quarta-feira, janeiro 26, 2011

PROJETO MEMORIAL ADONIAS FILHO

A Associação Brasileira de Apoio aos Recursos Ambientais – Abará realizou, no dia 12 de janeiro de 2011, uma reunião com o Prefeito de Itajuípe, Marcos Dantas e parte do seu secretariado para, dentre outros assuntos, tratar dos encaminhamentos das atividades do Projeto Memorial Adonias Filho. A iniciativa visa recuperar o acervo do escritor e adequar o local onde deve ficar exposto para visitação pública. Na ocasião, a Supervisora Técnica do Projeto, Silmara Oliveira fez a entrega formal do Relatório Parcial das atividades à Secretaria de Educação, Cultura, Esportes e Lazer, Márcia Lima.


É louvável, significativo e muito interessante a iniciativa da ONG Abará no sentido da elaboração deste projeto que visa dentro outras coisas a preservação do Patrimônio Cultural do Memorial Adonias Filho, há muito esquecido. Adonias Filho, escritor, cacauilcultor, representante literário itajuipense, ex-membro da Academia Brasileira de Letras realmente merece um memorial a altura. Porém há de se ressaltar que medida como essa de grande impacto cultural será concretizada graças ao empenho da ONG Abará, porque se depender da iniciativa da Prefeitura Municipal de Itajuípe, da administração que auto se intitula Governo da Participação e Cidadania, que até hoje ninguém entendeu a que se refere essa tal de “participação e cidadania”, não preserva nada. É só olhar nos quatro cantos da cidade e comprovar o quadro de abandono e descaso. O Alcaide é um bom destruidor, como diz o companheiro Erê do jornal A TROMBETA, o governo TPM (Tudo Pela Metade), vamos aos fatos:

1 - Quadra Municipal de esportes, onde o Prefeito Marcos Dantas alardeou pela imprensa jabazeira das rádios de Itabuna, que seria totalmente reformada e construída no mesmo local um centro cultural totalmente climatizado. De novo apenas a placa caríssima que ele mandou colocar antes mesmo de concluir a obra.

2 – Jardim Badaró (Pça Agostinho de Santana) as obras iniciaram no mês de junho de 2010, até o momento sem conclusão, sem estética, sem uma arquitetura harmônica, feita na base de material reciclável, todo o projeto foi feito pelo arquiteto Marcos Dantas.

3 – Passeio do cais no centro da cidade, inconcluso, no trecho que segue pela rua onde existia o restaurante de Walmir Neres até a casa onde morou o Dr. Waldemar, não foi concluído.

4 – Antiga Praça da Feira, bem no centro da cidade, continua do mesmo jeito, com a ocupação de barracas velhas e de quebra usada como quadra improvisada para babas da molecada.

5 – Construção da Creche e Campo de Futebol do Bairro Novo. Nenhuma pedra assentada. Nem tico e nem taco. Ninguém fala mais nada sobre o assunto.

6 – Construção da sede onde seria o Posto de Atendimento do INSS, próximo ao colégio Polivalente, no local apenas foram colocadas algumas caçambas de cascalho. Nenhuma pedra assentada.

7 – Matadouro Municipal, até o momento somente escombros no local.

8 – Centro de Abastecimento, um total abandono e falta de estrutura para os comerciantes de carnes e pessoal da agricultura familiar.

E agora? a administração municipal vem se interessar pela preservação do Memorial de Adonias Filho?

Se Itajuípe hoje efetivamente dispõe de um espaço cultural funcionando com regularidade, os louros vão para a AFAI na pessoa da Profa. Luzinha e pelo seu esposo o Agrônomo Itatelino Leite. Que mantém o Casarão de portas abertas. O Prefeito Marcos Dantas por pequenez politica nunca subiu aquela escada do casarão, onde funciona nos finais de semana uma sala de cinema.

A Fundação Lourdes Lucas há mais de 6 anos funciona na sua sede um espaço social de ajuda aos não favorecidos pelo poder público, lá funciona: curso gratuito de informática, curso de artesanato, atendimentos médicos gratuitos. Funcionando gratuitamente graças ao empenho da família Lucas, Dr. Jonga, Edmon, Lali e outros irmãos. Parabéns família Lucas!

Na verdade, o governo pongueiro MD apenas vai pegar carona do grande projeto da ONG Abará a quem eu tiro o meu chapéu pela iniciativa do irmãozinho Marcos Luedy, companheiro fraterno. Parabéns Marcos Luedy!

Nenhum comentário: