“Uma data histórica para o município”. Com esta frase, o prefeito Marcos Dantas definiu a importância da inauguração do Memorial Adonias Filho, ocorrida na noite de ontem, três de agosto de 2011, em Itajuípe, com a presença de aproximadamente 300 pessoas. Estiveram presentes no evento diversas autoridades, dentre elas a representante da Diretoria de Museus – Dimus, do Governo do Estado da Bahia, Gilka Sant’anna, o presidente da Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste da Bahia – Amurc, Claudio Dourado, o presidente da Câmara de Vereadores de Itajuípe, Edmilson Borges, a Assessora do Território Litoral Sul da Bahia, Marcela Indira e os representantes das duas Academias de Letras de Itabuna, Washington Cerqueira e Ciro de Matos. Vários secretários municipais também compareceram, destacando-se a Secretária de Educação e Cultura, Márcia Lima e o Gerente de Cultura Leandro Junquilho.
A abertura do evento aconteceu na Praça Adonias Filho, às 18h, local onde o escritor tem um busto em bronze, numa homenagem em vida, feita em 1985. Com a condução do mestre de cerimônia Ramiro Aquino foram executados os hinos do Brasil e da Bahia e, em seguida, ofertado um buquê de flores – pelas mãos de Delza Farias, prima de Adonias – que foi colocado na base do monumento. A fanfarra municipal, coordenada pelo professor Adilson, executou duas músicas e, posteriormente, conduziu o cortejo até a rua Firmino Elói, para a cerimônia de inauguração.
O escritor Ciro de Matos que também veio representando a Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania – FICC fez a palestra de abertura exaltando, além das qualidades literárias de Adonias Filho, o seu perfil como ser humano: “ele era atencioso, de gestos mansos, fala serena e cordial. Certa vez me disse que a criatura humana era o seu pedaço de chão, de raízes que cada um carrega para onde for, gente, linguagem, imagens, sensações, lembranças, bichos, saudade”.
A Supervisora do Memorial, Silmara Santos Oliveira agradeceu a participação de todas as instituições e pessoas que ajudaram a construir o Memorial ressaltando o porquê da importância da sua literatura. “Sem dúvida, foi sua formação como homem, introspectivo e atento à condição humana, pois a leitura de seus livros não permite que o leitor saia o mesmo do envolvimento pela trama e pelo misto de tragédia, fatalidade, da voragem do homem pelos seus sentimentos mais profundos. É como ler uma tragédia grega, não se pode sair o mesmo indivíduo. É na base do sofrimento e angústia que o leitor passa a reconhecer a si e a seus pares, sendo estimulado a sentir a compaixão pela criatura humana. E é exatamente isso que faz Adonias Filho ser por excelência, um autor universal, sua característica mais intrínseca”, finalizou.
Segundo Gilka Sant’Anna, “a Dimus assumirá compromisso de ajudar na ampliação do atual espaço, incentivando a recuperação do complexo da Antiga Estação Ferroviária, cujo projeto encaminhará ao Ministério da Cultura com o objetivo de ser a sede definitiva do Memorial Adonias Filho. A meta será ampliar, desse modo, a sua função de fomentar a cultura em toda esta região tornando-se uma Casa de Cultura das mais importantes da Bahia”.
Realizado pela Associação Brasileira de Apoio aos Recursos Ambientais – Abará em parceria com a Prefeitura Municipal de Itajuípe o Memorial Adonias Filho é produto de um convênio entre a Abará e o Governo do Estado da Bahia, por intermédio das Secretarias de Cultura e da Fazenda – Fundo de Cultura da Bahia e Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia – IPAC, atendendo ao Edital 01/2009 – Preservação, Dinamização e Difusão dos Acervos pertencentes a instituições museais privadas e comunitárias no Estado da Bahia.
O Memorial Adonias Filho é um espaço de difusão e revitalização da obra do escritor itajuipense, de seus bens patrimoniais materiais e imateriais e da memória local e regional veiculada em seus textos. Ali também serão desenvolvidas ações culturais que promovam o conhecimento e o lazer para os munícipes, visitantes e pesquisadores. Mantido pela Prefeitura Municipal de Itajuípe, disporá de três funcionários atendendo nos dois turnos, de segunda a sexta-feira. Regionalmente atenderá à demanda de visitantes e pesquisadores das cidades circunvizinhas, além de disponibilizar informações de eventos no site www.adoniasfilho.com.br
O espaço do Memorial também será utilizado para pequenas palestras e cursos ligados às políticas públicas culturais do município, integradas às diretrizes do Território de Cidadania Litoral Sul da Bahia, onde está inserido.
Ascom-Abará. Fone: 73 99296150
Nenhum comentário:
Postar um comentário