segunda-feira, dezembro 12, 2016

ITAJUÍPE: 64 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICO-ADMINISTRATIVA.




Foi nesta manhã de 12 de dezembro de 2016, foi celebrada uma missa em ação de graças, as 07:00hs., na Igreja Matriz do Sagrado Coração de Jesus, realizada pelo padre Edson, pela passagem do aniversário da nossa cidade, que hoje completa 64 anos de emancipação político-administrativa.




Em seguida, foi feito o hasteamento das bandeiras, bem como a execução dos hinos nacional e do município. Estiveram presentes várias autoridades, bem como alguns Vereadores, Secretários de Governo, o Procurador do Município, Coordenadores Pedagógicos e Diretoras das Unidades de Ensino do Município, Servidores da Prefeitura Municipal e alguns munícipes.

Representando a Prefeita Gilka Badaró e o Vice-Prefeito Antônio Jorge, o Secretário de Administração e Finanças Marcos Luedy, foi o responsável pelo pronunciamento oficial do Poder Executivo, onde o mesmo fez uma retrospectiva das dificuldades encontradas pelos nossos emancipadores, lutando contra os interesses dos políticos de Ilhéus, que não queriam libertar Itajuípe, que era um promissor Distrito de Ilhéus, que se chamava Pirangy. 

Em 1952 o então Governador da Bahia, Régis Pacheco, resolveu interceder junto a uma Comissão de nobres políticos, alguns deles maçons que foram a capital do Estado em audiência com o Governador receber a sua “Carta de Alforria”.
  
“Quero externar minha alegria, minha gratidão a Deus e minha satisfação pelos 64 anos de emancipação político-administrativa da minha querida cidade de Itajuípe. Sinto-me honrada em fazer parte dessa história.

Parabéns Itajuípe! Parabéns para o povo de Itajuípe, que não esquece os ideais da luta da independência e que, dia a dia, trabalha com firmeza e perseverança em busca de um futuro cada vez melhor”. Prefeita Gilka Borges Badaró

Nenhum comentário: