terça-feira, maio 14, 2013

ATACI Associação do Transporte Alternativo e Complementar de Itajuípe - Reliza o 1º FECHAMENTO DA BR101

FECHAMENTO DA BR101 - TREVO DE ITAJUÍPE
Numa mobilização orquestrada pela Federação das Cooperativas do Transporte Complementar da Bahia, juntamente com a cooperativas: COOPTRALSULBA, COOTAJI, CONTRAIB, COOPTRANSASTE, a Associação dos Combeiros de Itajuípe, Companheiros que fazem o transporte alternativo nas cidades de: Itapitanga, Coaraci, Almadina, Ubaitaba, Aurelino Leal, Buerarema, Ibicarai, São José da Vitória, Ilhéus, a ATACI (Associação do Transporte Alternativo e Complementar de Itajuípe) realizou o 1º FECHAMENTO DA BR101, no trevo que liga Itajuípe a BR101. A paralização durou aproximadamente 2h:30min, ocasionando uma fila imensa de veículos nos sentidos - Itabuna X Salvador.
Esteve presente durante todo o evento diversas viaturas da PM - TOR, Patrulha Rodoviaria Federal e Estadual, Polícia Civil. Os representantes das Policias Federais e Estaduais nos procurarm para justificarmos os motivos da paralização, que foram expostos a contento e em seguida estabelecermos democraticamente as regras do processo de paralização até o cumprimento da hora estabelecida. 

Luiz Claudio - Pres. da COOPTRALSULBA e o Repórter Caetano (WNS)
Aproveito o momento para agradecer as polícias: federais, militares e civis pelo respeito ao nosso movimento. Graças a Deus tudo ocorreu dentro de um clima de paz e respeito, sem registrar nenhum evento de violencia, truculencia ou abuso de poder.
Agradecer também a cobertura da imprensa que deu total cobertura a paralização da BR101. A TV Cabrália, TV Santa Cruz, Webnewssul, 104,9FM, Rádio Jornal.
Vereadores de Itajuípe apoiaram o evento da ATACI - Cooptralsulba
Não poderia deixar de parabenizar aos Vereadores presentes que apoiaram o evento incondicionalmente, inclusive fazendo uso da palavra, os edís: Edmilson, Ivan Júnior, Léo da Capoeira, Antonio Lopes, Zé do Lactário, João Magalhães, Pádua e Taffarel. Lamentamos pelas ausencias dos outros 3 edis: Portela - (Presidente da Câmara), Gean Vasconcelos e Raimundo da AABB.
Dr. João Paulo e Caetano - Diretor do site Webnewssul
Agradecer a Prefeita Gilka Badaró, que embora não tenha estado presente ao evento, por compromissos assumidos anterioremente, mas disponibilizou o advogado e Defensor Público Dr. João Paulo para que nos acompanhasse no que fosse necessário e contribuiu com ajuda de custo no brilhantismo do nosso evento.
Simpatizantes e usuários do Transporte Complementar se fizeram presente a paralização para homologar apoio a nossa luta. Nosso imenso carinho.
"Atingimos o nosso objetivo, levamos ao conhecimento de todas as autoridades presentes, o descaso com que a AGERBA e o Governo do Estado vem tratando o nosso transporte. Um profundo desrespeito a Lei 11.378/2009 que institui o transporte complementar e que até o momento não foi regulamentado". desabafou Peugeot - Presidente da Federação do Transporte Complementar da Bahia.



2 comentários:

NEIDE SILVA disse...

Muito boa iniciativa. Temos mais que apoiar esse manifesto em benfeitoria de pessoas que querem trabalhar e buscam meios para que isso aconteça
.

josé carlos ngao disse...

OS ÓRFÃOS DE PIRANGI
A cidade de Itajuípe localizada no Território Litoral Sul da Bahia, zona central da região cacaueira com uma área de pouco mais de 300 quilômetros quadrados com uma posição caracterizada pelas coordenadas geográficas l 4º28’52” de latitude S e 39 º08’25” de longitude W de Gr. Com uma altitude de 82 metros, e que teve o seu auge econômico na economia primaria do cacau até o advento da vassoura de bruxa, que levou a falência a maioria dos fazendeiros que por aqui vivia, deixando a grande maioria da sua população, formada por trabalhadores rurais, em situação de penúria.
Nesta situação que ficou o município ocorre um grande êxodo da sua população – muitos sem qualificação profissional, para os grandes centros do país.
Os que aqui ficaram muito pouco tinham o que fazer a não ser os serviços domésticos com salários baixos ou no comércio pouco desenvolvidos, levando muita das vezes a buscarem outras saídas nas cidades vizinhas de Ilhéus e Itabuna, situação essa que perdura até os dias de hoje.
Se obsevarmos com mais carinhos a esta realidade, veremos que a maioria da população produtiva da cidade dirige-se todos os dias para a cidade de Itabuna para exercer a sua função laboral, pois o município não oferece as mínimas condições de mercado de trabalho para a sua população, paralelo a isso os estudantes de nível superior, os de nível médio e até estudantes do ensino fundamental.
Dos gestores que por aqui passaram pouco fizeram para mudar essa situação, todos reclamavam dos seus antecessores dizendo que tinha deixado muitas dividas para o seu mandato, essas histórias já não nos diz mais nada. Queremos é ação, qualificação da sua população, desenvolvimento para gestão de empregos. Não estou esquecendo da fabrica da Penalty, mas ainda não é a solução, sem esquecer que a mesma tem funcionários não só de Itajuípe, mas de Coaraci, Uruçuca, e até de Itabuna, pois a população de Itajuípe não foi qualificada o suficiente para assumir as diversas funções necessárias a empresa.
Essa história toda vem em função ao descaso em que a população de trabalhadores que tem que sair de sua cidade todos os dias para trabalhar na cidade de Itabuna e aplicar o seu salário na sua cidade natal não fique a amargar em pontos de ônibus a mercê de um empresa que não oferece um serviço de qualidade a esses trabalhadores e estudantes que busca uma educação melhor, por não encontrar no seu município.
Com não podemos deixar de fora a questão política, pois a política está no nosso dia a dia, pois tudo é uma questão política, o valor da passagem de ônibus é uma questão política, o valor do quilo de farinha é uma questão política, a falta de trabalho na cidade também é uma questão política.
Por ser uma questão política quero informar que já se passaram de 134 dias da nova gestão e queremos uma solução para está situação em que nos encontramos diante do transporte publico semi urbano que serve a nossa cidade. Não podemos ficar refém desta empresa , ROTA, que não oferece um bom serviço aos trabalhadores de Itajuípe, não é justo ficarmos no ponto esperando um ônibus marcado para um horário e o mesmo não aparece, está na hora dos gestores públicos dessa cidade tomar uma providencia mais dura neste sentido, pois é função deles dar uma qualidade de vida melhor a sua população, foi para isso que o elegemos, 134 dias já é muito tempo. Não quero uma mãe. Quero gestão. Chega de imobilismo, se faz necessário que a gestão publica procure outras empresas e proceda licitação para fazer o transporte dos trabalhadores e estudantes da cidade.
Acorda Itajuípe.