quinta-feira, setembro 01, 2011

DISCURSO DE PORTELA NA CÂMARA DE VEREADORES

Ver. Eduardo Portela
O nobre Vereador Portela na sessão de hoje (01/09/2011) no seu pronunciamento na tribuna da Câmara Muncipal de Itajuípe externou o seu repúdio com relação a Adminstração do Hospital Dr. Montival Lucas, que segundo o mesmo, nunca tem médicos plantonista nas segundas-feira naquele nosocômio. Ou seja, quem não tem condiçõs de ir para Itabuna para um atendimento emergencial tem que esperar até o outro dia para ser atendido, e isso não pode acontecer, o povo precisa de atendimento.
O edil queixou-se também da falta de iluminação pública na Passarela que liga o bairro Alto da Liberdade a Pitangueira, argumentou que por lá passam diversos usuários na parte da noite e ficam temeros de sofrerem algumas agressões e ou atentados.

COMENTÁRIO DE UM ITAJUIPENSE SOBRE A MATÉRIA FINADA ESCOLA DE COMÉRCIO

Prezado LUIZ CLÁUDIO :

Muito obrigado pelo envio do seu excelente e oportuno texto sobre a Escola de Comércio de Itajuípe.
Percebo que quase todo o patrimônio urbanístico e arquitetônico da nossa querida cidade foi construído no passado. Foram os valentes e idealistas homens do passado que, aproveitando a riqueza que brotou do cacau, dotaram a nossa estimada Itajuípe do melhor acervo que hoje ela possui. Eles sonharam com uma cidade bonita e mais humana. Deixaram-nos um legado precioso. Infelizmente, as últimas gerações não tiveram interesse, brio ou alma para honrar a herança recebida. Hoje, com pesar, olhamos para a igreja matriz e encontramos duas horrendas torres de telefonia mutilando um dos principais cartões-postais da cidade. O Cine Pirangy que foi um dos pulmões culturais da nossa terra foi transformado num supermercado. A velha estação de trem padece de uma ruína inadmissível. Há muito, Itajuípe não tem uma liderança efetiva. Há muito, Itajuípe não tem governantes criativos. E a incúria com os negócios públicos leva-nos ao fantasmagórico quadro em que se encontra a Escola de Comércio. Mais um espaço sagrado que morreu. No entorno da escola ainda se pode ouvir o réquiem para um cadáver insepulto. Nas proximidades das ruínas da escola ainda se pode ouvir questionamento do porquê do seu abandono. Melhor que derrubem as paredes do ex-templo do saber e transformem o espaço num jardim. Bem que poderia haver um movimento social para isto.

Um abraço, Cicero Bathomarco

quarta-feira, agosto 31, 2011

O TREVO DE ITAJUÍPE ENCONTRA-SE AS ESCURAS


Atenção pessoal responsável pela iluminação pública da Prefeitura de Itajuípe. Os motoristas, motociclistas e transeuntes da nossa cidade apelam pelo bom senso da Prefeitura no sentido de reparar a iluminação do Trevo da entrada da nossa cidade porque o mesmo está totalmente às escuras. Diariamente muitos usuários descritos acima utilizam, transitam por aquelas imediações e fica totalmente perigoso transitar por lá as escuras. Agradece a População.

