segunda-feira, fevereiro 16, 2009

O MUNICÍPIO DE ITAJUÍPE JA DISPÕE DE UM OUVIDOR?


Quem ousaria afirmar isso? Afinal o que é mesmo e pra que serve o ouvidor?

(...) Em linhas básicas, o ouvidor/ombudsman é definido como um representante do cidadão, zeloso de seus legítimos interesses junto às instituições públicas ou privadas nas quais atuam.

Segundo o artigo 9º da lei 10.924, de São Paulo, a primeira tarefa do ouvidor é analisar a procedência de uma manifestação do cidadão. A pessoa reclama, queixa-se, sugere ou denuncia e o primeiro papel do ouvidor é, com o olhar do reclamante, avaliar o atendimento prestado pela organização. A partir daí, abre expedientes administrativos para verificar a ocorrência e corrigi-la.

O conceito de ouvidoria, hoje, é uma ferramenta de consolidação da democracia. É um canal de participação do cidadão em relação às organizações. O ouvidor representa o cidadão junto à organização.

O ouvidor está dentro da organização para buscar racionalidade. Deve entender o olhar de quem usa o serviço, vendo a empresa pelo lado de fora. Tal racionalidade é levada para dentro da empresa. Aí entra a mágica e o grande diferencial da ouvidoria em relação às outras áreas que cuidam do atendimento: o seu papel é estratégico. Parte da racionalidade, leiga por natureza, e elabora internamente para conseguir interagir com a organização.

Internamente, o ouvidor deve obter todas as informações para responder ao cidadão com qualidade e clareza. Informar corretamente, encontrar o ponto de gargalo do problema e, se for necessário, orientar como a pessoa deve proceder caso o ouvidor não possa atender a sua solicitação, é fundamental. Às vezes as informações são reservadas e o ouvidor tem a obrigação de obedecer o sigilo dos dois lados e, assim, com as áreas competentes, deve elaborar a resposta correta para o cidadão e, sobretudo, buscar a solução, dentro da organização, para a sua questão. Por mais non sense ou ingênua que uma reclamação possa ser, ela sempre deve ser levada em consideração. Não raro, uma grande inovação pode estar por trás de uma reclamação, seja nos processos internos da organização, nas diferentes formas de apresentar o produto e/ou na própria qualidade do produto.
A pergunta que não se cala é: Porque um serviço desse tão essencial ao bom andamento no trato com a coisa pública não é amplamente divulgado pelo Exmo. Sr. Prefeito  e nem sequer comentada na Câmara Municipal de Itajuípe? Afinal, o cargo existe, a pessoa da confiança do Sr. Prefeito já foi nomeado para exercer a função (diga-se de passagem bem pago) e o ITA-SOM nem sequer colocou no ar uma propaganda falando aos quatro cantos da cidade de mais uma conquista da administração Marcos Dantas? Ficamos sem entender patavinas... É interesse do governo municipal que os cidadãos itajuipenses tenham acesso ao novo serviço oferecido pela administração pública ou não. Talvez o "homi" não queira ser incomodado com as queixas que deverão paracer e que serão muitas. Em tempo, faltou a administração divulgar também qual é mesmo o 0800 que qualquer cidadão poderá ligar e queixar-se ao ouvidor. ESTAMOS DE OLHOS E OUVIDOS ABERTOS!

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