sexta-feira, agosto 30, 2013

CÂMARA DE VEREADORES DE ITAJUÍPE PODE TER A MESA DIRETORA DISSOLVIDA.




Os dois Vereadores do PT na Câmara, Edmilson Borges e Gean Vasconcelos, após consulta jurídica, embasada e com aprofundamento em jurisprudência em outras localidades, resolveram dar entrada (27/08) na secretaria da Câmara Municipal em um REQUERIMENTO, que foi dado o recebido, porém não foi lido no expediente da Sessão Ordinária de ontem (29/08), que versa sobre o PEDIDO DE NULIDADE da ELEIÇÃO da MESA DIRETORA, bem como da FORMAÇÃO DAS COMISSÕES TÉCNICAS (atualmente, todos os Presidentes das Comissões Técnicas, são edis que elegeram o atual Presidente) a Eleição ocorreu no dia 01 de janeiro de 2013, que segundo os Consultores Jurídicos dos edis prejudicados, a Eleição e Composição da Mesa Diretora feriu os princípios de PROPORCIONALIDADE E RAZOABILIDADE REPRESENTATIVA PARTIDÁRIA, previsto na CF, no Parágrafo 1º e na Lei Orgânicas do Município de Itajuípe no Parágrafo 1º, do artigo 51 – Na Constituição da Mesa é assegurada tanto quanto possível a representação proporcional dos partidos ou blocos parlamentares que participem da Casa.
O Supremo Tribunal Federal, como veremos em breve, tende a confundir em seus julgados os princípios da proporcionalidade com o da razoabilidade admitindo-os como termos fungíveis. Em inúmeras decisões, sempre com o objetivo de afastar alguma conduta considerada arbitrária recorre-se a formula: "à luz do princípio da proporcionalidade ou da razoabilidade", o ato deve ser considerado inconstitucional.

 A medida promete dar “pano” não só pra “manga” como para o terno inteiro. O documento causou um alvoroço nos bastidores da Câmara, isso dá uma reviravolta de 360graus na administração da Casa Legislativa e nos interesses políticos da atual Mesa Diretora.
O que conforta os dois edis do PT (Edmilson e Gean) é terem a certeza de que já existem jurisprudência do assunto e todos os casos foram ANULADOS as Eleições das MESAS DIRETORAS e feito Nova Eleição à temporária para a correção da medida arbitrária. Agora, os edis do PT estão confortavelmente numa situação em que hoje são maioria, pois a bancada governista hoje conta com 6 votos fiéis e seguros e não mais como foi na ocasião, com apenas 5 votos. 




VEREADORES DA BASE ALIADA DO GOVERNO: Edmilson Borges, Gean Vasconcelos, Pádua da FM, Antônio Lopes, Taffarel e Zé do Lactário



Nenhum comentário: