Orlando Filho, Ex-Prefeito de Buerarema, dono da Macuco Transportes |
O Ministério Público Federal (MPF) em Ilhéus acionou na terça (2) o ex-prefeito de Buerarema, Orlando Filho (PSDB), devido a diversas irregularidades em licitações do transporte escolar em 2007 e 2008. Além de Orlando, foram acionadas as empresas Nunes Locadora de Veículos, Mota Locadora e Matos Locadora e dois sócios de cada uma delas.
De acordo com o procurador da República, Eduardo El Hage, foram detectadas irregularidades como “montagem de processos e simulação de competição com verbas federais” do Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar (Pnate), “além de subcontratação irregular de empresa”.
O procurador fundamentou a ação contra Orlando Filho em cima da auditoria da
Controladoria Geral da União (CGU). As licitações irregulares movimentaram R$ 416.900,00, com recursos do Fundeb e do Pnate.
A licitação teve valores “deliberadamente estimados com o propósito de se enquadrarem no limite estabelecido legalmente para a modalidade carta convite”, para facilitar a trambicagem com as empresas amigas.
E a trambicagem de Orlando Filho, segundo o procurador da República, deixou rastros: “as firmas foram constituídas em um período idêntico e registradas com as mesmas testemunhas no mesmo cartório. Também são iguais as testemunhas que assinaram os contratos sociais das três empresas”.
Por trás da Nunes Locadora estava a Macuco Transportes Ltda, apontada pelo procurador como sendo do esposo da então secretária de Educação de Buerarema. O MPF está requerendo a suspensão dos direitos políticos de Orlando Filho e ressarcimento dos mais de R$ 400 mil na licitação viciada, além de vetar que tanto Orlando como os sócios das empresas envolvidas não possam vender produtos ou serviços para a administração pública.
NOTA DO BLOG: Caros amigos internautas, somente para "clarear as idéias" de voces, trouxe à tona esta matéria que extraí do blog pimenta.blog.br, porque no discorrer da nota, a mesma traz denúncias do Ministério Público Federal contra o Sr. Orlando Filho, ex-Prefeito de Buerarema, amigo do Prefeito Marcos Dantas, que desta amizade surgiu a contratação da empresa MACUCO TRANSPORTES do supra-mencionado ex-prefeito que é contratada pela Prefeitura Municipal de Itajuípe, confome relata o Parecer do TCM que REJEITOU as Contas Públicas de Marcos Dantas referente a gestão de 2009. Perguntamos aos nosso queridos amigos internautas que acessam frequentemente o nosso Blog, Por que essa inclinação repetitiva do Prefeito Marcos Dantas em ter fascínio de contratar sempre o que é "ecologicamente incorreto"? Foi assim também com a aquisição de gêneros alimentícios da empresa do Sr. Edvan Ribeiro de Camacan, preso por suspeita de receptação de cargas roubadas, Contratação de uma empresa laranja que funciona numa bomboniere na Pitangueira, etc., etc. Pelo andar da carruagem só restará uma alternativa a Câmara de Vereadores, iniciar e concluir a mesma "empreitada" que fizeram com Dr. Paulo Martinho. CPI IMEDIATA!
Nenhum comentário:
Postar um comentário