terça-feira, agosto 30, 2011

A LOTERICA NUNCA TEM DINHEIRO AOS SÁBADOS

Lotérica de Itajuípe - ESPERANÇA LOTERIAS
Amigos itajuipenses infelizmente estamos convivendo com uma situação muito desconfortável e sem solução aparente. Aqui na nossa cidade infelizmente só temos uma única Casa Lotérica, por onde fazemos as nosssa apostas nos jogos de Loteria, Pagamentos de Boletos, Recebimentos de Bolsa Família, Benefícios do Governo Federal, Pagamento de Contas de Água do SAAE e até Saque de Dinheiro para quem tem Conta Corrente ou Poupança na Caixa Ecônomica. Porém o que vem ocasionando insatisfações e reclamações por parte dos usuários é o fato de justamente nos dias de sábado nunca ter dinheiro par saque. E como todos sabem é justamente o dia de sábado o dia de folga dos trabalhadores rurais e do pessoal que mora na zona rural e Distritos para vir a cidade para sacar dinheiro para fazerem as suas compras e pagar os seus compromissos. E NUNCA TEM DINHEIRO PARA SAQUE!
Qual o real mistério para não ter dinheiro para saques na Lotérica no dia de sábado? Falta de Segurança? Todo o dinheiro é depositado sempre às sextas-feira na agencia da Caixa em Itabuna?
FALTA DE PLANEJAMENTO - Qualquer que seja a situação elencada acima, há de se encontrar uma solução que não prejudique à população que necessita dos serviço de SAQUE na Loterica.

O BURACO DA FEIRA


Quem vai ao Centro de Abastecimento aos sábados comumente "fazer a feira", comprar verduras, carnes, farinha, frutas e temperos verdes, se depara com um buraco que já faz 1 ano e até agora a administração pública não providenciou tapar o perigoso buraco, ocasionado pela falta de manutenção, o cano de pvc que servia de bica, foi retirado (ou roubado talvez pelos vândalos) e toda a água que desce da cobertura da feira desce despejando um forte jato de água que ocasionou o grande buraco que pode ocasionar um acidente grave a um transeunte que ali vai fazer suas compras, no mínimo, poderá ocasionar a alguém uma fratura exposta da perna, caso venha sofrer uma queda, o que não é difícil ocorrer.
Atenção, Sr. Mario Cézar, responsável pela pasta de Obras, gentileza passar por lá e dá uma olhadinha e contactar com o pessoal que trabalha na área de construções e manutenção (Barracão) providenciar colocar um outra bica (cano pvc) de volta e fechar o perigoso buraco. A população agradece.

domingo, agosto 28, 2011

CONVITE PARA PARTICIPAR DA MOBILIZAÇÃO PRÓ-ITAJUÍPE

Representantes do PCdoB local e regional
Registramos aqui a recepção do CONVITE para participarmos da 1ª Reunião de Mobilizãção Pró-Itajuípe, que deverá acontecer no dia 01 de setembro de 2011 ás 19:00hs. nas dependências da Câmara de Vereadores de Itajuípe, foram convidados vários Presidentes de Partidos e Lideranças Políticas da cidade bem como representantes da imprensa, falada, escrita e os blogueiros. Cujo tema principal a ser abordado será: SUCESSÃO 2012, possibilidades ou não de União e\ou Composição em torno de um nome que venha a representar com força e conjuntura uma candidatura com musculatura para enfrentar e vencer as Eleições de 2012. Não poderia ser diferente, só foram convidados para participar da reunião os representantes de Partidos de oposição ao Governo Municipal.
A iniciativa foi do PCdoB (Partido Comunista do Brasil), na pessoa do seu Presidente Juvenil Rosa Ribeiro, popularmente conhecido como Baída.   

VEM AÍ A COMJUVE - CONFERENCIA MUNICIPAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS DA JUVENTUDE DE ITAJUÍPE


Prof. Luis Carlos - Diretor do Colégio Polivalente de Itajuípe

Vai ser realizada no dia 17 de setembro de 2011 a 1ª Conferencia Municipal de Políticas Públicas da Juventude de Itajuípe - COMJUVE, em consonância com a 2ª Conferencia Nacional de Juventude - Etapa Municipal, cujo tema geral será: JUVENTUDE DESENVOLVIMENTO E EFETIVAÇÃO DE DIREITOS. O evento deverá ocorrer no Colégio Polivalente de Itajuípe. Os participantes discutirão temas como direito ao Desenvolvimento Integral, ao território, à experimentação e qualidade de vida, à diversidade e a vida segura e direito à participação e elaborarão propostas que serão encaminhadas para a 2ª Conferencia Estadual de Políticas Públicas de Juventude da Bahia. 

VEREADOR ZEZINHO MANSUR DESABAFA E SOLTA O VERBO


Ver. Zezinho Mansur

Na Sessão de quinta-feira (25/08/2011) próxima passada o nobre edil Zezinho Mansur bateu pesado, recheado de argumentos, sobre ao descumprimento e desrespeito do Prefeito Marcos Dantas em relação a TAC (termo de Ajuste de Conduta) celebrado entre a Prefeitura e o Ministério público, sobre a questão da evacuação dos moradores da invasão do local denominado bairro do Sagrado Coração de Jesus, que alí por ser o local da nascente do lago, de proteção ambiental, segundo análises de técnicos, acompanhado do representante do Ministério público, o Exmo. Dr. Yuri Lopes, constatou-se que se trata de um local inadequado para erguer moradias devido a não possibilidade e permissividade de criação de esgotamento sanitário e fossas sépticas, devido a contaminação da água do sub-solo, local de baixo nível, onde originalmente era um brejo. Então foi celebrado o acordo entre Prefeitura e Ministério Público devido a uma solicitação e cobrança do Legislativo, que o Prefeito teria um prazo regulamentar para mover as famílias dali para um local seguro e digno de moradia. O acordo não foi cumprido pela prefeitura Municipal de Itajuípe.
A indignação do Ver. Zezinho Mansur é que ao invés do Prefeito Marcos Dantas entrar em contato com a Câmara de Vereadores e o Ministério Público para se esclarecer ou até mesmo solicitar (com argumentos convincentes) através do jurídico um relaxamento do prazo para conclusão efetiva da retirada das famílias e a recolocação das mesmas num local seguro e definitivo, ao contrário disso o Prefeito com desrespeito as famílias, ao Legislativo e ao Ministério Público foi oferecer como paliativo as famílias por lá assentadas um “KIT – BARRACO”. Perdoem-me a expressão, mas oferecer a uma família apenas: 20 telhas de Eternit, 1200 blocos, 10 sacos de cimento, 8 barras de vergalhão e 01 rolo de arame recozido, no mínimo é tripudiar da cara de quem mora por lá e tem suas dificuldades para construir sua casinha decentemente, é um desrespeito total. Já não bastasse a construção do tal do Condomínio Heraldo Rocha, lá no morro atrás do Centro de Abastecimento, que de "Rocha" não tem mais nada lá, se esfacelou, é possível que se enconte por lá bastante "pedras malditas".
Resumindo, não é interesse do município criar moradias dignas para a população carente do nosso município. Todas as cidades da nossa região cacaueira, inclusive as cidades com população baixo de 20 mil moradores foram agraciadas pelo Projeto do Governo Federal - Minha Casa, Minha Vida, com a aquisição do terreno e construção das casas padronizadas formando de forma regular e ordenada um novo bairro, com nova cara, dando dignidade a quem vai morar. Aqui em nossa cidade, conforme se sabe o tal Projeto Minha Casa Minha Vida (chegou? Aonde, Quem viu?) funciona de forma esquisita: convence o morador a abandonar a sua casa, alugar uma outra com promessa de a Prefeitura arcar com os aluguéis, destrói a moradia antiga com promessa de erqguer uma nova no prazo máximo de 90 dias e nada acontece conforme o prometido. Fica a família com a sua casa destruída, pagando aluguel numa casa alheia, entregue ao Deus Dará.

ESTAMOS DE OLHOS ABERTOS!


O povo de Itajuípe não pode e nem deve de longe querer que este cidadão por ora Prefeito faça sucessora nas próximas eleições de 2012, por que com certeza a sua provável candidata a tentar sucedê-lo (cruz, credo, o sangue de Cristo tem Poder!) vai querer seguir à risca a cartilha de governabilidade do Titio, Aí já viu né, mais 4 anos de descaso, começa e não termina e perseguições.