DIA DO TRABALHADOR COM AMIGOS E FAMILIARES

                DE MAJOR A TEN. CORONEL EM ALTO ESTILO E MÉRITO

AABB de Itajuípe foi palco no Dia do Trabalhador de um dos eventos mais importantes da cidade, tratou-se da comemoração da promoção do ilustríssimo Roosewelt Salustiano Santos, Vete (como é popularmente conhecido por todos), foi promovido no final do mês de abril a Tenente-Coronel. A promoção se deu pelo critério de antiguidade, critério este legal, sem influencia política. A formação com cursos dentro da corporação militar foi fundamental, o mesmo
estava classificado como o segundo major mais antigo do Estado, critério primordial para elevar a patente do ilustre itajuipense, que nutre um carinho especial pela cidade que nasceu e mora. A prova disso foi a movimentação dos familiares, amigos, políticos de várias cidades e colegas da corporação, parabenizando-o durante todo o evento que teve a animação do mega trio elétrico Axé e Cia, apresentação das bandas: Tribal e Licor de Pitanga que culminou com uma levada elétrica na Praça Régis Pacheco. Em conversa para A TROMBETA, o Tenente-Coronel Vete disse ter um carinho enorme pelo povo de Itajuipe, embora algumas pessoas não pensam assim. Disse Vete: "Sempre estive ao lado do povo itajuipense, minha ascensão como tenente-coronel, é uma vitória do povo de Itajuipe, por isso, não poderia deixar de comemorar com o povo de minha terra". Vete recebeu também abraços de prefeitos, vereadores, secretários de várias cidades, do pré-candidato a Deputado Estadual Bruno Reis e do ex-Deputado Estadual, pré-candidato a Deputado Federal Jânio Natal. No meio de tantas homenagens, queima de fogos de artifícios, abraços, votos de felicitações, Vete falou com exclusividade para esta reportagem que a Segurança Pública na Bahia e no que diz respeito à Itajuipe a situação é delicada, mas, não se resolve somente com o policiamento, sim com todos os segmentos da sociedade, é fundamental a participação dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário na linha de frente, na elaboração de projetos educativos fortalecendo a educação e a família. Segundo Vete, por falta de estrutura na família a violência tem reflexo na juventude que exacerba a criminalidade. "Penso que Itajuipe deve refletir bastante nos próximos momentos políticos. O município estar estagnado. Necessitamos de mais dinamismo e uma administração mais eficaz em busca do desenvolvimento tão esperado pela nossa sofrida comunidade. – Lamentou. Perguntado por este informativo se tem pretensões políticas para 2012, o mesmo respondeu: O meu dia-a-dia sempre me chama a estar na política, tenho trinta anos como homem público com experiência administrativa, estou sim à disposição do povo da minha terra, me sinto hoje mais preparado e tenho certeza que tenho vontade e força política para mudar para melhor o destino desse povo que tenho um carinho especial.

domingo, maio 02, 2010

AFAI COMEMORA O 1º DE MAIO COM FESTA E FEIJOADA NO CLUBE KAMUÁ


 
Aconteceu neste sábado, 1º de maio na cidade de Itajuipe a III Feijoada da AFAI (Associação dos Filhos e Amigos de Itajuipe) no Clube Kamuá.
A deliciosa, suculenta feijoada ficou a critério do Chef de Cozinha, o popular Valmir Neres, proprietário do Neres Restaurante, na beira do lago de Itajuípe.
A Associação é promotora de eventos e viagens de amigos e tem associados e amigos em todo a Bahia e a Presidente da comissão de Itajuipe é Maria da Luz Pinto Leite.
Noel do Fórum é o representante de Uruçuca nesta associação que traz filhos e amigos ilustres de Itajuipe como: Demétrio Barra, Profa. Jequinha, Profa. Maria da Luz (Luzinha), Dr. Jair Fernandes, Dr. João Lucas(Dr. Jonga), Dr. Toninho Vinhaes e nomes conhecidos como o Professor Litinho.
Para Cícero Bathomarco Lemos filho de Itajuípe que reside em Salvador  há 60 anos a diferente das outras associações é que não há preocupação com festas, mas sim com programas  de Educação, Saúde e preocupação com o Meio Ambiente.
"A nossa associação é diferente e vamos dar exemplo, na área de saúde estamos hoje aqui com dois médicos conceituados, que são filhos de Itajuípe e residem em  Salvador e que estão aqui prestando atendimento a população carente da cidade sem ajuda dos poderes públicos.
Até o transporte e hospedagem são pagos pelos associados da AFAI. Dr. João Lucas é especialista em mastologia(Doenças da mama) e ontem atendeu cerca de 40 mulheres pobres .
Dr. Jair Fernandes é cardiologista do Hospital Santa Isabel em Salvador e ontem examinou cerca de 17 pessoas que tem problema graves de coração aqui na cidade.
João Lucas é filho do mais importante médico que passou na região Dr. Montival Lucas. Aqui estão profissionais da Medicina que dispensaram seus serviços em salvador e estão em Itajuipe prestando serviços".

Na Cultura do cacau Itajuipe chegou a ter 3 casas para exibição de filmes(cinema)  com a crise e a chegada da modernidade os cinemas fecharam e ficamos há mais de 35 anos sem este serviço,  muitas pessoas de Itajuipe nunca viram um filme numa tela grande   e a associação em convenio com o ministério da cultura montou o cine clube AFAI, onde todas as sextas feiras as 20:00hs.  são exibidos filmes gratuitamente de longa metragem priorizando a produção nacional.
Ainda na cultura a AFAI revitalizou o São João da cidade e hoje já está famoso com o Forró da Lona que já é tradição na região.
Projeto Leitura nas escolas da rede municipal com trabalho de contos de Histórias nas escolas com menor índice de leitura.
O projeto viagens deu um passo importante que dividiu o Estado em sete casas culturais e já conhecemos Cachoeira no recôncavo, Lençóis na Chapada Diamantina, Juazeiro no vale do São Francisco e Porto Seguro no sul da Bahia. Descobrimos gastronomia, cultura, folclore e tudo que há de bom para trazermos para Itajuipe a terra que tanto nós amamos.

 
FONTE: http://urucucanoticias.blogspot.com/
Texto e Fotos: jeandiasmacedo@hotmail.com